Rockenfeller encerra seca de dois anos sem vitórias no DTM e triunfa em Moscou. Ekström toma liderança de Wehrlein

Mike Rockenfeller segurou Bruno Spengler nas primeiras curvas e rumou para quebrar um jejum de mais de dois anos sem vitória no DTM para voltar ao topo do pódio justamente no lugar do seu último triunfo. Com o quarto lugar conquistado neste domingo, Mattias Ekström voltou à liderança da temporada

Desde o vitorioso ano de 2013, Mike Rockenfeller não sabia o que era vencer no DTM. Justamente em Moscou, no dia 4 de agosto daquele ano, o alemão vencia pela última vez na categoria. Rocky, então, foi campeão, mas depois amargou uma seca de triunfos que foi encerrada neste domingo (30). Dono de uma performance segura, Mike liderou com seu Audi #99 de ponta a ponta para voltar a vencer em Moscou e colocar a marca das quatro argolas novamente em evidência, de forma positiva, no DTM.

Bruno Spengler, da BMW, bem que tentou emparelhar com Rockenfeller. Na largada, o canadense jogou duro, porém de forma leal, para assumir a ponta, mas Rocky conseguiu responder à altura e não foi mais superado. De maneira igualmente segura, Spengler controlou seu carro até o fim e garantiu outro pódio no fim de semana.

O top-3 foi fechado por Mattias Ekström. Depois de chegar à Rússia como líder do campeonato, o sueco não teve uma boa jornada no sábado e ficou sem pontos em Moscou. Mas no domingo, com uma grande performance, Ekström garantiu um bom terceiro lugar que, combinado com o décimo posto do então líder Pascal Wehrlein, voltou à ponta da temporada.

Mike Rockenfeller quebrou a seca de vitórias com a vitória em Moscou neste domingo (Foto: DTM)

Augusto Farfus largou em nono lugar neste domingo, mas acabou perdendo algumas posições durante a corrida. O único brasileiro do grid fechou o fim de semana sem pontos depois de cruzar a linha de chegada em 11º.

Restando três rodadas duplas para o fim da temporada, Ekström lidera a tabela do campeonato com 126 pontos, seis a mais em relação a Wehrlein. Edoardo Mortara segue bem vivo na briga, com 110, enquanto Jamie Green agora tem 103. Com a vitória neste domingo, Rockenfeller aparece em oitavo, com 67 pontos.

Saiba como foi a corrida 2 da etapa de Moscou do DTM:

Rockenfeller teve de lidar com a fortíssima pressão de Bruno Spengler na largada. O canadense ganhou a posição de Mattias Ekström e avançou para cima do campeão de 2013 do DTM, mas Rocky conseguiu segurar a primeira posição e manteve a ponta na sequência da corrida.

Foi uma corrida, de fato, bastante apertada desde o início, mas Rockenfeller conseguiu controlar sua vantagem na liderança da corrida. Mesmo depois da janela para a obrigatória troca de pneus para a corrida mais longa do fim de semana, o alemão manteve a dianteira graças a uma pilotagem segura.

Spengler também conseguiu se manter em um bom segundo lugar depois das trocas de pneus. O piloto da BMW abriu vantagem para Lucas Auer, que retardou ao máximo sua parada para troca de pneus. O canadense, no entanto, não tinha ritmo suficiente para lutar pela vitória com Rockenfeller.

Auer, de certa forma, até ajudava na tarefa de Spengler em se garantir em segundo, pois o piloto atrasava o ritmo de quem vinha de trás: Maxime Martin, Ekström e Jamie Green. Augusto Farfus vinha em 12º lugar depois de ter largado em nono, mas ainda lutava para garantir alguns pontos no fim de semana depois de uma corrida difícil no sábado.

Quando Auer finalmente fez sua parada, na volta 27, o quadro era mais claro: Rockenfeller disparado na frente, com Spengler em segundo e dono de boa vantagem para o terceiro pelotão, que tinha Martin, Ekström e Green. Wehrlein, que vinha na liderança do campeonato, lutava para somar preciosos pontos depois de ter largado em 11º. O jovem e talentoso alemão vinha em décimo em Moscou, seguido por Farfus.

Se a disputa pela vitória já parecia definida, Ekström vinha com tudo para galgar mais postos na corrida e garantir a frente na tabela da temporada em relação a Wehrlein. O sueco conseguiu fazer uma boa ultrapassagem sobre Martin para subir para terceiro lugar.

Ekström, porém, não conseguia chegar muito em Spengler, que permanecia tranquilo em segundo lugar. Ao mesmo tempo, o canadense não tinha ritmo bom o bastante para se aproximar de Rockenfeller, soberano na liderança até o fim.

Em décimo, Wehrlein tinha à sua frente dois carros da Audi: Nico Müller, em nono, e Edoardo Mortara, em oitavo. Mesmo com o uso da asa móvel, o alemão pressionava, mas não conseguia fazer a ultrapassagem. Na grande briga entre Audi e Mercedes, que ganhou contornos bélicos depois do desfecho da etapa da Áustria, a montadora das quatro argolas levava vantagem. Mas desta vez, não houve grandes polêmicas em Moscou.

E aí, de ponta a ponta após 41 voltas, Rockenfeller cruzou a linha de chegada na frente para quebrar um jejum que já incomodava. Foi em 4 de agosto de 2013, no ano da conquista do seu título, que Rocky vencia no DTM pela última vez, exatamente em Moscou. Depois de uma longa seca, o alemão voltava a comemorar um triunfo na apertada categoria.

Festa de Rockenfeller pela vitória, festa de Ekström por reassumir a liderança da temporada 2015. Restam três rodadas duplas para o desfecho do campeonato. A próxima etapa está marcada para os dias 12 e 13 de setembro, em Oschersleben, novamente na Alemanha.

DTM, sexta etapa, Moscou, corrida 2, final:

1 MIKE ROCKENFELLER ALE Audi Phoenix 1:02:14.818 41 voltas
2 BRUNO SPENGLER CAN BMW MTEK +4.132  
3 MATTIAS EKSTRÖM SUE Audi Abt +9.204  
4 MAXIME MARTIN BEL BMW RMG +11.789  
5 JAMIE GREEN ING Audi Rosberg +12.585  
6 GARY PAFFETT ING Mercedes ART +14.393  
7 MARCO WITTMANN ALE BMW RMG +16.593  
8 EDOARDO MORTARA ITA Audi Abt +18.050  
9 NICO MÜLLER SUI Audi Rosberg +18.548  
10 PASCAL WEHRLEIN ALE Mercedes HWA +18.810  
11 AUGUSTO FARFUS BRA BMW RBM +24.207  
12 TOM BLOMQVIST ING BMW RBM +24.939  
13 DANIEL JUNCADELLA ESP Mercedes Mücke +25.237  
14 MIGUEL MOLINA ESP Abt Audi +25.686  
15 PAUL DI RESTA ESC Mercedes HWA +27.253  
16 ADRIEN TAMBAY FRA Audi Abt +32.423  
17 TIMO GLOCK ALE BMW MTEK +33.412  
18 MAXIMILIAN GÖTZ ALE Mercedes Mücke +36.718  
19 LUCAS AUER AUT Mercedes ART +36.947  
20 CHRISTIAN VIETORIS ALE Mercedes HWA +43.030  
21 ANTONIO GIOVINAZZI ITA Audi Phoenix +53.048  
22 ROBERT WICKENS CAN Mercedes HWA +55.033  
23 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR BMW Schnitzer +1:15.152  
24 MARTIN TOMCZYK ALE BMW Schnitzer +24 voltas  

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