Acidente de Magnussen encerra mais cedo segunda classificação em Le Mans. Porsche continua com 1-2-3 no grid
Com pista seca, a segunda sessão classificatória para as 24 Horas de Le Mans não viu ninguém se aproximar da Porsche. A marca de Stuttgart segue com os três melhores tempos e está a duas horas de confirmar a pole-position para a corrida deste fim de semana. Fernando Rees continua na pole da GTE Pro. Atividade foi encerrada mais cedo devido ao acidente sofrido pelo dinamarquês Jan Magnussen, da Corvette
Duas das três sessões classificatórias para as 24 Horas de Le Mans foram completadas, e a Porsche continua com as três primeiras posições do grid para a corrida deste fim de semana.
A primeira das duas sessões realizadas nesta quinta-feira (11), entre as 14h e as 16h (de Brasília), foi encerrada mais cedo por causa de um forte acidente sofrido por Jan Magnussen. O dinamarquês, que compete pela Corvette na GTE Pro, bateu na entrada das curvas Porsche e precisou ser conduzido ao Centro Médico pela equipe de resgate. Ele ficou consciente o tempo todo.
Relacionadas
determinarTipoPlayer(“15503181”, “2”, “0”);
Não choveu, como era esperado, mas os dois melhores tempos seguiram sendo os registrados pelos protótipos #18 e #17 da Porsche na noite de quarta. A única mudança no top-5 foi com o Audi #7, de André Lotterer, que superou o R18 e-tron quattro #9.
As demais poles provisórias também não mudaram de mãos: seguem com o #47 da KCMG na LMP2, o #99 da Aston Martin na GTE Pro e o #98 também da Aston Martin na GTE Am.
Resta agora uma sessão classificatória, que vai acontecer entre as 16h30 e as 19h.
Confira como foi a segunda classificação em Le Mans:
A chuva prevista não interferiu, e as equipes tiveram pista seca desde o princípio da segunda sessão classificatória para as 24 Horas de Le Mans. Isso permitiu que muitos dos carros melhorassem seus tempos de volta.
O primeiro a fazê-lo foi Nick Tandy, com o Porsche #19, mas ele apenas se aproximou dos colegas de equipe, permanecendo na terceira colocação. No Audi #7, André Lotterer é que deu um ligeiro salto, passando de sexto para quinto.
A Nissan também conseguiu melhorar seus tempos com o Nismo #21, mas ainda assim perdeu posições: Pierre Kaffer colocou o #4 da ByKolles na 11ª colocação geral, à frente das três máquinas japonesas. A Nissan, diga-se, sequer pediu um pneu de classificação à Michelin, colocando todo o foco no desempenho na corrida.
Mas, a exemplo da LMP1, nenhuma das outras classes teve mudanças de líder. Permanceram lá a KCMG e a Aston Martin, na LMP2 e nas duas GTE.
Aos 43 minutos, o treino foi interrompido porque Duncan Cameron saiu da pista com a Ferrari #55 nas curvas Porsche. Foram 13 minutos de bandeira vermelha, compensados ao final da atividade. E, enquanto a sessão estava parada, duas notícias ruins para a Toyota: Sébastien Buemi primeiro rodou, depois, foi notificado de que todos os tempos feitos pelo #1 até então na quinta-feira seriam apagados por ultrapassar os limites da pista consistentemente na curva Tertre Rouge.
Uma segunda paralisação se deu por volta das 15h30 (de Brasília), provocada por Jan Magnussen. O dinamarquês perdeu o controle do Corvette na entrada das curvas Porsche e bateu no guard-rail do lado direito da pista. A seguir, o carro rodou em alta velocidade e foi de ré acertar o muro do lado esquerdo. Ele não chegou a perder a consciência e tirou o capacete por conta própria, mas o resgate foi relativamente demorado e foi necessário conduzi-lo ao Centro Médico.
De acordo com a Corvette, Magnussen passa bem. O piloto apenas precisou ser submetido às checagens padrão após um acidente com forte impacto.
Os trabalhos não foram reiniciados e, para compensar o tempo perdido, decidiu-se antecipar em meia hora o início da terceira classificação. Foi preciso proceder assim porque, pela lei francesa, o treino não pode acabar após a meia-noite. Ou seja, se a próxima sessão for interrompida por algum motivo, terminará pontualmente à 0h no horário local.
Com a temperatura mais alta do que na quarta-feira, a sessão também foi utilizada para algumas experiências visando o ritmo de corrida. As principais montadoras da LMP1 também queriam ter certeza de quantas voltas conseguiriam dar por stint, 13 ou 14.
24 Horas de Le Mans, segunda classificação, grid de largada provisório:
1 | 18 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:16.887 | ||
2 | 17 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:17.767 | +0.880 | |
3 | 19 |
NICO HÜLKENBERG EARL BAMBER NICK TANDY |
ALE NZL ING |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:18.862 | +1.975 | |
4 | 8 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:19.866 | +2.979 | |
5 | 7 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:20.561 | +3.674 | |
6 | 9 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI RENÉ RAST |
POR ITA ALE |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:21.081 | +4.194 | |
7 | 2 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
3:23.453 | +6.566 | |
8 | 1 |
ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA SÉBASTIEN BUEMI |
ING JAP SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
3:23.767 | +6.880 | |
9 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Rebellion R-One – AER |
3:26.874 | +9.987 | |
10 | 13 |
ALEXANDRE IMPERATORI DOMINIK KRAIHAMER DANIEL ABT |
SUI AUT ALE |
P1 |
REBELLION Rebellion R-One – AER |
3:31.933 | +15.046 | |
11 | 4 |
SIMON TRUMMER PIERRE KAFFER TIAGO MONTEIRO |
SUI ALE POR |
P1 |
BYKOLLES CLM P1/01 AER |
3:36.825 | +19.938 | |
12 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY NICOLAS LAPIERRE |
ING ING FRA |
P2 |
KCMG Oreca 03R Judd |
3:38.032 | +21.145 | |
13 | 23 |
OLIVIER PLA JANN MARDENBOROUGH MAX CHILTON |
FRA ING ING |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:38.468 | +21.581 | |
14 | 41 |
GARY HIRSCH GAËTAN PALETOU JON LANCASTER |
SUI FRA ING |
P2 |
GREAVES Gibson 015S Nissan |
3:38.958 | +22.071 | |
15 | 38 |
SIMON DOLAN MITCH EVANS OLIVER TURVEY |
ING NZL ING |
P2 |
JOTA SPORT Gibson 015S Nissan |
3:39.004 | +22.117 | |
16 | 26 |
ROMAN RUSINOV SAM BIRD JULIEN CANAL |
RUS ING FRA |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
3:39.867 | +22.980 | |
17 | 46 |
PIERRE THRIET LUDOVIC BADEY TRISTAN GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
P2 |
THRIET BY TDS Oreca 05 Nissan |
3:39.923 | +23.036 | |
18 | 21 |
TSUGIO MATSUDA MARK SHULZHITSIKIY LUCAS ORDONEZ |
JAP RUS ESP |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:39.992 | +23.105 | |
19 | 34 |
CHRISTOPHER CUMMING LAURENS VANTHOOR KEVIN ESTRE |
CAN BEL FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
3:40.058 | +23.171 | |
20 | 36 |
PAUL-LAUP CHATIN NELSON PANCIATICI VINCENT CAPILLAIRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
ALPINE A450 B Nissan |
3:40.438 | +23.551 | |
21 | 28 |
GUSTAVO YACAMÁN PIPO DERANI RICARDO GONZÁLEZ |
COL BRA MEX |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
3:40.967 | +24.080 | |
22 | 22 |
HARRY TINCKNELL MICHAEL KRUMM ALEX BUNCOMBE |
ING ALE ING |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:41.400 | +24.513 | |
23 | 48 |
KARUM CHANDHOK MARK PATTERSON NATHANAËL BERTHON |
IND EUA FRA |
P2 |
MURPHY Oreca 03R Nissan |
3:41.827 | +24.940 | |
24 | 43 |
PIERRE RAGUES OLIVER WEBB ZOEL AMBERG |
FRA ING SUI |
P2 |
SARD MORAND Morgan Evo SARD |
3:42.015 | +25.128 | |
25 | 29 |
LÉO ROUSSEL HO-PIN TUNG DAVID CHENG |
FRA CHN CHN |
P2 |
PEGASUS Morgan Nissan |
3:42.023 | +25.136 | |
26 | 27 |
MAURIZIO MEDIANI DAVID MARKOZOV NICOLAS MINASSIAN |
ITA RUS FRA |
P2 |
SMP BR01 Nissan |
3:42.077 | +25.190 | |
27 | 42 |
NICK LEVENTIS DANNY WATTS JONNY KANE |
ING ING ING |
P2 |
STRAKKA Strakka Dome S103 Nissan |
3:42.237 | +25.350 | |
28 | 37 |
MIKHAIL ALESHIN KIRILL LADYGIN ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP BR01 Nissan |
3:42.417 | +25.530 | |
29 | 30 |
SCOTT SHARP RYAN DALZIEL DAVID HEINEMEIER |
EUA ING DIN |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 04B HPD |
3:42.862 | +25.975 | |
30 | 31 |
ED BROWN JON FOGARTY JOHANNES VAN OVERBEEK |
EUA EUA EUA |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 04B HPD |
3:44.631 | +27.744 | |
31 | 40 |
TRACY KROHN NICK JÖNSSON JOÃO BARBOSA |
EUA SUE POR |
P2 |
KROHN Ligier JS P2 Judd |
3:44.854 | +27.967 | |
32 | 45 |
JOSÉ IBANEZ PIERRE PERRET IVAN BELLAROSA |
FRA FRA ITA |
P2 |
IBANEZ Oreca 03R Nissan |
3:45.350 | +28.463 | |
33 | 35 |
JACQUES NICOLET JEAN-MARC MERLIN ERIK MARIS |
FRA FRA FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
3:52.843 | +35.956 | |
34 | 99 |
ALEX MACDOWALL RICHIE STANAWAY FERNANDO REES |
ING NZL BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:54.928 | +38.041 | |
35 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.102 | +38.215 | |
36 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER ROB BELL |
ING ALE ING |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.466 | +38.579 | |
37 | 95 |
CHRISTOFFER NYGAARD MARCO SORENSEN NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.783 | +38.896 | |
38 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCIA RYAN BRISCOE |
DIN ESP AUS |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
3:55.963 | +39.076 | |
39 | 83 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD RUI ÁGUAS |
FRA FRA POR |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:56.723 | +39.836 | |
40 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILLNER JORDAN TAYLOR |
ING EUA EUA |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
3:57.081 | +40.194 | |
41 | 91 |
RICHARD LIETZ MICHAEL CHRISTENSEN JÖRG BERGMEISTER |
AUT DIN ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
3:57.192 | +40.305 | |
42 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO OLIVIER BERETTA |
ITA ING MON |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:57.216 | +40.329 | |
43 | 72 |
VIKTOR SHAYTAR ANDREA BERTOLINI ALEXEY BASOV |
RUS ITA RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari F458 |
3:57.271 | +40.384 | |
44 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER GIANCARLO FISICHELLA |
ITA FIN ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:57.503 | +40.616 | |
45 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET WOLF HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
3:57.667 | +40.780 | |
46 | 88 |
CHRISTIAN RIED KHALED AL-QUBAISI KLAUS BACHLER |
ALE EAU AUT |
GTE AM |
ABU DHABI – PROTON Porsche 911 RSR |
3:58.259 | +41.372 | |
47 | 77 |
PATRICK DEMPSEY PATRICK LONG MARCO SEEFRIED |
EUA EUA ALE |
GTE AM |
DEMPSEY – PROTON Porsche 911 RSR |
3:58.882 | +41.995 | |
48 | 62 |
WILLIAM SWEEDLER TOWNSEND BELL JEFFREY SEGAL |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari F458 Italia |
3:58.946 | +42.059 | |
49 | 53 |
JEROEN BLEEKEMOLEN BEN KEATING MARC MILLER |
HOL EUA EUA |
GTE AM |
RILEY SRT Viper GTS-R |
3:59.054 | +42.167 | |
50 | 55 |
DUNCAN CAMERON MATT GRIFFIN ALEXANDER MORTIMER |
ING IRL ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:59.091 | +42.204 | |
51 | 50 |
KRISTIAN POULSEN GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
DIN ITA ITA |
GTE AM |
LARBRE Chevrolet Corvette C7 |
3:59.522 | +42.635 | |
52 | 61 |
PETER MANN RAFFAELE GIAMMARIA MATTEO CRESSONI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
4:00.311 | +43.424 | |
53 | 66 |
ABDULAZIZ AL FAISAL JAKUB GIERMAZIAK MICHAEL AVENATTI |
SAU POL EUA |
GTE AM |
JMW Ferrari F458 Italia |
4:00.551 | +43.664 | |
54 | 96 |
FRANCESCO CASTELLACCI ROALD GÖTHE STUART HALL |
ITA ALE ING |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
4:01.160 | +44.273 | |
55 | 68 |
HAN-CHEN CHEN GILLES VANNELET MIKE PARISY |
TWN FRA FRA |
GTE AM |
AAI Porsche 911 GT3 RSR |
4:02.789 | +45.902 | |
56 | 67 |
JU-SAN CHEN ALEX KAPADIA XAVIER MAASSEN |
TWN ING HOL |
GTE AM |
AAI Porsche 911 GT3 RSR |
4:04.826 | +47.939 | |