Frigotto e Cozzi lideram treinos livres desta sexta-feira do Brasileiro de Turismo no Circuito dos Cristais

Em um dia pra lá de movimentado com os pilotos tendo a chance de aprender o novo traçado de Curvelo, Gustavo Frigotto liderou a primeira sessão depois de Márcio Campos comandar o treino extra do Brasileiro de Turismo. Mas o melhor tempo da sexta-feira coube a Marco Cozzi, piloto da C2

O primeiro dia de trabalhos do Brasileiro de Turismo no novíssimo Circuito dos Cristais, em Curvelo, região central de Minas Gerais, foi bastante movimentado e intenso. Uma das principais missões dos pilotos nesta sexta-feira (18) era aprender o desafiador traçado de 4.420 m, sendo que pouquíssimos pilotos já haviam guiado na pista, casos de Edson Coelho e Marco Cozzi. E foi justamente o paulista quem, no fim das contas, acabou sendo o piloto mais rápido do dia em Curvelo ao garantir a ponta do segundo treino livre, encerrado quase sem luz natural em razão de uma série de incidentes que atrasaram o cronograma inicial.
 
Pela manhã, o Brasileiro de Turismo, assim como o Brasileiro de Marcas e a Stock Car, realizaram um treino extra para oferecer aos pilotos uma chance a mais de conhecer melhor o traçado do Circuito dos Cristais. E quem levou a melhor foi Márcio Campos, que chegou a pegar a pista ainda bem úmida em razão das fortes chuvas no primeiro período. O gaúcho, vice-líder do campeonato, elogiou bastante a drenagem do asfalto e classificou a pista como “travada, difícil e desafiadora” após ter marcado o melhor tempo da sessão.
 
Já no primeiro treino livre propriamente dito, pode-se se dizer que o resultado final foi uma surpresa: afinal, nem Campos, Cozzi ou mesmo Gabriel Robe garantiram o melhor tempo; tampouco Edson Coelho, piloto da casa e um dos que melhor conhece o novo Circuito dos Cristais. A primazia coube ao paranaense Gustavo Frigotto, que marcou 2min09s281, que ainda tinha um asfalto bastante molhado em razão da chuva que voltava a Curvelo naquela tarde. 
Marco Cozzi foi o mais rápido deste primeiro dia de treinos livres do Brasileiro de Turismo em Curvelo (Foto: Fábio Davini/Vicar)
A dificuldade de uma pista que conta com 18 curvas e é a mais longa em extensão dentre os circuitos ativos faz de Curvelo um traçado com uma volta bastante longa. Campos novamente andou bem e garantiu o segundo lugar em uma sessão bem mexida, com Gustavo Myasava em terceiro, Gabriel Robe em quarto e Coelho fechando o top-5.
 
O segundo treino livre, por sua vez, aconteceu com pista seca. Mas em face aos vários atrasos no cronograma em razão da chuva pela manhã e dos incidentes que causaram muitas bandeiras vermelhas na Stock Car e também no Brasileiro de Marcas, a sessão final de sexta-feira só teve início depois das 18h.
 
Cozzi foi o mais rápido e garantiu o melhor tempo do dia ao registrar 2min01s682. O paulista da C2 foi seguido pelos pilotos da Motortech e principais candidatos ao título: Gabriel Robe, o líder da temporada 2016, logo à frente de Márcio Campos. O gaúcho, por ter sempre figurado no rol dos primeiros colocados, já entra no sábado como favorito à pole-position e à vitória na primeira corrida da categoria em Curvelo.
 
Mas Cozzi também se mostrou bastante satisfeito com o desempenho do seu carro #23. “Estou muito contente. A gente teve muito imprevisto e não sabia exatamente o que funcionava ou não. Testamos uma coisa, depois fomos por um caminho totalmente diferente e eu vi que era aquilo. Agora temos carro e vamos ter em Interlagos também”, afirmou o piloto, confiante em chegar ao fim da temporada em condições reais de chegar ao título.
 
O Brasileiro de Turismo volta ao Circuito dos Cristais neste sábado com a realização do treino classificatório pela manhã e, a partir das 15h30, o GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO a corrida 1 da sétima e penúltima etapa da temporada 2016 com narração de Luc Monteiro e comentários de Fernando Silva.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.