24h de Daytona avança para reta final com brasileiros no top-3. Alonso busca recuperação e Derani abandona

A tripulação do Cadillac DPi #5 da Action Express, formada pelo brasileiro Christian Fittipaldi e pelos lusos Filipe Albuquerque e João Barbosa, caminha firme para mais uma vitória nas 24 Horas de Daytona. Rival direta, a Penske enfrentou problemas com seus dois Acura. Mesmo após contato com Helio Castroneves, Felipe Nasr está em segundo após 19 horas de prova, enquanto Bruno Senna aparece em terceiro no geral

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Com pouco mais de cinco horas para o desfecho das 24 Horas de Daytona, o cenário mostra que um brasileiro vai vencer a lendária prova do endurance na categoria principal. Os dois Cadillacs DPi da Action Express lideram a corrida, com o trio formado por Christian Fittipaldi, João Barbosa e Filipe Albuquerque na frente com o #5. Mas a diferença para o carro segundo colocado, a tripulação do #31, formada por Felipe Nasr, Mike Conway, Eric Curran e Stuart Middleton, é mínima, menos de 1s ao meio-dia (horário de Brasília) deste domingo (28). E o conjunto #32 da United Autosports, com o Ligier LMP2 pilotado por Bruno Senna, Paul di Resta, Hugo de Sadeleer e Will Owen, completa o top-3 geral.

 
Grande candidato à vitória com o Cadillac #5, Fittipaldi desponta com chances reais de faturar sua terceira vitória nas 24h de Daytona. O experiente piloto, que neste ano optou por fazer apenas as provas mais longas do SportsCar — como Daytona, 12h de Sebring e Petit Le Mans —, já triunfou em 2004 e 2014. A diferença entre o Cadillac #5 para o #31 é de uma volta. Ou seja, nada ainda está definido quanto à briga pela vitória. Já o Ligier da United Autosports #31 surge com quatro voltas de atraso para a liderança.
Batalha entre os dois Cadillacs pela liderança geral em Daytona (Foto: Reprodução)
Por volta de 8h30 (horário de Daytona), 11h30 de Brasília, Fittipaldi entrou na garagem para que os mecânicos da Action Express fizessem uma checagem do Cadillac após uma suspeita de superaquecimento. Mas o brasileiro ainda conseguiu voltar à prova, durante período de bandeira amarela, na liderança no geral.
 
A chuva ficou para trás depois de a prova ser disputada com a pista molhada no começo da noite. Também durante a noite, a tripulação do Nissan Onroak DPi #22 da Tequila Patrón ESM, pilotado por Pipo Derani, Johannes Van Overbeek e Nicolas Lapierre, deixou a prova por conta de problemas no motor. Foram, no fim das contas, poucas bandeiras amarelas no momento — apenas quatro — e também poucos abandonos, em que pese os pneus furados, uma infinidade ao longo da prova, e quase sempre o traseiro direito.
 
Quem também abandonou as 24h de Daytona foi o carro campeão da prova no ano passado. O Cadillac DPi #10 pilotado por Jordan Taylor, Ryan Hunter-Reay e o pole-position, Renger Van der Zande, encerrou sua participação pela manhã. Ainda no começo da manhã em Daytona, o Mazda DPi pilotado por Jonathan Bomarito, Spencer Pigot e Harry Tincknell pegou fogo e também ficou fora de combate.
Motor do Nissan fez Pipo Derani deixar a luta pelo bi das 24h de Daytona (Foto: Reprodução)
Ainda na classe principal, a Prototype, os dois carros da Penske enfrentaram problemas e, ainda que estejam na prova, ficaram fora de qualquer possibilidade de luta pela vitória. Durante a noite, o Acura DPi #6 pilotado por Juan Pablo Montoya, Simon Pagenaud e Dane Cameron enfrentou problemas no alternador e ficou muito tempo nos boxes. O conjunto ocupa a 13ª colocação no geral. E o Penske Acura #7 pilotado por Helio Castroneves, Ricky Taylor e Graham Rahal também ficou por algum tempo nos boxes para reparos. Fruto de um contato de Helio no Cadillac #31 pilotado por Nasr.
 
Fernando Alonso, por sua vez, concluiu seu terceiro stint na prova. O bicampeão mundial de F1 faz, ao lado de Lando Norris e Phil Hanson, uma corrida de recuperação depois de ser um dos muitos a sofrer com o pneu traseiro direito furado e também uma falha no sistema de freios, que levou os mecânicos da United Autosports a trabalhar por cerca de 40 minutos na garagem antes de o Ligier voltar à pista. Na última hora, quem guiou o carro foi Norris, que vem sendo um dos bons destaques da disputa em que pese seu debute no endurance, como Alonso.
Fogo no Mazda no começo da manhã deste domingo em Daytona (Foto: Reprodução)
Na classe GT Le Mans, a liderança é do Ford GT da Ganassi pilotado por Joey Hand, Dirk Müller e Sébastien Bourdais. A batalha pela vitória se mostra bastante acirrada, com dois outros carros na mesma volta do líder: o outro Ford GT, guiado por Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Scott Dixon, e o Chevrolet Corvette C7.R dos veteranos Jan Magnussen, Antonio García e Mike Rockenfeller. O Corvette #4 guiado por Oliver Gavin, Tommy Milner e Marcel Fässler aparece em quarto, mas com uma volta de atraso para os líderes.
 
Se na GT Le Mans a prova ainda está longe de uma definição e com os três primeiros na mesma volta, na GT Daytona a batalha está ainda mais acirrada, com nada menos que os seis primeiros no mesmo giro. No momento, quem lidera é a tripulação do Mercedes-AMG GT3 #33 pilotado por Luca Stolz, Adam Christodoulou, Bem Keating e Jeroen Bleekemolen, este que vai correr ao lado de Valdeno Brito na Corrida de Duplas da Stock Car, em março.
 
Daniel Serra, com a Ferrari 488 GT3 #51 da Spriti of Race, que largou na pole-position da categoria, continua com chances reais de vitória. Além do brasileiro, o carro é guiado por Paul Dalla Lana, Mathias Lauda e pelo português Pedro Lamy.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.