Di Grassi recebe carro de McNish na liderança e tem cerca de 10s de vantagem para Jarvis a 2h do fim
Com um sexto da corrida faltando, Lucas Di Grassi pode fazer história e se tornar o primeiro brasileiro a vencer na classificação geral das 12 Horas de Sebring
O primeiro acidente mais forte das 12 Horas de Sebring de 2013 aconteceu no início da oitava hora de disputa. Tocado por Richard Westbrook, Bill Sweedler perdeu o controle de sua Ferrari e se chocou com violência contra a barreira de pneus, que se desmanchou. Apesar da força do impacto, o piloto saiu ileso.
Claro que a panca provocou um longo período de bandeira amarela, que mudou a história da corrida. Foi nesse momento que a estratégia do carro #2 se tornou melhor que a do #1, fazendo o protótipo então pilotado por Allan McNish assumir a liderança da corrida.
Relacionadas
Sem a mesma intensidade de horas antes, a disputa pela primeira posição se resumiu aos dois carros da Audi trocando voltas rápidas numa brincadeira de gato e rato. Com 9h30 de corrida, chegou o momento de trocar mais uma vez os pilotos.
Primeiro, quem entrou no box foi McNish, que passou a vez a Lucas Di Grassi. Uma volta mais tarde, Marcel Fässler entregou o #1 para Oliver Jarvis. Os dois mais jovens que a Audi trouxe para Sebring, já depois do anoitecer, passariam a brigar no escuro pela vitória. Retornando dos pit-stops, a diferença era de 10s a favor do brasileiro, que administrava a situação.
Apenas uma dúvida está no ar para as duas horas finais de corrida: Lucas e Oliver seguirão na pista até o fim?
Por ora, o pódio é completado pelo trio da Rebellion formado por Neel Jani, Nick Heidfeld e Nicolas Prost. Eles têm cinco voltas de desvantagem em relação aos Audi.
Dando continuidade ao duelo interno da equipe Level 5 na LMP2, Ryan Briscoe e Simon Pagenaud completaram a décima hora de corrida como líder e vice-líder da divisão. A mais de uma volta deles está Tom Kimber-Smith no terceiro lugar.
O brasileiro Bruno Junqueira e o norte-americano Alex Popow vão se recuperando bem na categoria PC depois de perderem um bom tempo com problemas e pit-stops não planejados. Líderes nas primeiras horas da prova, eles chegaram a cair bastante, mas já estão de volta ao terceiro lugar, a 1min40s do líder David Ostella. Kyle Marcelli é o segundo, ao passo que Tristan Nunez e Jonathan Bennett continuam por perto.
Na GT, a Ferrari de Olivier Beretta, Gianmaria Bruni e Matteo Malucelli, que largou na pole-position, lidera com mais de 1min40s de vantagem para o Corvette de Oliver Gavin, Tommy Milner e Richard Westbrook. Na mesma volta está Nick Tandy, de Porsche, ainda com chances de vitória. A GTC, por fim, viu mais uma mudança de ponteiro com Damien Faulkner deixando Jon Fogarty para trás.
ALMS, 12 Horas de Sebring, parcial, décima hora:
1
|
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN Allan McNISH |
P1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
300 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
2
|
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER Oliver JARVIS |
P1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+9.1
|
|
|
|||||
|
|||||
3
|
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD Neel JANI |
P1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
+5 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
4
|
Klaus GRAF
Lucas LUHR Romain DUMAS |
P1
|
Pickett
HPD ARX-03c Honda |
+6 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
5
|
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG Andrea BELICCHI |
P1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
+8 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
6
|
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
P2
|
Level 5
HPD ARX-03b Honda |
+15 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
7
|
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY Simon PAGENAUD |
P2
|
Level 5
HPD ARX-03b Honda |
+16 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
8
|
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL Eric LUX |
P2
|
Greaves
Zytek Z11SN Nissan |
+18 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
9
|
David CHENG
Mike GUASCH David OSTELLA |
PC
|
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca |
+24 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
10
|
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING Stefan JOHANSSON |
PC
|
BAR1
Oreca FLM09 Oreca |
+24 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
11
|
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW Duncan ENDE |
PC
|
RSR
Oreca FLM09 Oreca |
+24 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
12
|
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS David HEINEMEIER HANSSON |
PC
|
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca |
+24 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
13
|
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN Mike WILKINS |
PC
|
CORE
Oreca FLM09 Oreca |
+24 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
14
|
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA Matteo MALUCELLI |
GT
|
Risi
Ferrari F458 Italia |
+25 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
15
|
Oliver GAVIN
Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
GT
|
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
+25 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
16
|
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS Nick TANDY |
GT
|
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR |
+25 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
17
|
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK Anthony LAZZARO |
P2
|
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda |
+26 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
18
|
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN Jörg MÜLLER |
GT
|
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE |
+27 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
19
|
Bryce MILLER
Marco HOLZER Richard LIETZ |
GT
|
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR |
+28 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
20
|
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER Marc GROSSENS |
GT
|
SRT
SRT Viper GTS-R |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
21
|
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL Chapman DUCOTE |
PC
|
BAR1
Oreca FLM09 Oreca |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
22
|
Dirk MÜLLER
Joey HAND John EDWARDS |
GT
|
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE |
+36 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
23
|
Bem KEATING
Damien FAULKNER Craig STANTON |
GTC
|
TRG
Porsche 911 GT3 Cup |
+40 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
24
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
GT
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+40 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
25
|
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN Dion von MOLTKE |
GTC
|
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup |
+40 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
26
|
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY Brian WONG |
GTC
|
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup |
+40 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
27
|
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED Sean EDWARDS |
GTC
|
NGT
Porsche 911 GT3 Cup |
+41 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
28
|
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN Jon FOGARTY |
GTC
|
JDX
Porsche 911 GT3 Cup |
+41 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
29
|
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY Joe FOSTER |
GTC
|
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup |
+43 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
30
|
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS Bob FAIETA |
GTC
|
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup |
+43 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
31
|
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI Brett SANDBERG |
GTC
|
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup |
+43 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
32
|
David CALVERT-JONES
Eric CURRAN Lawson ASCHENBACH |
GTC
|
Competition
Porsche 911 GT3 Cup |
+45 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
33
|
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON Pedro LAMY |
GT
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+50 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
34
|
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER Kuba GIERMAZIAK |
GTC
|
NGT
Porsche 911 GT3 Cup |
+52 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
35
|
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL Kuno WITTMAR |
GT
|
SRT
SRT Viper GTS-R |
+54 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
36
|
Mirco SCHULTIS
Patrick SIMON Pierre KAFFER |
PC
|
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca |
+72 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
37
|
Scott SHARP
Guy COSMO David BRABHAM |
P2
|
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda |
+80 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
38
|
Al CARTER
Kevin ESTRE Carlos DE QUESADA |
GTC
|
TRG
Porsche 911 GT3 Cup |
+85 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
39
|
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA Jordan TAYLOR |
GT
|
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
Abandonou
|
|
|
|||||
|
|||||
40
|
Bill SWEEDLER
Townsend BELL Leh KEEN |
GT
|
West/AJR
Ferrari F458 Italia |
Abandonou
|
|
|
|||||
|
|||||
41
|
Chris DYSON
Guy SMITH Butch LEITZINGER |
P1
|
Dyson
Lola B12/60 Mazda |
Abandonou
|
|
|
|||||
|
|||||
42
|
Andy MEYRICK
Olivier PLA |
P1
|
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan |
Abandonou
|
|
O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ as 12 Horas de Sebring, etapa da American Le Mans Series, com o repórter Renan do Couto
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.