Ainda em busca de primeira vitória no WEC, Webber e Bernhard colocam Porsche na pole para 6 Horas de São Paulo
A Porsche vai largar na primeira colocação na etapa brasileira do Mundial de Endurance. Com o protótipo #20 de Mark Webber e Timo Bernhard, a montadora alemã pode se tornar a terceira marca diferente a vencer em São Paulo no WEC
A Porsche parece ter na última etapa do Mundial de Endurance sua grande chance de vencer uma corrida na temporada de retorno à classe LMP1. A montadora dominou os três treinos livres e conquistou, neste sábado (29), o direito de alinhar os dois carros na primeira fila do grid em Interlagos.
E Mark Webber, duas vezes vencedor do GP do Brasil de F1, foi o responsável pelo esforço final para fazer o protótipo #20 derrotar o #14 no duelo interno da marca de Stuttgart. Por 0s1 de diferença na média das quatro melhores voltas de cada carro, ele e Timo Bernhard é que terminaram na frente o treino classificatório.
A melhor volta foi anotada por Bernhard, e é o novo recorde de Interlagos para protótipos LMP1: 1min17s442.
A Toyota, virtual campeã de marcas, terá seu melhor protótipo na segunda fila, em terceiro lugar, ao lado de um Audi. Os nipônicos estão sofrendo um pouco mais do que em outros circuitos em Interlagos por conta de seu motor aspirado — a altitude da capital paulista joga contra — e pelo sistema de recuperação de energia menos eficiente em Interlagos em relação aos da Porsche.
O Audi #2 larga em quarto lugar, ao passo que o carro #1 que Lucas Di Grassi e Tom Kristensen guiaram na classificação ficou só com o sexto posto do grid.
As imagens do Mundial de Endurance
#GALERIA(5158)
GTE: Rees anda forte, mas pole fica com #97. Fittipaldi só assiste
Fernando Rees foi muito bem em seu turno na pista na classificação, sendo o primeiro piloto a andar na casa de 1min29s954. Depois, anotou 1min30s033. Não seria o bastante para garantir a pole-position, visto que Stefan Mücke deu duas voltas em 1min29s8, mas ele foi mais rápido que todos os pilotos do Porsche #92 que vai completar a primeira fila da GTE Pro. O problema para Rees foi uma segunda volta ruim de Darryl O’Young.
Darren Turner, que entrou na pista no lugar de Mücke no #97, deu conta do recado e manteve seu Aston Martin na primeira posição. Fred Makowiecki e Patrick Pilet. O #99 sai logo atrás.
A quarta e a quinta colocações entre os GTs já ficaram nas mãos de carros da GTE Am, com o #98 levando a melhor sobre o campeão #95. Chrystoffer Nygaard e Pedro Lamy garantiram a pole da classe mais lenta do Mundial.
E o carro de Emerson Fittipaldi, a Ferrari F458 #61, vai sair na quarta posição na classe. Fittipaldi não participou da classificação, que foi responsabilidade dos dois pilotos mais rápidos do time, Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal. A média foi 0s6 pior que a da pole-position.
LMP: Porsche mantém domínio e conquista dobradinha
Neel Jani, de cara, mostrou que queria ser rápido. Foi lá e cravou 1min17s838. Tirou o pé na volta seguinte, esfriou os pneus e aí melhorou ainda mais: 1min17s593. Nova volta em ritmo de cruzeiro para cravar 1min17s523. Uma impressionante média de 1min17s558 antes de entregar o carro para
Apenas o outro Porsche, com Mark Webber, e o Toyota #8, com Anthony Davidson, apresentavam ritmo relativamente próximo.
Com o início das segundas tentativas, Sébastien Buemi saltou para a ponta com o #8, mas a média ainda era alta — 1min18s112, e apenas uma volta abaixo de 1min18s. A soberania durou pouco: bastou Marc Lieb entrar em ação, mesmo sem ter o mesmo ritmo de Jani, para recolocar o #14 à frente de todos.
A emoção da sessão foi recuperada com a batalha interna que teve início entre os dois 919. Tudo ia se encaminhando a favor do #14 até que Webber recebeu uma segunda chance para andar no #20. Ele, então, melhorou seu tempo de volta e permitiu que o #20 obtivesse uma média mais baixa. Sem tempo para uma resposta de Lieb, a pole ficou mesmo com o australiano.
A pole-position da LMP2 ficou com a G-Drive, e a KCMG ficou com a segunda posição. Mas a SMP largará logo atrás e segue firme na briga pelo título.
Três em três
Essa é a terceira edição das 6 Horas de São Paulo, e a Porsche desponta como favorita para se tornar a terceira marca diferente a vencer em Interlagos. Em 2012, a Toyota faturou a primeira vitória de sua trajetória no WEC em Interlagos com Alex Wurz e Nicolas Lapierre. Em 2013, a Audi venceu com André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer.
Relacionadas
A largada para a terceira edição das 6 Horas de São Paulo será dada às 13h (de Brasília) deste domingo.
1 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRENDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
1:17.676 | ||
2 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
1:17.783 | +0.107 | |
3 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON SÉBASTIEN BUEMI |
ING SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
1:18.070 | +0.394 | |
4 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
1:18.889 | +1.213 | |
5 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
1:18.920 | +1.244 | |
6 | 1 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL TOM KRISTENSEN |
BRA FRA DIN |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
1:18.983 | +1.307 | |
7 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
1:21.127 | +3.451 | |
8 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI |
P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota |
1:21.644 | +3.968 | |
9 | 9 |
PIERRE KAFFER LUCAS AUER |
ALE AUT |
P1 |
LOTUS CLM P1/01 ERA |
1:22.081 | +4.405 | |
10 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan |
1:24.463 | +6.787 | |
11 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEX IMPERATORI |
ING ING SUI |
P2 |
KCMG Oreca 03 Nissan |
1:24.843 | +7.167 | |
12 | 37 |
KIRILL LADYGIN VIKTOR SHAITAR ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
1:25.256 | +7.580 | |
13 | 27 |
SERGEY ZLOBIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA |
P2 |
SMP Oreca 03 Nissan |
1:25.400 | +7.724 | |
14 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKE |
ING ALE |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
1:30.111 | +12.435 | |
15 | 92 |
FRÉD MAKOWIECKI PATRICK PILET |
FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
1:30.259 | +12.583 | |
16 | 99 |
ALEX MACDOWALL DARRYL O'YOUNG FERNANDO REES |
ING HKG BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
1:30.312 | +12.636 | |
17 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRIS NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
1:30.401 | +12.725 | |
18 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
1:30.493 | +12.817 | |
19 | 91 |
RICHARD LIETZ JÔRG BERGMEISTER NICK TANDY |
AUT ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
1:30.536 | +12.860 | |
20 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
1:30.565 | +12.889 | |
21 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO ANDREA BERTOLINI |
AUS ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
1:30.882 | +13.206 | |
22 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
1:30.908 | +13.232 | |
23 | 61 |
ALE PIER GUIDI EMERSON FITTIPALDI JEFF SEGAL |
ITA BRA EUA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
1:31.057 | +13.381 | |
24 | 90 |
MATTEO CRESSONI GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
ITA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia |
1:31.483 | +13.807 | |
25 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
1:31.511 | +13.835 | |
26 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
1:34.865 | +17.189 | |
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.
IL PRIMO GIORNO
Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana.
"NÃO MUDARIA NADA"
O fato de ter vencido o último título há 23 anos não incomoda nem um pouco Rubens Barrichello. Dono de um currículo expressivo no automobilismo mundial, com destaque para as 19 temporadas na F1 e o recorde de GPs disputados na maior das categorias, o piloto da Full Time agora chega a Curitiba, para etapa final da Stock Car, na condição de favorito ao título. A experiência o faz encarar a prova com calma e também dá o tom do momento feliz que o paulista vive.
Em entrevista no paddock da pista paranaense, Barrichello tentou explicar o que sente quando perguntando pelo GRANDE PRÊMIO sobre o hiato de títulos. “Todo mundo está falando dessa coisa dos 23 anos. Mas no ano passado eu ganhei as 500 Milhas de Kart, eu fui campeão. E ninguém lembra disso… Se não tem tanta importância, os oito títulos que a gente tem nas 500 Milhas de Kart, todo mundo daria tudo para ter”, disse.
EMMO VOLTOU
Emerson Fittipaldi, pela primeira vez em mais de duas décadas, participou de uma sessão oficial de uma competição internacional. E foi de Ferrari, um sonho que ele sempre teve, mas nunca teve a chance de fazê-lo na F1. Neste fim de semana, em Interlagos, ele disputa as 6 Horas de São Paulo com um modelo F458 da AF Corse. Encerrado o primeiro dia de treinos, estava encantado: “Muito legal. Espetacular. O carro é muito bacana.”
Emerson Fittipaldi, pela primeira vez em mais de duas décadas, participou de uma sessão oficial de uma competição internacional. E foi de Ferrari, um sonho que ele sempre teve, mas nunca teve a chance de fazê-lo na F1. Neste fim de semana, em Interlagos, ele disputa as 6 Horas de São Paulo com um modelo F458 da AF Corse. Encerrado o primeiro dia de treinos, estava encantado: “Muito legal. Espetacular. O carro é muito bacana.”
De dentro dos boxes, o GRANDE PRÊMIO acompanhou a participação de Fittipaldi no segundo treino livre desta sexta, sessão que começou com o filho mais novo extremamente ansioso.