Audi assume liderança pela 1ª vez no fim da 14ª hora após problema da Toyota. Aston Martin continua na frente com trio de Senna
A Toyota perdeu a liderança da prova! Kazuki Nakajima parou na pista e perdeu a liderança da prova para a Audi no último minuto da 14ª hora em Le Mans. Protótipo #1 da montadora alemã também enfrentou problema
Já é quase dia em Le Mans, e o líder é novo: agora é o protótipo #2 de André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer quem puxa a fila na 82ª edição das 24 Horas de Le Mans. O trio assumiu a liderança no final da 14ª hora após o Toyota #7 parar na pista com Kazuki Nakajima no cockpit.
Nas quatro horas que se passaram desde a última parcial publicada pelo GRANDE PRÊMIO, a Audi vinha reduzindo a diferença que existia entre o R18 e-tron quattro #2 e o TS-040 #7. Mas a diferença ainda era grande, girava em torno de 1min30s, até o momento em que Nakajima sumiu dos radares. Ele parou na curva Arnage devido a uma pane elétrica.
Relacionadas
Fato é que a consternação tomou conta da garagem:
I am devastated and want to cry! Leading the LeMans 24h race for 14h… pushing every inch along the way… and now technical breakdown 🙁
— alex wurz (@alex_wurz) June 15, 2014
Assim, só o #2 ainda está invicto em Sarthe neste fim de semana. Uma boa definição do que Le Mans é: uma prova de resistência.
Pouco mais de uma hora antes, o #1, de Tom Kristensen, Lucas Di Grassi e Marc Gené. Kristensen estava no cockpit quando, de repente, se viu sem potência. Teve de voltar lentamente para os boxes, onde o carro permaneceu parado por 6min49s antes de voltar a andar já com Di Grassi ao volante. Foi o tempo que a Audi precisou para trocar a bomba de combustível.
Como se isso não fosse o bastante, Di Grassi teve um pneu furado e perdeu ainda mais tempo nos boxes.
O resultado foi que a Porsche conseguiu recuperar, com Timo Bernhard, a terceira posição da prova — o #20 chegou a andar na ponta, mas havia falhado brevemente durante o primeiro stint de Brendon Hartley.
Se a marca de Stuttgart se permitiu sorrir por causa disso, lamentou outro defeito no carro #14. Assim como na primeira hora da corrida, a pressão de combustível baixou e custou mais algum tempo nos boxes, mas o problema pôde ser consertado e não impediu Marc Lieb de seguir andando no top-5. Mas a vitória, agora, estava mesmo fora de alcance: ele tinha 11 voltas de desvantagem para o líder.
Na GTE Pro, Darren Turner precisou se esforçar para garantir que o #97 estaria na liderança ao amanhecer. Após uma das trocas de pilotos, o Vantage retornou à pista atrás do Corvette #74 e da Ferrari #51. Mas um bom stint do inglês teve como ponto alto duas ultrapassagens, a última delas sobre Giancarlo Fisichella, para recuperar a dianteira.
Antes disso, Fisichella também havia passado pelo Corvette na pista para ganhar a ponta.
Aston Martin também na frente na GTE Am, com o #95, voltas à frente da Ferrari #61 da AF Corse. E, finalmente, a LMP2 segue dominada pelos chassi Ligier da OAK e da Signatech, o #35 e o #36.
O GRANDE PRÊMIO voltará a publicar uma parcial das 24 Horas de Le Mans às 7h (de Brasília), mas segue exibindo a prova ao vivo e na íntegra.
Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, após 14 horas:
1 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
221 voltas | |
2 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN KAZUKI NAKAJIMA |
AUT FRA JAP |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+2 voltas | |
3 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+2 voltas | |
4 | 1 |
LUCAS DI GRASSI MARC GENÉ TOM KRISTENSEN |
BRA ESP DIN |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+2 voltas | |
5 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
+11 voltas | |
6 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON NICOLAS LAPIERRE SÉBASTIEN BUEMI |
ING FRA SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
+11 voltas | |
7 | 35 |
ALEX BRUNDLE JANN MARDENBOROUGH MARK SHULZHITSKIY |
ING ING RUS |
P2 |
OAK RACING Ligier JS P2 |
+15 voltas | |
8 | 36 |
PAUL-LOUP CHATIN NELSON PANCIATICI OLIVER WEBB |
FRA FRA ING |
P2 |
SIGNATECH ALPINE Alpine A450b Nissan |
+15 voltas | |
9 | 46 |
PIERRE THIRIET LUDOVIC BADEY TRISTAN GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
P2 |
THIRIET Ligier JS P2 |
+16 voltas | |
10 | 34 |
MICHEL FREY FRANCK MAILLEUX JON LANCASTER |
SUI FRA ING |
P2 |
RACE PERFORMANCE Oreca 03R Judd |
+17 voltas | |
11 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION R-One Toyota |
+18 voltas | |
12 | 38 |
SIMON DOLAN HARRY TINCKNELL OLIVER TURVEY |
ING ING ING |
P2 |
JOTA SPORT Zytek Z11SN Nissan |
+18 voltas | |
13 | 24 |
RENÉ RAST JAN CHAROUZ VINCENT CAPILLAIRE |
ALE TCH FRA |
P2 |
SÉBASTIEN LOEB RACING Oreca 03R Nissan |
+19 voltas | |
14 | 43 |
CHRISTIAN KLIEN GARY HIRSCH ROMAIN BRANDELA |
AUT SUI FRA |
P2 |
NEW BLOOD Morgan Judd |
+20 voltas | |
15 | 33 |
DAVID CHENG HO-PIN TUNG ADDERLY FONG |
CHN CHN HKG |
P2 |
OAK RACING Ligier JS P2 |
+23 voltas | |
16 | 42 |
THOMAS KIMBER-SMITH MATTHEW MCMURRY CHRIS DYSON |
ING ING EUA |
P2 |
CATERHAM Zytek Z11SN Nissan |
+25 voltas | |
17 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER BRUNO SENNA |
ING ALE BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+25 voltas | |
18 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER GIANCARLO FISICHELLA |
ITA FIN ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+26 voltas | |
19 | 92 |
MARCO HOLZER FRÉDÉRIC MAKOWIECKI RICHARD LIETZ |
ALE FRA AUT |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+26 voltas | |
20 | 74 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER RICHARD WESTBROOK |
ING EUA ING |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
+26 voltas | |
21 | 29 |
JULIEN SCHELL NICOLAS LEUTWILER LEO ROUSSEL |
FRA SUI FRA |
P2 |
PEGASUS RACING Morgan Nissan |
+27 voltas | |
22 | 50 |
PIERRE RAGUES RICKY TAYLOR KEIKO IHARA |
FRA EUA JAP |
P2 |
LARBRE COMPETITION Morgan Judd |
+28 voltas | |
23 | 73 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCIA JORDAN TAYLOR |
DIN ESP EUA |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
+28 voltas | |
24 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN NZL |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+28 voltas | |
25 | 27 |
SERGEY ZLOBIN MIKA SALO ANTON LADYGIN |
RUS FIN RUS |
P2 |
SMP Oreca 03R Nissan |
+29 voltas | |
26 | 61 |
LUIS PÉREZ-COMPANC MARCO CIOCI MIRKO VENTURI |
ARG ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
+30 voltas | |
27 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
+30 voltas | |
28 | 90 |
FRANCK MONTECALVO GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia |
+31 voltas | |
29 | 57 |
TRACY KROHN NICLAS JÖNSSON BEN COLLINS |
EUA SUE ING |
GTE AM |
KROHN RACING Ferrari 458 Italia |
+32 voltas | |
30 | 70 |
SHINJI NAKANO PIERRE EHRET MARTIN RICH |
JAP ALE ING |
GTE AM |
TEAM TAISAN Ferrari 458 Italia |
+33 voltas | |
31 | 77 |
PATRICK DEMPSEY JOE FOSTER PATRICK LONG |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
DEMPSEY – PROTON Porsche 911 GT3 RSR |
+33 voltas | |
32 | 66 |
ABDULAZIZ AL FAISAL SETH NEIMAN SPENCER PUMPELLY |
SAU EUA EUA |
GTE AM |
JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia |
+33 voltas | |
33 | 58 |
FABIEN BARTHEZ ANTHONY PONS SOHELL AYARI |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
TEAM SOFREV ASP Ferrari 458 Italia |
+34 voltas | |
34 | 76 |
RAYMOND NARAC NICOLAS ARMINDO DAVID HALLYDAY |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
IMSA MATMUT Porsche 911 GT3 RSR |
+35 voltas | |
35 | 67 |
ERIC MARIS JEAN-MARC MERLIN ERC HELARY |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
IMSA MATMUT Porsche 911 GT3 RSR |
+36 voltas | |
36 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
+36 voltas | |
37 | 79 |
COOPER MACNEIL SÉBASTIEN CRUBILÉ JEROEN BLEEKEMOLEN |
EUA FRA HOL |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+39 voltas | |
38 | 72 |
ANDREA BERTOLINI VIKTOR SHAITAR ALEKSEY BASOV |
ITA RUS RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari 458 Italia |
+40 voltas | |
39 | 53 |
JOHNNY MOWLEM MARK PATTERSON ARCHIE HAMILTON |
ING EUA ING |
GTE AM |
RAM Ferrari F458 Italia |
+43 voltas | |
40 | 91 |
PATRICK PILET JÖRG BERGMEISTER NICK TANDY |
FRA ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
+56 voltas | |
41 | 62 |
YANNICK MALLEGOL JEAN-MARC BACHELER HOWARD BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari 458 Italia |
+57 voltas | |
42 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MARKUS PALTTALA |
FRA FRA FIN |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR |
+67 voltas | |
43 | 52 |
MATT GRIFFIN ÁLVARO PARENTE FEDERIC LEO |
IRL POR ITA |
GTE PRO |
RAM Ferrari F458 Italia |
+82 voltas | |
44 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA |
P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan |
NC | |
45 | 60 |
PETER MANN LORENZO CASE RAFFAELE GIAMMARIA |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari 458 Italia |
NC | |
46 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEXANDRE IMPERATORI |
ING ING SUI |
P2 |
KCMG Oreca 03 Q21Nissan |
NC | |
47 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI |
P1 |
REBELLION R-One Toyota |
NC | |
48 | 48 |
NATHANAËL BERTHON RICARDO GONZALEZ KARUN CHANDHOK |
FRA MEX IND |
P2 |
MURPHY PROTOTYPES Oreca 03R Nissan |
NC | |
49 | 41 |
MICHAEL NUNEMANN ALESSANDRO LATIF JAMES WINSLOW |
ING ING ESP |
P2 |
GREAVES Zytek Z11SN Nissan |
NC | |
50 | 71 |
DAVIDE RIGON PIERRE KAFFER OLIVIER BERETTA |
ITA FRA MON |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
NC | |
51 | 3 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI OLIVER JARVIS |
POR ITA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
NC | |
52 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO SAM BIRD |
AUS ITA ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
NC | |
53 | 37 |
KIRILL LADYGIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA |
P2 |
SMP Oreca 03R Nissan |
NC | |
54 | 0 |
LUCAS ORDOÑEZ WOLFGANG REIP SATOSHI MOTOYAMA |
ESP BEL JAP |
CTDN |
NISSAN Zeod RC |
NC | |
c
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.