Em Interlagos, Porsche domina treinos e desponta como favorita em busca de primeira vitória na temporada

Imbatível nos treinos livres e na classificação, a Porsche acredita no primeiro triunfo no ano nas 6 Horas de São Paulo. Para Neel Jani e Brendon Hartley, a equipe evoluiu muito durante o ano e a vitória é a peça que falta para fechar com chave de ouro o ano de desenvolvimento do time alemão

A Porsche tem a melhor chance para finalmente vencer no Mundial de Endurance de 2014. Neste domingo (30), os alemães partem das duas primeiras colocações, com o #20, de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard na frente do #14 de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb.
 
Além da vantagem na posição de largada, a Porsche vê a Toyota, principal equipe da temporada, ter problemas com a altitude e perda de cerca de 10% da potência do motor, de acordo com o diretor-técnico da marca japonesa Pascal Vasselon.
 
Jani, piloto do #14 e mais veloz no último treino livre, lembrou ao GRANDE PRÊMIO que a Porsche vem se destacando nas classificações, mas que ainda falta quebrar a barreira da vitória. 
 
“Eu acho que tivemos uma boa temporada até aqui, mas é claro que nos falta a vitória. Por outro lado, tivemos um desempenho espetacular nas classificações, foram quatro poles. É um ótimo trabalho da Porsche até aqui”, disse.
 
O suíço afirmou que a equipe alemã corrigiu problemas de confiabilidade que vinha apresentando e que o triunfo, hoje, é bem mais possível.
 
“Seria muito legal se a vitória viesse e isso já vai ser mais possível que no começo do ano, já que conseguimos resolver os problemas de confiabilidade que tivemos no início da temporada e que foram totalmente normais para um primeiro ano”, completou.
Jani foi um dos pilotos mais rápidos do fim de semana com o Porsche 919 (Foto: Luca Bassani)
Hartley, que disputa a temporada pelo #20, confirmou ao GP que a evolução na Porsche é grande e que a chance de vitória em Interlagos é real.
 
“É incrível como a equipe evoluiu durante o ano. Se compararmos do dia em que eu me juntei ao projeto, no final do ano passado, para hoje, a diferença é impressionante. Estamos melhorando a cada corrida e agora temos a nossa melhor chance de vitória na temporada”, falou.
 
O neozelandês explicou que o turbo auxilia nas retas, mas que o novo asfalto também tem desempenhado papel importante no final de semana dominante que a Porsche vem tendo.
 
“Há uma série de fatores que nos ajudam aqui. Temos ótima velocidade de reta empurrados pelo turbo, além disso o asfalto tem nos ajudado muito. Com muita aderência, nosso carro tem rendido muito bem”, concluiu.

Portanto, resta a Porsche conseguir manter um bom ritmo durante toda a corrida, acompanhando o desempenho que a Audi e a Toyota apresentaram durante a temporada deste ano.
 
O trio do Porsche #14 acumula dois pódios na temporada 2014 e ocupa a sexta colocação na classificação geral. Enquanto isso, o do #20 possui três pódios, mas é nono na tabela.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.
IL PRIMO GIORNO
Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
 
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

ZÁS, ZÁS

A Porsche parece ter na última etapa do Mundial de Endurance sua grande chance de vencer uma corrida na temporada de retorno à classe LMP1. A montadora dominou os três treinos livres e conquistou, neste sábado (29), o direito de alinhar os dois carros na primeira fila do grid em Interlagos.

E Mark Webber, duas vezes vencedor do GP do Brasil de F1, foi o responsável pelo esforço final para fazer o protótipo #20 derrotar o #14 no duelo interno da marca de Stuttgart. Por 0s1 de diferença na média das quatro melhores voltas de cada carro, ele e Timo Bernhard é que terminaram na frente o treino classificatório.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

SIGAM-ME OS BONS

Rubens Barrichello conquistou uma vantagem importante na luta pelo título em Curitiba. O piloto da Full Time voou na parte final da classificação deste sábado (29) e vai sair na pole pela segunda vez na temporada 2014. Daniel Serra vai dividir com o veterano a primeira fila. Entre os rivais diretos pela taça, os mais próximos são Cacá Bueno, que sai em terceiro. O vice-líder Átila Abreu obteve a quarta posição, logo à frente de Thiago Camilo. Também na briga, Allam Khodair será o sétimo colocado.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.