Conheça os pilotos da Copa Grande Prêmio Speedland de Kart: Thiago Mendes

Thiago é engenheiro civil e chegou a ter dúvidas se deveria participar da Copa GP. Mas, quando viu que pode conquistar um teste em Interlagos com um F-Inter, confirmou sua participação

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

GRANDE PRÊMIO segue apresentando os pilotos que correrão a primeira etapa da Copa Grande Prêmio Speedland de Kart, que acontecerá no dia 5 de agosto, em São Paulo.

Aquela que vai se tornar a maior competição entre kartistas amadores do país terá cinco etapas neste ano (as inscrições seguem abertas até 29 de julho para a etapa inicial) – uma por mês – e consiste de um sistema simples, em que os kartistas vão ser divididos em três categorias conforme seu peso, sendo que os três melhores colocados das quatro primeiras etapas vão disputar a final, além dos oito melhores da pontuação acumulada neste período, em 2 de dezembro. 

Thiago Mendes sairá de Natal (RN) para correr na categoria Leves e deseja conquistar, ao menos, um lugar no pódio. Sua principal motivação para a Copa? Conseguir testar um F-Inter, um dos prêmios.


 

Por que resolveu participar da Copa Grande Prêmio Speedland de Kart?
O formato da competição já havia me atraído quando a Copa foi lançada, mas o fato de eu morar atualmente bem longe, aumentando bastante os custos da brincadeira, pesou na hora de decidir. Só que quando anunciaram o prêmio das 10 voltas em um Fórmula Inter em Interlagos para o vencedor da etapa, ficou mais fácil decidir.

Qual seu objetivo na Copa?
Bem, não sei exatamente quais as minhas chances reais de vitória, pois não conheço o nível da concorrência, no entanto meu objetivo é conseguir uma vitória ou pelo menos um segundo ou terceiro lugar. Imagino que não vai ser nada fácil, um baita desafio, mas vou buscar me divertir e ao mesmo tempo lutar bastante pra conseguir vencer.

Fez alguma preparação para disputar a Copa?
Por enquanto, muito pouca. Aqui em Natal não tem kartódromo. Inaugurou bem recentemente um kart indoor, mas com karts 7 hp e um traçado bastante travado. Não dá pra construir muito parâmetro para treino para o Speedland. Corri algumas vezes recentemente em João Pessoa (lá tem duas pistas, uma em estacionamento de shopping e uma no kartódromo internacional Paladino) Já corri uma vez no Speedland em 2015. Conheço um dos traçados. Gostei bastante da pista, muito técnica e longa.

Já disputou campeonatos amadores de kart?
Já sim. Disputei duas vezes a Copa Brasil de Kart Indoor (Volta Redonda (RJ), em 2011 e 2012, se não me falha a memória.

Quais são seu pilotos preferidos/referências no automobilismo?
Bom, já tenho 34 anos e desde os 10 a 12 anos eu adoro automobilismo. O Senna sem dúvida é a minha maior referência e inspiração, mas eu assisti por muito tempo as corridas do Schumacher na televisão, o que também me gerou admiração e inspiração. Quando o Rubinho Barrichello estava em seu auge, nos tempos de Ferrari, eu cheguei a torcer bastante para ele (mesmo me frustrando muitas vezes por isso…). Tenho uma admiração especial pelo Rubens pelo respeito profundo que ele tem pelo Ayrton e pela garra e entrega emocional que ele aplica nas competições automobilísticas. Atualmente admiro bastante os pilotos da Red Bull da F1, em especial o Daniel Ricciardo, pelo seu talento e por sua abordagem bastante positiva e relaxada.

Qual sua categoria preferida no automobilismo?
Ah essa é bem fácil. F1 desde sempre. Até me divirto assistindo corridas de kart e de Fórmula Indy, mas as demais não me atraem muito, nem sequer a Stock Car. Gosto do monopostos superpotentes e barulhentos.

Pilota desde que idade?
Minha primeira corrida de kart indoor foi aos 13 anos de idade, em 1996.

Se for campeão, como vai comemorar?
Bom, a ideia inicial é participar da primeira etapa. Para ser franco não tenho pretensões de disputar o campeonato inteiro.Pporém, nunca se sabe. Em 2011 me surpreendi bastante com a organização e a energia do evento da Copa Brasil e com o nível altíssimo dos pilotos, o que me fez voltar no ano seguinte. Então, disputar as demais etapas desse ano vai depender do meu resultado e satisfação na primeira etapa, sem dúvida, devido aos altos custos de transporte aéreo e hospedagem que essas viagens geram. Só sei que se eu ganhar a primeira etapa já vai valer como um campeonato para mim, pelo sonho de pilotar um Fórmula que tenho desde criança. Se eu vier a disputar as demais e for campeão vou comemorar com uns amigos do Rio de Janeiro que certamente estão torcendo bastante por mim.

CASO VÁ BEM EM TESTE, KUBICA DEVE VIRAR TITULAR DA RENAULT JÁ A PARTIR DO GP DA BÉLGICA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.