Histórica, 61ª edição das 12h de Sebring inicia treinos oficiais nesta quinta. GP cobre ‘in loco’

Última prova antes da fusão da ALMS com a Grand-Am, edição de 2013 das 12 Horas de Sebring marca o fim de uma era, estreia de Bruno Senna na Aston Martin e pode ver primeira vitória brasileira com Lucas Di Grassi

Pôster oficial da corrida de 2013 (Foto: Divulgação)

Começam nesta quinta-feira (14) os treinos oficiais para a 61ª edição das 12 Horas de Sebring, ano que marca o fim de uma era na tradicionalíssima prova norte-americana. Parte do calendário da American Le Mans Series, a prova passará por uma mudança no regulamento em 2014, quando ocorrerá a fusão da ALMS com a Grand-Am. Com isso, os protótipos de Le Mans fazem sua despedida do circuito construído em meio a uma base aérea no meio da Flórida.

Ao contrário do que aconteceu em 2012, as 12 Horas de Sebring não contarão pontos para o Mundial de Endurance da FIA. No ano passado, com um total de 64 inscritos, a organização do WEC considerou que a estrutura do circuito não foi capaz de comportar tranquilamente todas as equipes – o que foi rebatido pelos representantes de Sebring quando o calendário de 2013 foi divulgado.

Mesmo assim, a Audi, campeã de pilotos e de montadoras da primeira temporada do WEC, decidiu viajar aos Estados Unidos para se despedir da prova que venceu dez vezes nos últimos 13 anos. Caso triunfe mais uma vez neste sábado, o time de Ingolstadt se aproximará da Ferrari, que tem 12 vitórias em Sebring – difícil será alcançar a Porsche e suas 18 conquistas.

Lucas Di Grassi fará sua primeira prova como piloto oficial da Audi (Foto: Facebook/Audi)

E, pela primeira vez, um piloto brasileiro pode comemorar a vitória entre os lagos Jackson e Istokpoga. Lucas Di Grassi chega aos pântanos da Flórida com boas chances. Debutando como piloto oficial da Audi, após ser aprovado na experiência pela qual passou nas 6 Horas de São Paulo do ano passado, o paulista correrá ao lado dos atuais vencedores, Tom Kristensen e Allan McNish. Kristensen, aliás, é o piloto mais vitorioso de Sebring – o dinamarquês subiu ao alto do pódio seis vezes. A principal oposição virá de um carro idêntico: o outro R18 e-tron quattro levado para os EUA será conduzido pelos campeões mundiais Benoît Tréluyer e Marcel Fässler, que terão a companhia de Oliver Jarvis.

A prova também será importante para o Brasil por outro motivo: a estreia de Bruno Senna na Aston Martin, na categoria GT. Sem vaga na F1, Senna mudou o rumo da carreira para se dedicar às corridas de longa duração. Neste primeiro desafio, seu companheiro de equipe será o francês Frédéric Mackowiecki.

O terceiro brasileiro inscrito é o mineiro Bruno Junqueira, da RSR Racing, que disputará a vitória na categoria PC, com chassi e motor fabricados pela Oreca.

Agora cromado, Delta Wing vai disputar vitória na divisão P1 (Foto: Facebook/ALMS)

As categorias

Ao todo, 42 duplas ou trios vão disputar as 12 Horas de Sebring, divididos entre cinco categorias: P1 (identificada por números na cor vermelha), P2 (azul), PC (lilás), GT (verde) e GTC (laranja).

As classes P1 e P2 são similares às que são chamadas de LMP1 e LMP2 no WEC. Na principal, os protótipos produzem entre 475 e 575 cavalos de potência e peso mínimo de 900 kg. Na P2, a potência é inferior, entre 450 e 500 cavalos. Há, ainda, uma terceira divisão de protótipos, a PC, que usa chassis Oreca e tem motores com potência de 430 hp.

A categoria GT tem carros esportivos das principais montadoras do segmento do planeta, como Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Lotus e Porsche, dentre outras. O peso mínimo dos carros é de 1245 kg e a potência gira em torno de 450 e 500 cavalos. Por fim, a GTC é aberta somente para carros da Porsche, modelo 911 GT3.

História

Disputada pela primeira vez em 1950, num circuito montado em uma antiga base militar construída para a Segunda Guerra Mundial, as 12 Horas de Sebring chegaram a sua 60ª edição no ano passado, abrindo a temporada do WEC. Prova de longa duração mais tradicional dos Estados Unidos, ela tem em como vencedores grandes nomes do automobilismo mundial.

Entre eles estão Juan Manuel Fangio, Mike Hawthorn, John Surtees, Phil Hill e Mario Andretti, para citar apenas campeões da F1. Lenda do esporte a motor, Fangio venceu duas vezes, em 1956 e 1967, primeiro, de Ferrari, depois, de Maserati. Foi com essas mesmas marcas que o argentino conquistou o tetra e o pentacampeonato da F1. Por incrível que pareça, ele não é o único Juan Manuel Fangio que comemorou em Sebring: nos anos de 1992 e 1993, seu sobrinho, Juan Manuel Fangio II igualou o feito.

Juan Manuel Fangio venceu de Ferrari em 1956 (Foto: Gene Bussian/PCA)

Os ingleses Hawthorn e Surtees venceram em 1955 e 1963, respectivamente, e os dois norte-americanos, por sua vez, têm três vitórias cada. Hill triunfou em 1958, 1959 e 1961 (ano de seu título mundial). Já Andretti se destacou na pista da Flórida antes de brilhar nas pistas europeias: 1967, 1970 e 1972.

Além deles, a lista de vencedores das 12 Horas ainda tem outros nomes famosos da F1: Stirling Moss (1954), Dan Gurney (1959), Bruce McLaren (1967), Jacky Ickx (1969 e 1972), Stefan Johansson (1984 e 1997), Michele Alboreto (2001), Johnny Herbert (2002), Alexander Wurz (2010) e Olivier Panis (2011).

Com relação aos carros, duas marcas estabeleceram grandes dinastias: a Porsche, maior vencedora, que chegou a triunfar 13 vezes seguidas entre 1976 e 1988, e a Audi, que venceu dez das últimas 13 disputas, sendo oito consecutivas.

Apenas oito montadoras venceram mais de uma vez nas 12 Horas de Sebring (na classificação geral): as já citadas Porsche, Audi e Ferrari, Nissan (4 vitórias), Ford (3), BMW, Toyota e Peugeot (2). A lista de campeãs ainda conta com Riley & Scott, Chaparral, Maserati, OSCA, Cunningham e Frazer Nash.

Prova de 2012 teve um total de 64 inscritos (Foto: Facebook/Sebring)

Programação

Testes estão acontecendo desde o começo da semana, mas os treinos livres oficiais começam às 11h45 (de Brasília) desta quinta. Outras duas sessões terão início às 16h15 e às 21h, na ordem. Um quarto treino livre acontece na sexta-feira, às 10h20. A definição do grid de largada começa pouco depois, às 14h15. No sábado, a bandeira verde será agitada às 11h45 para as 12 horas de corrida.

Confira a lista de inscritos para a corrida:

 

1
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
Oliver JARVIS
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
 
 
 
2
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
 
 
 
6
Klaus GRAF
Lucas LUHR
Romain DUMAS
P1
Pickett
HPD ARX-03c Honda
 
 
 
12
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD
Neel JANI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
 
 
 
13
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG
Andrea BELICCHI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
 
 
 
16
Chris DYSON
Guy SMITH
Butch LEITZINGER
P1
Dyson
Lola B12/60 Mazda
 
 
 
0
Andy MEYRICK
Olivier PLA
P1
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan
 
 
 
41
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL
Eric LUX
P2
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
 
 
 
95
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
 
 
 
01
Scott SHARP
Guy COSMO
David BRABHAM
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
 
 
 
02
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK
Anthony LAZZARO
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
 
 
 
055
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY
Simon PAGENAUD
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
 
 
 
3
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Jordan TAYLOR
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
 
 
 
4
Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
 
 
 
17
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS
Nick TANDY
GT
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR
 
 
 
23
Bill SWEEDLER
Townsend BELL
Leh KEEN
GT
West/AJR
Ferrari F458 Italia
 
 
 
48
Bryce MILLER
Marco HOLZER
Richard LIETZ
GT
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR
 
 
 
55
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN
Jörg MÜLLER
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
 
 
 
56
Dirk MÜLLER
Joey HAND
John EDWARDS
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
 
 
 
62
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA
Matteo MALUCELLI
GT
Risi
Ferrari F458 Italia
 
 
 
91
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GROSSENS
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
 
 
 
93
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMAR
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
 
 
 
97
Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Bruno SENNA
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
 
 
 
007
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON
Pedro LAMY
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
 
 
 
7
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL
Chapman DUCOTE
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
 
 
 
8
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING
Stefan JOHANSSON
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
 
 
 
9
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW

 
PC
RSR
Oreca FLM09 Oreca
 
 
 
52
David CHENG
Mike GUASCH
David OSTELLA
PC
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca
 
 
 
81
Micro SCHULTIS
Patrick SIMON
Pierre KAFFER
PC
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca
 
 
 
05
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN
Mike WILKINS
PC
CORE
Oreca FLM09 Oreca
 
 
 
500
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS
David HEINEMEIER HANSSON
PC
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca
 
 
 
10
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS
Bob FAIETA
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
11
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN
Jon FOGARTY
GTC
JDX
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
22
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN
Dion von MOLTKE
GTC
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
27
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY
Joe FOSTER
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
30
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED
Sean EDWARDS
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
31
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER
Kuba GIERMAZIAK
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
44
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI
Brett SANDBERG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
45
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY
Brian WONG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
66
Bem KEATING
Damien FAULKNER
Craig STANTON
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
68
Al CARTER
Kevin ESTRE

 
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 
99
David CALVERT-JONES
Sascha MAASSEN
Lawson ASCHENBACH
GTC
Competition
Porsche 911 GT3 Cup
 
 
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.