Acidente de Magnussen encerra mais cedo segunda classificação em Le Mans. Porsche continua com 1-2-3 no grid

Com pista seca, a segunda sessão classificatória para as 24 Horas de Le Mans não viu ninguém se aproximar da Porsche. A marca de Stuttgart segue com os três melhores tempos e está a duas horas de confirmar a pole-position para a corrida deste fim de semana. Fernando Rees continua na pole da GTE Pro. Atividade foi encerrada mais cedo devido ao acidente sofrido pelo dinamarquês Jan Magnussen, da Corvette

Duas das três sessões classificatórias para as 24 Horas de Le Mans foram completadas, e a Porsche continua com as três primeiras posições do grid para a corrida deste fim de semana.

A primeira das duas sessões realizadas nesta quinta-feira (11), entre as 14h e as 16h (de Brasília), foi encerrada mais cedo por causa de um forte acidente sofrido por Jan Magnussen. O dinamarquês, que compete pela Corvette na GTE Pro, bateu na entrada das curvas Porsche e precisou ser conduzido ao Centro Médico pela equipe de resgate. Ele ficou consciente o tempo todo.

Não choveu, como era esperado, mas os dois melhores tempos seguiram sendo os registrados pelos protótipos #18 e #17 da Porsche na noite de quarta. A única mudança no top-5 foi com o Audi #7, de André Lotterer, que superou o R18 e-tron quattro #9.

As demais poles provisórias também não mudaram de mãos: seguem com o #47 da KCMG na LMP2, o #99 da Aston Martin na GTE Pro e o #98 também da Aston Martin na GTE Am.

Resta agora uma sessão classificatória, que vai acontecer entre as 16h30 e as 19h.

Porsche #18 segue com a pole-provisória em Le Mans (Foto: Porsche)

Confira como foi a segunda classificação em Le Mans:

A chuva prevista não interferiu, e as equipes tiveram pista seca desde o princípio da segunda sessão classificatória para as 24 Horas de Le Mans. Isso permitiu que muitos dos carros melhorassem seus tempos de volta.

O primeiro a fazê-lo foi Nick Tandy, com o Porsche #19, mas ele apenas se aproximou dos colegas de equipe, permanecendo na terceira colocação. No Audi #7, André Lotterer é que deu um ligeiro salto, passando de sexto para quinto.

A Nissan também conseguiu melhorar seus tempos com o Nismo #21, mas ainda assim perdeu posições: Pierre Kaffer colocou o #4 da ByKolles na 11ª colocação geral, à frente das três máquinas japonesas. A Nissan, diga-se, sequer pediu um pneu de classificação à Michelin, colocando todo o foco no desempenho na corrida.

Mas, a exemplo da LMP1, nenhuma das outras classes teve mudanças de líder. Permanceram lá a KCMG e a Aston Martin, na LMP2 e nas duas GTE.

Aos 43 minutos, o treino foi interrompido porque Duncan Cameron saiu da pista com a Ferrari #55 nas curvas Porsche. Foram 13 minutos de bandeira vermelha, compensados ao final da atividade. E, enquanto a sessão estava parada, duas notícias ruins para a Toyota: Sébastien Buemi primeiro rodou, depois, foi notificado de que todos os tempos feitos pelo #1 até então na quinta-feira seriam apagados por ultrapassar os limites da pista consistentemente na curva Tertre Rouge.

Uma segunda paralisação se deu por volta das 15h30 (de Brasília), provocada por Jan Magnussen. O dinamarquês perdeu o controle do Corvette na entrada das curvas Porsche e bateu no guard-rail do lado direito da pista. A seguir, o carro rodou em alta velocidade e foi de ré acertar o muro do lado esquerdo. Ele não chegou a perder a consciência e tirou o capacete por conta própria, mas o resgate foi relativamente demorado e foi necessário conduzi-lo ao Centro Médico.

Jan Magnussen bateu na entrada das curvas Porsche com seu Corvette (Foto: Reprodução)
Corvette de Magnussen ficou assim depois do acidente (Foto: Reprodução)

De acordo com a Corvette, Magnussen passa bem. O piloto apenas precisou ser submetido às checagens padrão após um acidente com forte impacto.

Os trabalhos não foram reiniciados e, para compensar o tempo perdido, decidiu-se antecipar em meia hora o início da terceira classificação. Foi preciso proceder assim porque, pela lei francesa, o treino não pode acabar após a meia-noite. Ou seja, se a próxima sessão for interrompida por algum motivo, terminará pontualmente à 0h no horário local.

Com a temperatura mais alta do que na quarta-feira, a sessão também foi utilizada para algumas experiências visando o ritmo de corrida. As principais montadoras da LMP1 também queriam ter certeza de quantas voltas conseguiriam dar por stint, 13 ou 14.

24 Horas de Le Mans, segunda classificação, grid de largada provisório:

1 18 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:16.887    
 
 
2 17 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:17.767 +0.880  
 
 
3 19 NICO HÜLKENBERG
EARL BAMBER
NICK TANDY
ALE
NZL
ING
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:18.862 +1.975  
 
 
4 8 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:19.866 +2.979  
 
 
5 7 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:20.561 +3.674  
 
 
6 9 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
RENÉ RAST
POR
ITA
ALE
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:21.081 +4.194  
 
 
7 2 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
3:23.453 +6.566  
 
 
8 1 ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SÉBASTIEN BUEMI
ING
JAP
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
3:23.767 +6.880  
 
 
9 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Rebellion R-One – AER
3:26.874 +9.987  
 
 
10 13 ALEXANDRE IMPERATORI
DOMINIK KRAIHAMER
DANIEL ABT
SUI
AUT
ALE
P1 REBELLION
Rebellion R-One – AER
3:31.933 +15.046  
 
 
11 4 SIMON TRUMMER
PIERRE KAFFER
TIAGO MONTEIRO
SUI
ALE
POR
P1 BYKOLLES
CLM P1/01
AER
3:36.825 +19.938  
 
 
12 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
NICOLAS LAPIERRE
ING
ING
FRA
P2 KCMG
Oreca 03R
Judd
3:38.032 +21.145  
 
 
13 23 OLIVIER PLA
JANN MARDENBOROUGH
MAX CHILTON
FRA
ING
ING
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:38.468 +21.581  
 
 
14 41 GARY HIRSCH
GAËTAN PALETOU
JON LANCASTER
SUI
FRA
ING
P2 GREAVES
Gibson 015S
Nissan
3:38.958 +22.071  
 
 
15 38 SIMON DOLAN
MITCH EVANS
OLIVER TURVEY
ING
NZL
ING
P2 JOTA SPORT
Gibson 015S
Nissan
3:39.004 +22.117  
 
 
16 26 ROMAN RUSINOV
SAM BIRD
JULIEN CANAL
RUS
ING
FRA
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
3:39.867 +22.980  
 
 
17 46 PIERRE THRIET
LUDOVIC BADEY
TRISTAN GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
P2 THRIET BY TDS
Oreca 05
Nissan
3:39.923 +23.036  
 
 
18 21 TSUGIO MATSUDA
MARK SHULZHITSIKIY
LUCAS ORDONEZ
JAP
RUS
ESP
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:39.992 +23.105  
 
 
19 34 CHRISTOPHER CUMMING
LAURENS VANTHOOR
KEVIN ESTRE
CAN
BEL
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
3:40.058 +23.171  
 
 
20 36 PAUL-LAUP CHATIN
NELSON PANCIATICI
VINCENT CAPILLAIRE
FRA
FRA
FRA
P2 ALPINE
A450 B
Nissan
3:40.438 +23.551  
 
 
21 28 GUSTAVO YACAMÁN
PIPO DERANI
RICARDO GONZÁLEZ
COL
BRA
MEX
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
3:40.967 +24.080  
 
 
22 22 HARRY TINCKNELL
MICHAEL KRUMM
ALEX BUNCOMBE
ING
ALE
ING
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:41.400 +24.513  
 
 
23 48 KARUM CHANDHOK
MARK PATTERSON
NATHANAËL BERTHON
IND
EUA
FRA
P2 MURPHY
Oreca 03R
Nissan
3:41.827 +24.940  
 
 
24 43 PIERRE RAGUES
OLIVER WEBB
ZOEL AMBERG
FRA
ING
SUI
P2 SARD MORAND
Morgan Evo
SARD
3:42.015 +25.128  
 
 
25 29 LÉO ROUSSEL
HO-PIN TUNG
DAVID CHENG
FRA
CHN
CHN
P2 PEGASUS
Morgan
Nissan
3:42.023 +25.136  
 
 
26 27 MAURIZIO MEDIANI
DAVID MARKOZOV
NICOLAS MINASSIAN
ITA
RUS
FRA
P2 SMP
BR01
Nissan
3:42.077 +25.190  
 
 
27 42 NICK LEVENTIS
DANNY WATTS
JONNY KANE
ING
ING
ING
P2 STRAKKA
Strakka Dome S103
Nissan
3:42.237 +25.350  
 
 
28 37 MIKHAIL ALESHIN
KIRILL LADYGIN
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
BR01
Nissan
3:42.417 +25.530  
 
 
29 30 SCOTT SHARP
RYAN DALZIEL
DAVID HEINEMEIER
EUA
ING
DIN
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 04B
HPD
3:42.862 +25.975  
 
 
30 31 ED BROWN
JON FOGARTY
JOHANNES VAN OVERBEEK
EUA
EUA
EUA
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 04B
HPD
3:44.631 +27.744  
 
 
31 40 TRACY KROHN
NICK JÖNSSON
JOÃO BARBOSA
EUA
SUE
POR
P2 KROHN
Ligier JS P2
Judd
3:44.854 +27.967  
 
 
32 45 JOSÉ IBANEZ
PIERRE PERRET
IVAN BELLAROSA
FRA
FRA
ITA
P2 IBANEZ
Oreca 03R
Nissan
3:45.350 +28.463  
 
 
33 35 JACQUES NICOLET
JEAN-MARC MERLIN
ERIK MARIS
FRA
FRA
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
3:52.843 +35.956  
 
 
34 99 ALEX MACDOWALL
RICHIE STANAWAY
FERNANDO REES
ING
NZL
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:54.928 +38.041  
 
 
35 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.102 +38.215  
 
 
36 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ROB BELL
ING
ALE
ING
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.466 +38.579  
 
 
37 95 CHRISTOFFER NYGAARD
MARCO SORENSEN
NICKI THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.783 +38.896  
 
 
38 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCIA
RYAN BRISCOE
DIN
ESP
AUS
GTE
PRO
CORVETTE
Chevrolet Corvette C7.R
3:55.963 +39.076  
 
 
39 83 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
RUI ÁGUAS
FRA
FRA
POR
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:56.723 +39.836  
 
 
40 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILLNER
JORDAN TAYLOR
ING
EUA
EUA
GTE
PRO
CORVETTE
Chevrolet Corvette C7.R
3:57.081 +40.194  
 
 
41 91 RICHARD LIETZ
MICHAEL CHRISTENSEN
JÖRG BERGMEISTER
AUT
DIN
ALE
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
3:57.192 +40.305  
 
 
42 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
OLIVIER BERETTA
ITA
ING
MON
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:57.216 +40.329  
 
 
43 72 VIKTOR SHAYTAR
ANDREA BERTOLINI
ALEXEY BASOV
RUS
ITA
RUS
GTE
AM
SMP
Ferrari F458
3:57.271 +40.384  
 
 
44 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
GIANCARLO FISICHELLA
ITA
FIN
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:57.503 +40.616  
 
 
45 92 FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
WOLF HENZLER

FRA
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
3:57.667 +40.780  
 
 
46 88 CHRISTIAN RIED
KHALED AL-QUBAISI
KLAUS BACHLER
ALE
EAU
AUT
GTE
AM
ABU DHABI – PROTON
Porsche 911 RSR
3:58.259 +41.372  
 
 
47 77 PATRICK DEMPSEY
PATRICK LONG
MARCO SEEFRIED
EUA
EUA
ALE
GTE
AM
DEMPSEY – PROTON
Porsche 911 RSR
3:58.882 +41.995  
 
 
48 62 WILLIAM SWEEDLER
TOWNSEND BELL
JEFFREY SEGAL
EUA
EUA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari F458 Italia
3:58.946 +42.059  
 
 
49 53 JEROEN BLEEKEMOLEN
BEN KEATING
MARC MILLER
HOL
EUA
EUA
GTE
AM
RILEY
SRT Viper GTS-R
3:59.054 +42.167  
 
 
50 55 DUNCAN CAMERON
MATT GRIFFIN
ALEXANDER MORTIMER
ING
IRL
ING
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:59.091 +42.204  
 
 
51 50 KRISTIAN POULSEN
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
DIN
ITA
ITA
GTE
AM
LARBRE
Chevrolet Corvette C7
3:59.522 +42.635  
 
 
52 61 PETER MANN
RAFFAELE GIAMMARIA
MATTEO CRESSONI
EUA
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
4:00.311 +43.424  
 
 
53 66 ABDULAZIZ AL FAISAL
JAKUB GIERMAZIAK
MICHAEL AVENATTI
SAU
POL
EUA
GTE
AM
JMW
Ferrari F458 Italia
4:00.551 +43.664  
 
 
54 96 FRANCESCO CASTELLACCI
ROALD GÖTHE
STUART HALL
ITA
ALE
ING
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
4:01.160 +44.273  
 
 
55 68 HAN-CHEN CHEN
GILLES VANNELET
MIKE PARISY
TWN
FRA
FRA
GTE
AM
AAI
Porsche 911 GT3 RSR
4:02.789 +45.902  
 
 
56 67 JU-SAN CHEN
ALEX KAPADIA
XAVIER MAASSEN
TWN
ING
HOL
GTE
AM
AAI
Porsche 911 GT3 RSR
4:04.826 +47.939  
 
 

 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.