Di Grassi recebe carro de McNish na liderança e tem cerca de 10s de vantagem para Jarvis a 2h do fim

Com um sexto da corrida faltando, Lucas Di Grassi pode fazer história e se tornar o primeiro brasileiro a vencer na classificação geral das 12 Horas de Sebring

O primeiro acidente mais forte das 12 Horas de Sebring de 2013 aconteceu no início da oitava hora de disputa. Tocado por Richard Westbrook, Bill Sweedler perdeu o controle de sua Ferrari e se chocou com violência contra a barreira de pneus, que se desmanchou. Apesar da força do impacto, o piloto saiu ileso.

Claro que a panca provocou um longo período de bandeira amarela, que mudou a história da corrida. Foi nesse momento que a estratégia do carro #2 se tornou melhor que a do #1, fazendo o protótipo então pilotado por Allan McNish assumir a liderança da corrida.

Lucas Di Grassi lidera as 12 Horas de Sebring no início da fase decisiva da prova (Foto: Facebook/Audi)

Sem a mesma intensidade de horas antes, a disputa pela primeira posição se resumiu aos dois carros da Audi trocando voltas rápidas numa brincadeira de gato e rato. Com 9h30 de corrida, chegou o momento de trocar mais uma vez os pilotos.

Primeiro, quem entrou no box foi McNish, que passou a vez a Lucas Di Grassi. Uma volta mais tarde, Marcel Fässler entregou o #1 para Oliver Jarvis. Os dois mais jovens que a Audi trouxe para Sebring, já depois do anoitecer, passariam a brigar no escuro pela vitória. Retornando dos pit-stops, a diferença era de 10s a favor do brasileiro, que administrava a situação.

Apenas uma dúvida está no ar para as duas horas finais de corrida: Lucas e Oliver seguirão na pista até o fim?

Por ora, o pódio é completado pelo trio da Rebellion formado por Neel Jani, Nick Heidfeld e Nicolas Prost. Eles têm cinco voltas de desvantagem em relação aos Audi.

Parciais: 
Largada: Tréluyer mantém liderança, e Delta Wing para nos boxes
Hora 1: Equipe de Senna troca radiador. Tréluyer lidera
Hora 4: Após punição de McNish, Di Grassi assume carro em 2º lugar

Hora 7: Di Grassi e Jarvis se tocam na disputa pela liderança

As imagens das 12 Horas de Sebring

Dando continuidade ao duelo interno da equipe Level 5 na LMP2, Ryan Briscoe e Simon Pagenaud completaram a décima hora de corrida como líder e vice-líder da divisão. A mais de uma volta deles está Tom Kimber-Smith no terceiro lugar.

O brasileiro Bruno Junqueira e o norte-americano Alex Popow vão se recuperando bem na categoria PC depois de perderem um bom tempo com problemas e pit-stops não planejados. Líderes nas primeiras horas da prova, eles chegaram a cair bastante, mas já estão de volta ao terceiro lugar, a 1min40s do líder David Ostella. Kyle Marcelli é o segundo, ao passo que Tristan Nunez e Jonathan Bennett continuam por perto.

Na GT, a Ferrari de Olivier Beretta, Gianmaria Bruni e Matteo Malucelli, que largou na pole-position, lidera com mais de 1min40s de vantagem para o Corvette de Oliver Gavin, Tommy Milner e Richard Westbrook. Na mesma volta está Nick Tandy, de Porsche, ainda com chances de vitória. A GTC, por fim, viu mais uma mudança de ponteiro com Damien Faulkner deixando Jon Fogarty para trás.

ALMS, 12 Horas de Sebring, parcial, décima hora:

 

 

1
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
300 voltas
 
 
 
2
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
Oliver JARVIS
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+9.1
 
 
 
3
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD
Neel JANI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+5 voltas
 
 
 
4
Klaus GRAF
Lucas LUHR
Romain DUMAS
P1
Pickett
HPD ARX-03c Honda
+6 voltas
 
 
 
5
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG
Andrea BELICCHI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+8 voltas
 
 
 
6
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+15 voltas
 
 
 
7
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY
Simon PAGENAUD
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+16 voltas
 
 
 
8
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL
Eric LUX
P2
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+18 voltas
 
 
 
9
David CHENG
Mike GUASCH
David OSTELLA
PC
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
10
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING
Stefan JOHANSSON
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
11
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW
Duncan ENDE
PC
RSR
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
12
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS
David HEINEMEIER HANSSON
PC
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
13
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN
Mike WILKINS
PC
CORE
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
14
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA
Matteo MALUCELLI
GT
Risi
Ferrari F458 Italia
+25 voltas
 
 
 
15
Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
+25 voltas
 
 
 
16
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS
Nick TANDY
GT
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR
+25 voltas
 
 
 
17
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK
Anthony LAZZARO
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+26 voltas
 
 
 
18
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN
Jörg MÜLLER
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+27 voltas
 
 
 
19
Bryce MILLER
Marco HOLZER
Richard LIETZ
GT
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR
+28 voltas
 
 
 
20
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GROSSENS
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+29 voltas
 
 
 
21
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL
Chapman DUCOTE
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+29 voltas
 
 
 
22
Dirk MÜLLER
Joey HAND
John EDWARDS
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+36 voltas
 
 
 
23
Bem KEATING
Damien FAULKNER
Craig STANTON
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+40 voltas
 
 
 
24
Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Bruno SENNA
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+40 voltas
 
 
 
25
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN
Dion von MOLTKE
GTC
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup
+40 voltas
 
 
 
26
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY
Brian WONG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+40 voltas
 
 
 
27
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED
Sean EDWARDS
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+41 voltas
 
 
 
28
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN
Jon FOGARTY
GTC
JDX
Porsche 911 GT3 Cup
+41 voltas
 
 
 
29
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY
Joe FOSTER
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+43 voltas
 
 
 
30
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS
Bob FAIETA
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+43 voltas
 
 
 
31
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI
Brett SANDBERG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+43 voltas
 
 
 
32
David CALVERT-JONES
Eric CURRAN
Lawson ASCHENBACH
GTC
Competition
Porsche 911 GT3 Cup
+45 voltas
 
 
 
33
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON
Pedro LAMY
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+50 voltas
 
 
 
34
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER
Kuba GIERMAZIAK
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+52 voltas
 
 
 
35
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMAR
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+54 voltas
 
 
 
36
Mirco SCHULTIS
Patrick SIMON
Pierre KAFFER
PC
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca
+72 voltas
 
 
 
37
Scott SHARP
Guy COSMO
David BRABHAM
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+80 voltas
 
 
 
38
Al CARTER
Kevin ESTRE
Carlos DE QUESADA
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+85 voltas
 
 
 
39
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Jordan TAYLOR
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
Abandonou
 
 
 
40
Bill SWEEDLER
Townsend BELL
Leh KEEN
GT
West/AJR
Ferrari F458 Italia
Abandonou
 
 
 
41
Chris DYSON
Guy SMITH
Butch LEITZINGER
P1
Dyson
Lola B12/60 Mazda
Abandonou
 
 
 
42
Andy MEYRICK
Olivier PLA
P1
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan
Abandonou
 
 
 

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ as 12 Horas de Sebring, etapa da American Le Mans Series, com o repórter Renan do Couto

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.