Companheiro pensou que Nakajima estava ‘posando para foto’. Di Grassi diz que final “mostra o quão difícil é Le Mans”

A Porsche não foi a única beneficiada pela quebra da Toyota de Kazuki Nakajima: a Audi salvou um terceiro lugar, e Lucas Di Grassi foi ao pódio pela terceira vez em quatro participações nas 24 Horas de Le Mans. No entanto, seu parceiro de carro, Oliver Jarvis, disse que abriria mão do pódio em prol da vitória nipônica


determinarTipoPlayer(“15900978”, “2”, “0”);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;


Inacreditável, chocante, inesperado. Cruel, trágico. Adjetivos não vão faltar para definir o que foi o final das 24 Horas de Le Mans de 2016, e até mesmo quem acabou beneficiado ficou surpreso.
 
Falar em merecimento da Toyota em uma prova de endurance é algo difícil de se fazer, afinal de contas, chegar ao final é um objetivo primordial — e é por isso o resultado em Le Mans só leva em conta quem cruza a linha de chegada.
 
Foi por isso que a Porsche não teve pudor em comemorar a vitória. Enquanto Neel Jani contornava a última volta, Marc Lieb e Romain Dumas rolavam de alegria no chão dos boxes.
 
Dumas, que venceu em Le Mans também em 2010 com a Audi, falou após a cerimônia do pódio: “Todos estamos tristes pela Toyota, mas quando lhe é oferecida uma vitória, você tem que abraçar. Não tivemos tempo para perceber o que havia acontecido, ninguém estava esperando. Todo mundo vai se lembrar dessa corrida no futuro”. 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Neel Jani recebe a bandeirada que deu à Porsche a vitória nas 24 Horas de Le Mans (Foto: Getty Images)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

E, então, a reação de Stéphane Sarrazin? O francês, do outro carro da Toyota, achou que a equipe já estava preparando a festa da vitória, como é tradição em Le Mans.

 
“Eu não sei o que aconteceu. Achei que ele estava me esperando e eu ia ficar atrás dele até a chegada, então me disseram que ele estava com um problema e era para eu ultrapassá-lo. Isso é Le Mans, mas é triste demais que tenha terminado assim”, lamentou o piloto de 40 anos.
 
Como Nakajima não foi capaz de receber a bandeirada antes de a corrida ser decretada como encerrada, o derradeiro lugar no pódio acabou sobrando para o Audi #8, de Loïc Duval, Oliver Jarvis e do brasileiro Lucas Di Grassi — mesmo com eles estando mais de dez passagens atrás.
Nakajima é carregado após descer do carro (Foto: Getty Images)
“Um final de corrida inacreditável, o que mostra o quão difícil é realmente a 24 Horas de Le Mans”, declarou Di Grassi.
 
“É estranho estar aqui”, afirmou o inglês Jarvis. “Não é que não queremos. Demos duro, fizemos nossa parte, mas todos podem concordar que não é como ninguém queria terminar. Não conheço pessoalmente os caras da Toyota, mas estou devastado por eles. Eu definitivamente abriria mão do meu lugar para vê-los aqui como vencedores. Essa corrida pode acontecer de novo 1000 vezes, você nunca vai ver o que vimos hoje. Quem pode acreditar que um motor, turbo ou o que for, pode durar 23 horas e 57 minutos?”
 
Ao longo da prova, o trio de Di Grassi perdeu tempo nos boxes fazendo reparos, mas permaneceu com esperanças até de vitória até a 19ª hora. Foi quando um pit-stop de 40 minutos fez o carro perder mais 11 voltas. 
 
“Passamos muito tempo nos boxes com problemas diferentes no carro, por isso a gente não conseguiu brigar por liderança e vitória, mas levamos este pódio para casa. Temos capacidade de fazer melhor no ano que vem para conquistarmos mais um resultado positivo dependendo não só do fator performance, como também da confiabilidade. Entretanto, estou orgulhoso do que fizemos aqui”, acrescentou Lucas, que agora tem um segundo e dois terceiros lugares em quatro participações em Le Mans. Ele é o brasileiro com mais pódios na classificação geral em Le Mans.
Di Grassi foi ao pódio pela terceira vez em Le Mans (Foto: Audi)
Di Grassi, Duval e Jarvis sobem para a vice-liderança do Mundial de Endurance com 61 pontos, atrás só de Lieb, Dumas eJani, que têm 93. A próxima etapa é em 24 de julho, em Nürburgring.
 
Confira mais reações à desilusão encarada pela Toyota neste domingo:

 
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.