Green encabeça 1-2-3 da Audi em Hockenheim e fica com vice do DTM. Campeão, Wehrlein é 20º
Jamie Green levou quatro voltas para fazer seu ritmo valer após a boa largada de Gary Paffett. Quando chegou, foi inapelável: não tinha quem o pudesse alcançar. Dessa forma, Green fica com o vice-campeonato do DTM - à frente de Mattias Ekström
O final do campeonato 2015 do DTM, neste domingo (18) em Hockenheim, serviu mais para dar à BMW o título da campeã entre as Construtoras e a Jamie Green a vitória da batalha pelo vice-campeonato entre os Pilotos. Green largou no segundo lugar, mas passou Gary Paffett na quarta volta e nunca olhou para trás.
A segunda colocação ficou com quem perdeu a posição no campeonato para Green, Mattias Ekström. O sueco não fez grande largada, mas foi se recuperando aos poucos, passando Maxime Martin e Paffett.
Depois de tantas etapas seguidas onde os pilotos que ainda podiam ameaçar Pascal Wehrlein nada fizeram em termos de qualidade, na prova derradeira do ano eles andaram bem. Edoardo Mortara saiu do 13º lugar e chegou em terceiro numa das suas melhores exibições do ano. Foi um pódio inteiro da Audi.
Na corrida 70 da carreira no DTM, Di Resta conseguiu a quarta colocação, seguido por Timo Scheider, Martin, António Félix da Costa, Bruno Spengler, Paffett – que não parou de ser ultrapassado – e Martin Tomczyk, encerrando o top-10. Augusto Farfus ficou com a 14ª colocação.
Jamie Green venceu para encerrar o ano (Foto: DTM)
Confira como foi a corrida:
Gary Paffett até largou muito bem, dando a impressão de que ia escapar do pelotão. Só que rapidamente Jamie Green se recuperou e passou a perseguir o rival. Foi na quarta volta que conseguiu passar, deixando logo o pelotão para trás. Com Green bem mais rápido, Paffett tinha que olhar no retrovisor, onde Mattias Ekström chegava após deixar Maxime Martin para trás. Na sétima volta, chegou para também passar o pole.
Na sequência da janela de paradas nos boxes, Miguel Molina e Christian Vietoris se tocaram. Vietoris levou a pior e rodou, acertando o carro de Adrien Tambay – terceiro colocado antes das paradas. A direção de prova decidiu, na 18, que Molina merecia um drive-through. Mais atrás, Paffett continuava a despencar, agora passado por António Félix da Costa e Bruno Spengler – era o nono.
Um sinal de vida do campeão Wehrlein lá atrás, passando Nico Müller pelo 17º, mas a corrida do domingo era apenas uma sequência de giros comemorativos para o campeão, que voltou a perder posições após toque com Müller. Ele terminaria a corrida na 21ª posição.
Enquanto isso, Green sumia no horizonte, sem ser muito desafiado, embora Ekström tivesse tentado lançar um. Depois, o inglês apenas administrava. O campeão de 2012, Paul di Resta, subiu até a quarta colocação em sua 70ª prova na categoria.
Quem aparecia na posição complementar do pódio atrás de Green e Ekström era Edoardo Mortara. As voltas que o italiano deu de rosto para o vento enquanto todo mundo ia aos boxes – ele foi o último a parar – se mostraram frutíferas. Além, claro, das ultrapassagens sobre Timo Scheider e Di Resta.
Com o resultado final que se apresentou na última corrida do ano, um domínio da Audi, a marca das quatro argolas quase alcançou a BMW – mas ficou só nisso mesmo. Sete pontos separaram as duas, e a BMW ficou com o título entre as montadoras.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.DTM, Hockenheim, Corrida 2, Classifcação Final:
1 | JAMIE GREEN | ING | Audi Rosberg | 1:02:02.198 | 39 voltas |
2 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | Audi Abt | +1.351 | |
3 | EDOARDO MORTARA | ITA | Audi Abt | +18.914 | |
4 | PAUL DI RESTA | ESC | Mercedes HWA | +28.694 | |
5 | TIMO SCHEIDER | ALE | Audi Phoenix | +30.581 | |
6 | MAXIME MARTIN | BEL | BMW RMG | +38.003 | |
7 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | BMW Schnitzer | +39.190 | |
8 | BRUNO SPENGLER | CAN | BMW MTEK | +39.761 | |
9 | GARY PAFFETT | ING | Mercedes ART | +40.197 | |
10 | MARTIN TOMCZYK | ALE | BMW Schnitzer | +47.682 | |
11 | MIGUEL MOLINA | ESP | Abt Audi | +49.554 | |
12 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | Mercedes Mücke | +55.955 | |
13 | MAXIMILIAN GÖTZ | ALE | Mercedes Mücke | +1:00.941 | |
14 | AUGUSTO FARFUS | BRA | BMW RBM | +1:04.344 | |
15 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | Audi Phoenix | +1:07.538 | |
16 | NICO MÜLLER | SUI | Audi Rosberg | +1:15.417 | |
17 | TOM BLOMQVIST | ING | BMW RBM | +1:19.406 | |
18 | ROBERT WICKENS | CAN | Mercedes HWA | +1:21.170 | |
19 | LUCAS AUER | AUT | Mercedes ART | +1:23.359 | |
20 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | Mercedes HWA | +1:31.948 | |
21 | TIMO GLOCK | ALE | BMW MTEK | +1:54.040 | |
22 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | Mercedes HWA | ||
23 | ADRIEN TAMBAY | FRA | Audi Abt | ||
24 | MARCO WITTMANN | ALE | BMW RMG |