Fusão da Grand-Am com ALMS se chamará United Sportscar e começa com 24h de Daytona de 2014

A nova categoria foi anunciada nesta quinta-feira, em Sebring, e será chancelada pela IMSA. Serão cinco divisões na pista, misturando os protótipos e os carros GT tanto da Grand-Am quanto da ALMS

A mais nova categoria do automobilismo mundial já tem nome. A United Sportscar, fusão da Grand-Am com a American Le Man Series (ALMS), foi anunciada nesta quinta-feira (14), em Sebring, e terá início com as 24 Horas de Daytona de 2014. O novo campeonato será chancelado pela IMSA e terá cinco divisões na pista.

O anúncio ocorreu apenas seis meses após a fusão das categorias ter sido revelada. O presidente da Grand-Am, Ed Bennett, disse que o trabalho em parceria entre os organizadores dos dois certames serviu como inspiração para batismo do mais novo campeonato norte-americano.

A nova categoria vai misturar os regulamentos da ALMS e Grand-Am (Foto: Facebook/ALMS)

“O novo nome já diz tudo”, disse Bennett. “Em apenas seis meses, desde que anunciamos a fusão, a Grand-Am e a ALMS têm trabalhado duro para se tornar uma única organização, que vai redefinir o endurance na América do Norte. A United Sportscar reflete o espírito de como começamos a trabalhar juntos em busca de um mesmo objetivo”, declarou.

O chefe da ALMS, Scott Atherton, concordou com o colega e disse que todos os envolvidos no novo projeto foram ouvidos antes que o nome fosse escolhido “Quando chegou a hora de nomear a nossa nova categoria, sentimos que tínhamos apenas uma chance de fazer isso corretamente e agora acreditamos que conseguimos”, afirmou.

“Nós começamos esse processo ouvindo todo mundo. Fabricantes, parceiros corporativos, pilotos, equipes, pistas e, claro, torcedores. As ideias foram valiosíssimas e nos ajudou a alcançar a marca anunciada hoje”, completou.

A nova categoria será chancelada pela IMSA e terá cinco divisões na pista, misturando os atuais regulamentos da ALMS e da Grand-Am. Confira abaixo a composição das divisões da United Sportscar:

Prototype (P): terá os carros DP da Grand-Am e os LMP2 da ALMS, além do Delta Wing
Prototype Challenge (PC): é a mesma categoria da ALMS, onde todos os carros são iguais, com chassis Oreca e motores Nissan
GT Le Mans (GTLM): é a atual divisão da ALMS, com as mesmas regras das 24 Horas de Le Mans
GT Daytona (GTD): é a divisão GT da Grand-Am, além da GTC da ALMS, onde competem apenas Porsche Cup
GX: é a nova divisão da Grand-Am, que tem carros experimentais e de tecnologias verde

O restante do calendário de 2014 ainda não foi divulgado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.