Jani quebra recorde de Le Mans e comanda trinca da Porsche na 1ª classificação. Rees tem pole provisória na GTE Pro

Com previsão de chuva para a quinta-feira, é bem possível que os resultados da noite desta quarta (10) definam o grid das 24 Horas de Le Mans de 2015. Se isso realmente acontecer, a Porsche largará nas três primeiras posições, seguida pelos três R18 da Audi. Na GTE Pro, o Aston Martin do brasileiro Fernando Rees puxa a fila

A Porsche deu um enorme passo para largar com seus três carros nas três primeiras posições na edição de 2015 das 24 Horas de Le Mans. A marca de Stuttgart não perdeu tempo na tomada de tempos realizada na noite desta quarta-feira (10), com direito a recorde na atual configuração do traçado de Sarthe, e já colocou uma enorme vantagem para a Audi e a Toyota.

Por ora, a pole é de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb. O suíço Jani foi quem andou primeiro com o 919 #18, que está pintado de preto, e tratou de cravar um estrondoso tempo de 3min16s887. Os carros #17 e #19 são os próximos da fila.

Ele só perde a posição de honra do grid se alguém o superar nas duas sessões classificatórias de duas horas que estão marcadas para a noite de quinta-feira na França (a partir das 14h e das 17h de Brasília, respectivamente). Só tem um problema – para a concorrência, é claro -: a previsão é de chuva, portanto, pode ser que os tempos estabelecidos na primeira classificação sejam definitivos.

O Audi R18 e-tron quattro de Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis é o melhor da concorrência, na quarta colocação. Di Grassi tenta pela terceira vez se tornar o primeiro brasileiro a vencer as 24 Horas de Le Mans na classe principal. A Toyota, campeã mundial, por enquanto está na quarta fila com seus dois carros. 

Fernando Rees, representante brasileiro na classe GTE Pro, no momento tem a melhor marca de sua categoria. Embora já seja experiente no endurance, o piloto nunca disputou as 24 Horas de Le Mans. Ele estava inscrito em 2014, mas um grave acidente nos treinos tirou a equipe da briga.

O belo Porsche #18 que por enquanto está na pole (Foto: Divulgação)

Confira como foi a primeira classificação para as 24 Horas de Le Mans: 

Havia duas preocupações em jogo na sessão de classificação desta quarta para as 24 Horas de Le Mans: a obrigatoriedade de cada piloto dar pelo menos cinco voltas na escuridão da noite francesa e a previsão de chuva para a quinta-feira.

São tomadas de tempo que definem o grid para a corrida mais importante do Mundial de Endurance, sendo que vale o melhor tempo da três. Portanto, se de fato chover nas duas sessões marcadas para a quinta-feira, é provável que os tempos já registrados determinem as posições de largada.

Diante disso, a Porsche não perdeu tempo. Para evitar qualquer contratempo, mandou Timo Bernhard e Neel Jani para a pista com os protótipos #17 e #18, respectivamente, e os viu quebrarem em sequência o recorde do traçado de Sarthe – a versão atual é usada desde 2007.

Audi #8 de Di Grassi nos boxes em Le Mans (Foto: Audi)

Já se esperava que os carros andassem abaixo de 3min20s neste ano, mas a Porsche forçou demais essa barreira. Timo cravou 3min17s767, ao que Jani seguiu com um espetacular tempo de 3min16s887. Ninguém mais chegou perto. Loïc Duval, no Audi #8, fez 'apenas' 3min19s866 nos 13,4 km do circuito, seguido por Marco Bonanomi, que virou 3min21s811.

Mais tarde, no entanto, Earl Bamber tratou de enxotar dali os protótipos da Audi e colocar o #19 na terceira posição com 3min19s297.

Nas demais classes, confirmando o que se viu no treino livre realizado horas mais cedo, a KCMG tratou de tomar a frente na LMP2 com Nicolas Lapierre ao volante – e ainda andando à frente dos protótipos LMP1 da Nissan. O tempo foi de 3min38s032.

E a Aston Martin tomou as rédeas das divisões GTE. Richie Stanaway, parceiro de Fernando Rees, pôs o #99 na pole. E o #98 se classificou na segunda posição entre todos os GTs, liderando a classe GTE Am.

Carro #99 de Fernando Rees vem sendo o mais rápido em Sarthe (Foto: Twitter/Fernando Rees)

A sessão ficou paralisada por 25 minutos depois que Gaëtan Paletou bateu seu protótipo LMP2 na curva. Foi necessário substituir a barreira de pneus, por isso a bandeira vermelha. Quase ao mesmo tempo, o Audi #7 saiu da pista com Benoît Tréluyer em outro ponto do circuito, e, já com o treino parado, René Rast rodou com o Audi #9 enquanto voltava para os boxes.

Nos minutos finais, outra ocorrência ainda envolveria o Audi #7: Tréluyer passou reto na chicane e ficou parado na caixa de brita.

A Nissan tornou a decepcionar, ficando apenas em 12º lugar, atrás do líder da LMP2, com o seu melhor Nismo: o de Max Chilton. Enfrentando problemas e pensando mais em dar aos pilotos as cinco voltas na escuridão exigidas do que em qualquer outra coisa, os outros carros apareceram em 21º e 31º lugares.

Pipo Derani, brasileiro da LMP2, está na 20ª posição na classificação geral junto do mexicano Ricardo González e do colombiano Gustavo Yacamán.

24 Horas de Le Mans, grid de largada provisório:

1 18 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:16.887    
 
 
2 17 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:17.767 +0.880  
 
 
3 19 NICO HÜLKENBERG
EARL BAMBER
NICK TANDY
ALE
NZL
ING
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:19.297 +2.410  
 
 
4 8 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:19.866 +2.979  
 
 
5 9 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
RENÉ RAST
POR
ITA
ALE
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:21.081 +4.194  
 
 
6 7 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:21.839 +4.952  
 
 
7 2 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
3:23.453 +6.566  
 
 
8 1 ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SÉBASTIEN BUEMI
ING
JAP
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
3:23.767 +6.880  
 
 
9 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Rebellion R-One – AER
3:26.874 +9.987  
 
 
10 13 ALEXANDRE IMPERATORI
DOMINIK KRAIHAMER
DANIEL ABT
SUI
AUT
ALE
P1 REBELLION
Rebellion R-One – AER
3:31.933 +15.046  
 
 
11 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
NICOLAS LAPIERRE
ING
ING
FRA
P2 KCMG
Oreca 03R
Judd
3:38.032 +21.145  
 
 
12 23 OLIVIER PLA
JANN MARDENBOROUGH
MAX CHILTON
FRA
ING
ING
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:38.468 +21.581  
 
 
13 41 GARY HIRSCH
GAËTAN PALETOU
JON LANCASTER
SUI
FRA
ING
P2 GREAVES
Gibson 015S
Nissan
3:38.958 +22.071  
 
 
14 38 SIMON DOLAN
MITCH EVANS
OLIVER TURVEY
ING
NZL
ING
P2 JOTA SPORT
Gibson 015S
Nissan
3:39.004 +22.117  
 
 
15 26 ROMAN RUSINOV
SAM BIRD
JULIEN CANAL
RUS
ING
FRA
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
3:39.867 +22.980  
 
 
16 46 PIERRE THRIET
LUDOVIC BADEY
TRISTAN GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
P2 THRIET BY TDS
Oreca 05
Nissan
3:39.923 +23.036  
 
 
17 34 CHRISTOPHER CUMMING
LAURENS VANTHOOR
KEVIN ESTRE
CAN
BEL
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
3:40.058 +23.171  
 
 
18 4 SIMON TRUMMER
PIERRE KAFFER
TIAGO MONTEIRO
SUI
ALE
POR
P1 BYKOLLES
CLM P1/01
AER
3:40.368 +23.481  
 
 
19 36 PAUL-LAUP CHATIN
NELSON PANCIATICI
VINCENT CAPILLAIRE
FRA
FRA
FRA
P2 ALPINE
A450 B
Nissan
3:40.438 +23.551  
 
 
20 28 GUSTAVO YACAMÁN
PIPO DERANI
RICARDO GONZÁLEZ
COL
BRA
MEX
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
3:40.967 +24.080  
 
 
21 22 HARRY TINCKNELL
MICHAEL KRUMM
ALEX BUNCOMBE
ING
ALE
ING
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:41.400 +24.513  
 
 
22 43 PIERRE RAGUES
OLIVER WEBB
ZOEL AMBERG
FRA
ING
SUI
P2 SARD MORAND
Morgan Evo
SARD
3:42.015 +25.128  
 
 
23 29 LÉO ROUSSEL
HO-PIN TUNG
DAVID CHENG
FRA
CHN
CHN
P2 PEGASUS
Morgan
Nissan
3:42.023 +25.136  
 
 
24 27 MAURIZIO MEDIANI
DAVID MARKOZOV
NICOLAS MINASSIAN
ITA
RUS
FRA
P2 SMP
BR01
Nissan
3:42.077 +25.190  
 
 
25 42 NICK LEVENTIS
DANNY WATTS
JONNY KANE
ING
ING
ING
P2 STRAKKA
Strakka Dome S103
Nissan
3:42.237 +25.350  
 
 
26 37 MIKHAIL ALESHIN
KIRILL LADYGIN
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
BR01
Nissan
3:42.417 +25.530  
 
 
27 48 KARUM CHANDHOK
MARK PATTERSON
NATHANAËL BERTHON
IND
EUA
FRA
P2 MURPHY
Oreca 03R
Nissan
3:44.513 +27.626  
 
 
28 30 SCOTT SHARP
RYAN DALZIEL
DAVID HEINEMEIER
EUA
ING
DIN
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 04B
HPD
3:44.675 +27.788  
 
 
29 40 TRACY KROHN
NICK JÖNSSON
JOÃO BARBOSA
EUA
SUE
POR
P2 KROHN
Ligier JS P2
Judd
3:44.899 +28.012  
 
 
30 45 JOSÉ IBANEZ
PIERRE PERRET
IVAN BELLAROSA
FRA
FRA
ITA
P2 IBANEZ
Oreca 03R
Nissan
3:45.350 +28.463  
 
 
31 21 TSUGIO MATSUDA
MARK SHULZHITSIKIY
LUCAS ORDONEZ
JAP
RUS
ESP
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:45.807 +28.920  
 
 
32 31 ED BROWN
JON FOGARTY
JOHANNES VAN OVERBEEK
EUA
EUA
EUA
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 04B
HPD
3:46.165 +29.278  
 
 
33 35 JACQUES NICOLET
JEAN-MARC MERLIN
ERIK MARIS
FRA
FRA
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
3:52.843 +35.956  
 
 
34 99 ALEX MACDOWALL
RICHIE STANAWAY
FERNANDO REES
ING
NZL
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:54.928 +38.041  
 
 
35 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.102 +38.215  
 
 
36 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
GIANCARLO FISICHELLA
ITA
FIN
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:55.306 +38.419  
 
 
37 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ROB BELL
ING
ALE
ING
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.466 +38.579  
 
 
38 95 CHRISTOFFER NYGAARD
MARCO SORENSEN
NICKI THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.783 +38.896  
 
 
39 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCIA
RYAN BRISCOE
DIN
ESP
AUS
GTE
PRO
CORVETTE
Chevrolet Corvette C7.R
3:55.963 +39.076  
 
 
40 83 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
RUI ÁGUAS
FRA
FRA
POR
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:56.723 +39.836  
 
 
41 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILLNER
JORDAN TAYLOR
ING
EUA
EUA
GTE
PRO
CORVETTE
Chevrolet Corvette C7.R
3:57.081 +40.194  
 
 
42 91 RICHARD LIETZ
MICHAEL CHRISTENSEN
JÖRG BERGMEISTER
AUT
DIN
ALE
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
3:57.192 +40.305  
 
 
43 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
OLIVIER BERETTA
ITA
ING
MON
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:57.216 +40.329  
 
 
44 72 VIKTOR SHAYTAR
ANDREA BERTOLINI
ALEXEY BASOV
RUS
ITA
RUS
GTE
AM
SMP
Ferrari F458
3:57.271 +40.384  
 
 
45 92 FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
WOLF HENZLER

FRA
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
3:57.667 +40.780  
 
 
46 88 CHRISTIAN RIED
KHALED AL-QUBAISI
KLAUS BACHLER
ALE
EAU
AUT
GTE
AM
ABU DHABI – PROTON
Porsche 911 RSR
3:58.259 +41.372  
 
 
47 61 PETER MANN
RAFFAELE GIAMMARIA
MATTEO CRESSONI
EUA
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:58.478 +41.591  
 
 
48 77 PATRICK DEMPSEY
PATRICK LONG
MARCO SEEFRIED
EUA
EUA
ALE
GTE
AM
DEMPSEY – PROTON
Porsche 911 RSR
3:58.882 +41.995  
 
 
49 62 WILLIAM SWEEDLER
TOWNSEND BELL
JEFFREY SEGAL
EUA
EUA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari F458 Italia
3:58.946 +42.059  
 
 
50 53 JEROEN BLEEKEMOLEN
BEN KEATING
MARC MILLER
HOL
EUA
EUA
GTE
AM
RILEY
SRT Viper GTS-R
3:59.054 +42.167  
 
 
51 55 DUNCAN CAMERON
MATT GRIFFIN
ALEXANDER MORTIMER
ING
IRL
ING
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:59.091 +42.204  
 
 
52 50 KRISTIAN POULSEN
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
DIN
ITA
ITA
GTE
AM
LARBRE
Chevrolet Corvette C7
3:59.522 +42.635  
 
 
53 66 ABDULAZIZ AL FAISAL
JAKUB GIERMAZIAK
MICHAEL AVENATTI
SAU
POL
EUA
GTE
AM
JMW
Ferrari F458 Italia
4:00.551 +43.664  
 
 
54 96 FRANCESCO CASTELLACCI
ROALD GÖTHE
STUART HALL
ITA
ALE
ING
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
4:01.160 +44.273  
 
 
55 68 HAN-CHEN CHEN
GILLES VANNELET
MIKE PARISY
TWN
FRA
FRA
GTE
AM
AAI
Porsche 911 GT3 RSR
4:03.117 +46.230  
 
 
56 67 JU-SAN CHEN
ALEX KAPADIA
XAVIER MAASSEN
TWN
ING
HOL
GTE
AM
AAI
Porsche 911 GT3 RSR
4:04.826 +47.939  
 
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.