DTM decide mudar regulamento para próxima temporada e volta a usar apenas um tipo de pneu

Na visão da organização da categoria, a introdução de um composto mais macio não deixou as corridas mais movimentadas como se esperava

A partir de 2015, o DTM vai voltar a usar somente um tipo de pneu. Depois de dois anos, a organização da categoria decidiu abolir a regra que oferece dois tipos de composto às equipes e as obriga a usar ambos nas corridas.

A justificativa é que a medida, que visava deixar o campeonato mais alinhado com o que se faz na F1, não gerou tantos benefícios como se esperava. Na verdade, mostrou-se impopular.

Uso dos pneus macios no fim da prova valeu a vitória a Mattias Ekström (Foto: DTM)

“Nossa parceira Hankook produziu um pneu quase perfeito que os pilotos realmente gostaram. Contudo, não trouxe a empolgação extra para as corridas que nós esperávamos”, disse o chefão da categoria, Hans Werner Aufrecht.

“Quero garantir que um telespectador que chegue alguns minutos atrasado comece a ver a corrida e saiba quem está brigando pela vitória na cabeça do pelotão”, afirmou.

Na última corrida da temporada 2014, neste domingo (19), em Hockenheim, aconteceu exatamente o contrário disso. Jamie Green disparou na liderança na primeira parte da prova usando os pneus macios. Na segunda metade da disputa, Mattias Ekström e Mike Rockenfeller, com pneus macios, imprimiram um ritmo mais forte e descontaram uma diferença de 10s e para terminar nas duas primeiras posições — Green, que também foi prejudicado por uma intervenção do safety-car nas voltas finais, acabou em terceiro lugar.

Essa é apenas uma das mudanças que devem acontecer para o próximo ano. Werner pediu paciência e disse que as alterações visam atender a um desejo expressado pelos fãs: “As corridas precisam ser decididas atrás do volante e não atrás do computador”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.