Di Grassi e Jarvis se tocam em disputa pela liderança. Briga pela vitória segue aberta a 5h do fim
No fim da sétima hora, a liderança está nas mãos de Benoît Tréluyer, que tem 8s de vantagem para Tom Kristensen. Bruno Senna cumpriu seu turno no carro da Aston Martin
Sete horas se passaram, mas ainda é impossível apontar qual dos dois carros da Audi sairá vitorioso das 12 Horas de Sebring de 2013. Restando cinco horas de disputa, ambos os carros já tiveram problemas, se tocaram e trocaram ultrapassagens. Após 200 voltas, apenas 11s separam Benoît Tréluyer, o líder de momento, de Tom Kristensen, o segundo.
Esse equilíbrio entre os dois protótipos alemães resultou em uma emocionante briga pela liderança da corrida, que atingiu seu ápice quando Oliver Jarvis e Lucas Di Grassi estavam na pista. Os dois inclusive chegaram a se tocar, o que, certamente, assustou todo o Team Joest.
Relacionadas
“Nós dois estávamos lado a lado, mas eu não o vi, por isso fechei a porta daquele jeito. Mas o importante é que os carros continuaram inteiros e isso não trouxe problemas”, explicou Jarvis ao Grande Prêmio.
Di Grassi pilotou por duas horas antes de entregar o carro para Kristensen, que passou a dividir a pista com o Tréluyer. Neste período, a Audi aproveitou uma parada nos boxes do #1 para fazer reparos em seu assoalho. Ambos os trios entraram nove vezes nos boxes, com uma diferença: o #2 fez apenas oito pit-stops e cumpriu um stop-and-hold de 60 segundos.
Nesse último intervalo de três horas, Bruno Senna enfim entrou na pista no carro da Aston Martin. O brasileiro pilotou por pouco menos de duas horas na tentativa de fazer seu time recuperar terreno, mas a corrida ficou comprometida logo no início por conta de um problema no radiador. O trio, que no momento é representado por Darren Turner, ocupa a nona posição na classificação da categoria GT. O primeiro lugar é do Corvette de Richard Westbrook.
Antes bem na fita da LMPC, a RSR de Bruno Junqueira caiu bastante após um problema mecânico que deixou o time com dois pit-stops a mais que seus concorrentes. Duncan Ende, terceiro piloto a entrar em cena no carro #13, está em quinto lugar na categoria, uma volta atrás do líder Kyle Marcelli.
Na LMP2, o duelo pela vitória envolve dois protótipos da Level 5, sendo que Marino Franchitti é o melhor após sete horas. Scott Tucker é o segundo colocado. Eles têm três voltas de vantagem para Éric Lux.
Por fim, a GTC, que está vendo muitas mudanças na primeira posição, tem no momento Jon Fogarty como o mais bem classificado. Ele fez um pit-stop a menos que o segundo, Alexandre Imperatori.
ALMS, 12 Horas de Sebring, parcial, sétima hora:
1 |
Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER Oliver JARVIS |
P1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
211 voltas | |
2 |
Lucas DI GRASSI Tom KRISTENSEN Allan McNISH |
P1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+11.3 | |
3 |
Nicolas PROST Nick HEIDFELD Neel JANI |
P1 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+3 voltas | |
4 |
Klaus GRAF Lucas LUHR Romain DUMAS |
P1 |
Pickett HPD ARX-03c Honda |
+3 voltas | |
5 |
Mathias BECHE Congfu "Frankie" CHENG Andrea BELICCHI |
P1 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+5 voltas | |
6 |
Scott TUCKER Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
P2 |
Level 5 HPD ARX-03b Honda |
+10 voltas | |
7 |
Scott TUCKER Ryan HUNTER-REAY Simon PAGENAUD |
P2 |
Level 5 HPD ARX-03b Honda |
+11 voltas | |
8 |
Tom KIMBER-SMITH Christian ZUGEL Eric LUX |
P2 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+14 voltas | |
9 |
Kyle MARCELLI Chris CUMMING Stefan JOHANSSON |
PC |
BAR1 Oreca FLM09 Oreca |
+16 voltas | |
10 |
David CHENG Mike GUASCH David OSTELLA |
PC |
PR1 Mathiasen Oreca FLM09 Oreca |
+17 voltas | |
11 |
Tristan NUNEZ Charlie SHEARS David HEINEMEIER HANSSON |
PC |
Performance Tech Oreca FLM09 Oreca |
+17 voltas | |
12 |
Jonathan BENNETT Colin BRAUN Mike WILKINS |
PC |
CORE Oreca FLM09 Oreca |
+17 voltas | |
13 |
Oliver GAVIN Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
GT |
Corvette Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
+17 voltas | |
14 |
Ryan DALZIEL Dominik FARNBACHER Marc GROSSENS |
GT |
SRT SRT Viper GTS-R |
+17 voltas | |
15 |
Gianmaria BRUNI Olivier BERETTA Matteo MALUCELLI |
GT |
Risi Ferrari F458 Italia |
+17 voltas | |
16 |
Bill AUBERLEN Maxime MARTIN Jörg MÜLLER |
GT |
BMW Team RLL BMW Z4 GTE |
+17 voltas | |
17 |
Bruno JUNQUEIRA Alex POPOW Duncan ENDE |
PC |
RSR Oreca FLM09 Oreca |
+17 voltas | |
18 |
Dirk MÜLLER Joey HAND John EDWARDS |
GT |
BMW Team RLL BMW Z4 GTE |
+18 voltas | |
19 |
Wolf HENZLER Bryan SELLERS Nick TANDY |
GT |
Falken Tire Porsche 911 GT3 RSR |
+18 voltas | |
20 |
Ed BROWN Johannes van OVERBEEK Anthony LAZZARO |
P2 |
Extreme Speed HPD ARX-03b Honda |
+19 voltas | |
21 |
Bryce MILLER Marco HOLZER Richard LIETZ |
GT |
Paul Miller Porsche 911 GT3 RSR |
+20 voltas | |
22 |
Tomy DRISSY Rusty MITCHELL Chapman DUCOTE |
PC |
BAR1 Oreca FLM09 Oreca |
+20 voltas | |
23 |
Bill SWEEDLER Townsend BELL Leh KEEN |
GT |
West/AJR Ferrari F458 Italia |
+21 voltas | |
24 |
Mike HEDLUND Jan HEYLEN Jon FOGARTY |
GTC |
JDX Porsche 911 GT3 Cup |
+28 voltas | |
25 |
Pierre EHRET Alexander IMPERATORI Brett SANDBERG |
GTC |
Flying Lizard Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas | |
26 |
Henrique CISNEROS Marco SEEFRIED Sean EDWARDS |
GTC |
NGT Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas | |
27 |
Bem KEATING Damien FAULKNER Craig STANTON |
GTC |
TRG Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas | |
28 |
Nelson CANACHE JR. Spencer PUMPELLY Brian WONG |
GTC |
Flying Lizard Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas | |
29 |
Al CARTER Kevin ESTRE Carlos DE QUESADA |
GTC |
TRG Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas | |
30 |
Carlos GOMEZ Mario FARNBACHER Kuba GIERMAZIAK |
GTC |
NGT Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas | |
31 |
Cooper MACNEIL Jeroen BLEEKEMOLEN Dion von MOLTKE |
GTC |
Alex Job Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas | |
32 |
Michael AVENATTI Andrew DAVIS Bob FAIETA |
GTC |
Dempsey Del Piero Porsche 911 GT3 Cup |
+30 voltas | |
33 |
Patrick DEMPSEY Andy LALLY Joe FOSTER |
GTC |
Dempsey Del Piero Porsche 911 GT3 Cup |
+30 voltas | |
34 |
David CALVERT-JONES Eric CURRAN Lawson ASCHENBACH |
GTC |
Competition Porsche 911 GT3 Cup |
+32 voltas | |
35 |
Paul DALLA LANA Billy JOHNSON Pedro LAMY |
GT |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+34 voltas | |
35 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
GT |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+41 voltas | |
37 |
Jan MAGNUSSEN Antonio GARCIA Jordan TAYLOR |
GT |
Corvette Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
+44 voltas | |
38 |
Jonathan BOMARITO Tommy KENDALL Kuno WITTMAR |
GT |
SRT SRT Viper GTS-R |
+46 voltas | |
39 |
Mirco SCHULTIS Patrick SIMON Pierre KAFFER |
PC |
DragonSpeed Oreca FLM09 Oreca |
+51 voltas | |
40 |
Scott SHARP Guy COSMO David BRABHAM |
P2 |
Extreme Speed HPD ARX-03b Honda |
+52 voltas | |
41 |
Chris DYSON Guy SMITH Butch LEITZINGER |
P1 |
Dyson Lola B12/60 Mazda |
Abandonou | |
42 |
Andy MEYRICK Olivier PLA |
P1 |
Delta Wing Delta Wing LM12 Elan |
Abandonou | |
O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ as 12 Horas de Sebring, etapa da American Le Mans Series, com o repórter Renan do Couto
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.