Endurance
29/11/2014 17:48

Ainda em busca de primeira vitória no WEC, Webber e Bernhard colocam Porsche na pole para 6 Horas de São Paulo

A Porsche vai largar na primeira colocação na etapa brasileira do Mundial de Endurance. Com o protótipo #20 de Mark Webber e Timo Bernhard, a montadora alemã pode se tornar a terceira marca diferente a vencer em São Paulo no WEC
Warm Up / RENAN DO COUTO,  de São Paulo
 Porsche #20 foi o mais rápido do dia (Foto: Luca Bassani)
A Porsche parece ter na última etapa do Mundial de Endurance sua grande chance de vencer uma corrida na temporada de retorno à classe LMP1. A montadora dominou os três treinos livres e conquistou, neste sábado (29), o direito de alinhar os dois carros na primeira fila do grid em Interlagos.
 
E Mark Webber, duas vezes vencedor do GP do Brasil de F1, foi o responsável pelo esforço final para fazer o protótipo #20 derrotar o #14 no duelo interno da marca de Stuttgart. Por 0s1 de diferença na média das quatro melhores voltas de cada carro, ele e Timo Bernhard é que terminaram na frente o treino classificatório.

A melhor volta foi anotada por Bernhard, e é o novo recorde de Interlagos para protótipos LMP1: 1min17s442.
 
A Toyota, virtual campeã de marcas, terá seu melhor protótipo na segunda fila, em terceiro lugar, ao lado de um Audi. Os nipônicos estão sofrendo um pouco mais do que em outros circuitos em Interlagos por conta de seu motor aspirado — a altitude da capital paulista joga contra — e pelo sistema de recuperação de energia menos eficiente em Interlagos em relação aos da Porsche.
 
O Audi #2 larga em quarto lugar, ao passo que o carro #1 que Lucas Di Grassi e Tom Kristensen guiaram na classificação ficou só com o sexto posto do grid.

As imagens do Mundial de Endurance


GTE: Rees anda forte, mas pole fica com #97. Fittipaldi só assiste
 
Fernando Rees foi muito bem em seu turno na pista na classificação, sendo o primeiro piloto a andar na casa de 1min29s954. Depois, anotou 1min30s033. Não seria o bastante para garantir a pole-position, visto que Stefan Mücke deu duas voltas em 1min29s8, mas ele foi mais rápido que todos os pilotos do Porsche #92 que vai completar a primeira fila da GTE Pro. O problema para Rees foi uma segunda volta ruim de Darryl O’Young.
 
Darren Turner, que entrou na pista no lugar de Mücke no #97, deu conta do recado e manteve seu Aston Martin na primeira posição. Fred Makowiecki e Patrick Pilet. O #99 sai logo atrás.
 
A quarta e a quinta colocações entre os GTs já ficaram nas mãos de carros da GTE Am, com o #98 levando a melhor sobre o campeão #95. Chrystoffer Nygaard e Pedro Lamy garantiram a pole da classe mais lenta do Mundial.
 
E o carro de Emerson Fittipaldi, a Ferrari F458 #61, vai sair na quarta posição na classe. Fittipaldi não participou da classificação, que foi responsabilidade dos dois pilotos mais rápidos do time, Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal. A média foi 0s6 pior que a da pole-position.

LMP: Porsche mantém domínio e conquista dobradinha
 
Neel Jani, de cara, mostrou que queria ser rápido. Foi lá e cravou 1min17s838. Tirou o pé na volta seguinte, esfriou os pneus e aí melhorou ainda mais: 1min17s593. Nova volta em ritmo de cruzeiro para cravar 1min17s523. Uma impressionante média de 1min17s558 antes de entregar o carro para 
 
Apenas o outro Porsche, com Mark Webber, e o Toyota #8, com Anthony Davidson, apresentavam ritmo relativamente próximo.
 
Com o início das segundas tentativas, Sébastien Buemi saltou para a ponta com o #8, mas a média ainda era alta — 1min18s112, e apenas uma volta abaixo de 1min18s. A soberania durou pouco: bastou Marc Lieb entrar em ação, mesmo sem ter o mesmo ritmo de Jani, para recolocar o #14 à frente de todos.
 
A emoção da sessão foi recuperada com a batalha interna que teve início entre os dois 919. Tudo ia se encaminhando a favor do #14 até que Webber recebeu uma segunda chance para andar no #20. Ele, então, melhorou seu tempo de volta e permitiu que o #20 obtivesse uma média mais baixa. Sem tempo para uma resposta de Lieb, a pole ficou mesmo com o australiano.
 
A pole-position da LMP2 ficou com a G-Drive, e a KCMG ficou com a segunda posição. Mas a SMP largará logo atrás e segue firme na briga pelo título.
 
Três em três
 
Essa é a terceira edição das 6 Horas de São Paulo, e a Porsche desponta como favorita para se tornar a terceira marca diferente a vencer em Interlagos. Em 2012, a Toyota faturou a primeira vitória de sua trajetória no WEC em Interlagos com Alex Wurz e Nicolas Lapierre. Em 2013, a Audi venceu com André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer.

A largada para a terceira edição das 6 Horas de São Paulo será dada às 13h (de Brasília) deste domingo.


1 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRENDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:17.676    
 
 
2 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
1:17.783 +0.107  
 
 
3 8 ANTHONY DAVIDSON
SÉBASTIEN BUEMI
ING
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:18.070 +0.394  
 
 
4 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:18.889 +1.213  
 
 
5 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
1:18.920 +1.244  
 
 
6 1 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
TOM KRISTENSEN
BRA
FRA
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
1:18.983 +1.307  
 
 
7 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
1:21.127 +3.451  
 
 
8 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
FABIO LEIMER
AUT
ITA
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
1:21.644 +3.968  
 
 
9 9
PIERRE KAFFER
LUCAS AUER

ALE
AUT
P1 LOTUS
CLM P1/01
ERA
1:22.081 +4.405  
 
 
10 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan
Nissan
1:24.463 +6.787  
 
 
11 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
ALEX IMPERATORI
ING
ING
SUI
P2 KCMG
Oreca 03
Nissan
1:24.843 +7.167  
 
 
12 37 KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
1:25.256 +7.580  
 
 
13 27 SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
1:25.400 +7.724  
 
 
14 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKE
ING
ALE
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.111 +12.435  
 
 
15 92
FRÉD MAKOWIECKI
PATRICK PILET

FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
1:30.259 +12.583  
 
 
16 99 ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG
FERNANDO REES
ING
HKG
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.312 +12.636  
 
 
17 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRIS NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.401 +12.725  
 
 
18 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
NICKI THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
1:30.493 +12.817  
 
 
19 91 RICHARD LIETZ
JÔRG BERGMEISTER
NICK TANDY
AUT
ALE
ING
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
1:30.536 +12.860  
 
 
20 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:30.565 +12.889  
 
 
21 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
ANDREA BERTOLINI
AUS
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:30.882 +13.206  
 
 
22 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:30.908 +13.232  
 
 
23 61 ALE PIER GUIDI
EMERSON FITTIPALDI
JEFF SEGAL
ITA
BRA
EUA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
1:31.057 +13.381  
 
 
24 90 MATTEO CRESSONI
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
ITA
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
1:31.483 +13.807  
 
 
25 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
FRA
FRA
FRA
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
1:31.511 +13.835  
 
 
26 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
1:34.865 +17.189  
 
 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.

IL PRIMO GIORNO

Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
 
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
"NÃO MUDARIA NADA"

O fato de ter vencido o último título há 23 anos não incomoda nem um pouco Rubens Barrichello. Dono de um currículo expressivo no automobilismo mundial, com destaque para as 19 temporadas na F1 e o recorde de GPs disputados na maior das categorias, o piloto da Full Time agora chega a Curitiba, para etapa final da Stock Car, na condição de favorito ao título. A experiência o faz encarar a prova com calma e também dá o tom do momento feliz que o paulista vive.
 
Em entrevista no paddock da pista paranaense, Barrichello tentou explicar o que sente quando perguntando pelo GRANDE PRÊMIO sobre o hiato de títulos. “Todo mundo está falando dessa coisa dos 23 anos. Mas no ano passado eu ganhei as 500 Milhas de Kart, eu fui campeão. E ninguém lembra disso... Se não tem tanta importância, os oito títulos que a gente tem nas 500 Milhas de Kart, todo mundo daria tudo para ter”, disse.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
EMMO VOLTOU

Emerson Fittipaldi, pela primeira vez em mais de duas décadas, participou de uma sessão oficial de uma competição internacional. E foi de Ferrari, um sonho que ele sempre teve, mas nunca teve a chance de fazê-lo na F1. Neste fim de semana, em Interlagos, ele disputa as 6 Horas de São Paulo com um modelo F458 da AF Corse. Encerrado o primeiro dia de treinos, estava encantado: “Muito legal. Espetacular. O carro é muito bacana.”
 
De dentro dos boxes, o GRANDE PRÊMIO acompanhou a participação de Fittipaldi no segundo treino livre desta sexta, sessão que começou com o filho mais novo extremamente ansioso.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.