FOTO: Alonso começa teste no WEC pela Toyota, mas é batido por Fittipaldi nesta manhã no Bahrein

Fernando Alonso deu início ao seu sonho de disputar as 24 Horas de Le Mans. No chamado ‘Teste dos Novatos’ promovido pelo WEC neste domingo no Bahrein, o espanhol completou as suas primeiras 37 voltas a bordo do Toyota TS050 Hybrid em Sakhir. O bicampeão do mundo anotou 1min43s709 em sua melhor passagem, ficando atrás de Pietro Fittipaldi, que ganhou a chance de testar o Porsche 919 Hybrid por conta da conquista do título da World Series

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A manhã deste domingo (19) no Bahrein foi especial para Fernando Alonso. O bicampeão mundial de F1 nunca escondeu seu desejo de um dia disputar as 24 Horas de Le Mans. Não só correr, mas vencer para chegar mais perto do sonho de conquistar a Tríplice Coroa. E sua caminhada rumo a Sarthe começou com a participação no chamado ‘Teste dos Novatos’ com a Toyota. A sessão é promovida pelo Mundial de Endurance, mas conta também com os pilotos que fazem parte regularmente da categoria.

Foram três os novatos que participaram do teste nesta ao longo deste domingo na classe LMP1, a principal do Mundial de Endurance. Além de Alonso, o francês Thomas Laurent, de apenas 19 anos, também acelerou o protótipo Toyota TS050 Hybrid, enquanto o brasileiro Pietro Fittipaldi ganhou a chance de pilotar o Porsche 919 Hybrid como prêmio pela conquista do título da World Series, confirmado na última sexta-feira no circuito do Bahrein.
Fernando Alonso entra no Toyota TS050 Hybrid para seu primeiro teste em Sakhir (Foto: FIA WEC)
A liderança geral na LMP1 foi conquistada nesta manhã pelo alemão Timo Bernhard, da Porsche, que cravou 1min40s244 após nove voltas no circuito de Sakhir. Em seguida finalizaram Sébastien Buemi e Mike Conway, da Toyota. O melhor novato foi Laurent, que marcou 1min43s273 com o Toyota TS050 na melhor de 31 voltas completadas. 
 
Fittipaldi foi ligeiramente melhor que Alonso. A bordo do Porsche, o brasileiro marcou 1min43s301. Fernando foi quem mais andou na LMP1: 37 voltas. Na penúltima e melhor delas, o espanhol anotou 1min43s709.
Hisataka Murata, chefe da Toyota, comemorou a chance de ter um grande nome como Fernando Alonso a bordo do seu protótipo. “Estamos empolgados por Alonso testar nosso carro. Quando ele nos visitou em Colônia [sede da equipe na Europa], pudemos ver seu entusiasmo e paixão pelo nosso esporte. Ele é um verdadeiro competidor”, destacou.
Pietro Fittipaldi foi o melhor dos novatos neste domingo de teste em Sarthe (Foto: FIA WEC)
“Temos muito respeito pelo seu interesse em diversas categorias e vai ser um prazer dar-lhe a chance de pilotar um LMP1 híbrido. Vai ser interessante ver o que ele vai dizer sobre o TS050 híbrido”, declarou o japonês.
 
Em entrevista ao canal Sport 1, Alonso também falou sobre o teste e encara tudo como um grande presente por parte da Toyota. Pela chance de guiar um protótipo e por ver as portas abertas para correr em Le Mans, ainda mais que tem o sinal verde da McLaren e que tenha ressaltado que suas opções “estão completamente abertas”.
A retomada do teste no período da tarde foi ainda mais intensa para os pilotos, sobretudo aqueles que buscaram quilometragem e maior experiência nos protótipos da LMP1. Alonso, por exemplo, completou nada menos que 76 voltas neste período, divididos entre nove stints, somando um total de 113 giros. O asturiano cravou 1min43s013 como melhor volta neste domingo.
 
Dos três novatos, o melhor ao longo de todo o dia foi Pietro, que virou 1min42s275 em sua melhor volta. Alonso ficou logo atrás, enquanto o jovem francês Thomas Laurent foi o terceiro ao marcar 1min43s273. O piloto não voltou à tarde e deu lugar a Mike Conway, piloto regular da Toyota na LMP1.
 
Pouco depois de completar seu teste pela Toyota, Alonso se mostrou muito feliz, sobretudo pela chance de ter guiado um LMP1, um dos seus sonhos. "Foi um grande dia. Pilotar um carro como esse é sempre especial para qualquer piloto que seja porque esses carros são incríveis de guiar. Eles são muito consistentes durante o stint todo, isso é bem bom. Fazia tempo que eu queria guiar esse carro, então estou bem feliz por ter realizado isso", vibrou o bicampeão.

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

MELHOR DE 2017

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.