Wittmann quebra domínio da Mercedes e leva BMW à vitória na corrida 2 da etapa de Norisring do DTM

O bicampeão Marco Wittmann largou em sétimo, enquanto a Mercedes ocupou as cinco primeiras posições do grid. Mas o alemão fez excelente trabalho de pista e superou um a um, com direito a grande duelo com Dani Juncadella, para faturar a vitória nas ruas de Nuremberg na tarde deste domingo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Pole e vitória na corrida 1, com Edoardo Mortara, e novamente na posição de honra do grid da segunda prova da etapa de Norisring do DTM, neste domingo (24), com Dani Juncadella. A Mercedes indicava ter todas as condições de ter um desfecho perfeito de fim de semana nas ruas de Nuremberg. Mas coube ao bicampeão Marco Wittmann rir por último para completar a segunda corrida no topo do pódio. Depois de ver a Mercedes ocupar as cinco primeiras posições do grid, o piloto da BMW aliou estratégia e grande pilotagem para superar os adversários e triunfar pela segunda vez em 2018.

 
Com as cores da bandeira da Alemanha, o ítalo-suíço Edoardo Mortara cruzou a linha de chegada em segundo depois de ter vencido a corrida 1 no sábado, enquanto Dani Juncadella teve de se conformar com um lugar no pódio ao fechar em terceiro após partir da pole-position. Augusto Farfus, único brasileiro do grid de 18 carros do DTM, chegou a ocupar a quinta posição durante a janela de pit-stops, depois lutou no pelotão intermediário. Nas voltas finais, o curitibano acabou sendo tocado pela Audi de René Rast, atual campeão, e caiu para 18º e último. Augusto conseguiu recuperar uma posição para fechar em 17º.

A classificação do campeonato ainda aponta Gary Paffett — que não foi bem neste domingo — como líder da tabela, com 99 pontos. Mortara agora é o vice-líder, com 93. O certame está bastante apertado com Marco Wittmann e Timo Glock com 92, e Paul Di Resta fecha o top-3 e soma 87 tentos.

 
A próxima rodada dupla do DTM está marcada para os dias 14 e 15 de julho no tradicional e apertado circuito de Zandvoort, na Holanda.
Marco Wittmann quebrou o domínio da Mercedes com a vitória em Norisring (Foto: DTM)
Saiba como foi a corrida 2 do DTM em Norisring
 
A pole-position na segunda prova do fim de semana nas ruas de Nuremberg ficou com Dani Juncadella, que liderou a primeira fila toda da Mercedes com Gary Paffett, líder do campeonato, ao seu lado. Aliás, a marca da estrela de três pontas dominou as cinco primeiras posições do grid, com o vencedor da corrida de sábado, Edoardo Mortara, em quinto no grid. E Augusto Farfus partiu em 14º.
 
A corrida foi disputada com pista seca, embora com o tempo bastante fechado. Como esperado, foi bastante apertada em razão do traçado urbano bastante curto. A largada, que costuma ser complicada sobretudo por conta do grampo após a partida, ocorreu sem problemas, com Juncadella mantendo a liderança e Lucas Auer passando Pafett para tomar o segundo lugar.
 
Mas antes mesmo do fechamento da primeira volta, vários pilotos seguiram para os boxes, com Mortara puxando a fila para a troca de pneus. Na volta, o ítalo-suíço saiu pouco à frente da Audi de Nico Müller. Era uma estratégia interessante considerando a grande possibilidade de safety-car ao longo da corrida de uma hora de duração.
 
Na volta 11, Paffett finalmente fazia seu pit-stop para ir até o fim da corrida. Farfus, àquela altura da corrida, subia para quinto, enquanto Juncadella mantinha a liderança de forma soberana. Pouco depois, era a vez de Augusto fazer a troca de pneus na volta 16. Ainda restavam pouco mais de 40 minutos para o fim da corrida.
 
A corrida mostrava ser toda afeita a Juncadella, que continuava na ponta até fazer sua parada na volta 18. Naquele momento, Auer assumia a liderança provisória, mas tinha de cumprir o pit-stop, o que foi feito no giro seguinte. A equipe do austríaco fez um trabalho melhor nos boxes e o colocou à frente de Dani. Só que os dois travaram grande disputa no fim da volta 20, e o espanhol recuperou a liderança após passar Lucas por dentro no grampo.
 
Auer, de fato, não tinha bom rendimento após deixar os boxes. E Juncadella não reinava mais soberano, longe disso. O espanhol passava a lidar com a forte pressão do bicampeão Marco Wittmann. Os dois se revezaram na liderança de forma feroz, até que o piloto da BMW se estabeleceu na frente, em liderança real, mas não de fato, já que Rast, Robin Frijns, Loïc Duval e Pascal Wehrlein ainda não tinham feito suas respectivas paradas.
 
Mais atrás, claramente com ritmo mais lento, Glock liderava um pelotão que tinha Paffett logo atrás. Os dois reviveram a incrível batalha do início da temporada, em Hockenheim, enquanto o piloto da BMW segurava no braço todo o ímpeto do veterano da Mercedes. Timo fazia uma pilotagem brilhante e se defendia de forma heroica. Enquanto isso, Mortara passava Juncadella e ficava perto de um lugar no pódio.
Edoardo Mortara ficou bem perto, mas cruzou a linha de chegada em segundo (Foto: DTM)
Quando Frijns finalmente fez seu pit-stop, na volta 41, aí a verdade se estabeleceu na pista. Wittmann era o líder da corrida, seguido por Mortara, Juncadella, Spengler e Lucas Auer. Farfus aparecia em 14º.
 
Nas voltas finais, Farfus acabou sendo vítima de um toque de Rast, rodou pouco depois do grampo e caiu para 18º após dura batalha no pelotão intermediário da prova. Enquanto o brasileiro tinha muitos motivos para lamentar, Wittmann tinha outros tantos para sorrir ao derrubar o teórico favoritismo da Mercedes e segurar a pressão de Mortara nas últimas voltas para vencer pela segunda vez na temporada 2018 do DTM.
HISTÓRIA ESCRITA SEM BRILHO

REGULAMENTO TIRA BRILHO DE VITÓRIA DA TOYOTA EM LE MANS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.