Lieb coloca Porsche na frente no primeiro treino livre para etapa de Spa do WEC. Di Grassi é sexto

Marc Lieb, que compartilha o Porsche #18 com Neel Jani e Romain Dumas, obteve o melhor tempo no primeiro treino livre do Mundial de Endurance para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova agendada para o sábado. Lucas Di Grassi terminou a sessão em sexto. As atividades foram marcadas pela chuva e por um forte acidente com a Toyota

A Porsche liderou a tabela de tempos do primeiro treino livre do Mundial de Endurance, nesta quinta-feira (30), em Spa-Francorchamps, palco da segunda etapa da temporada 2015. A sessão foi marcada pela chuva e pelo forte acidente sofrido por Kazuki Nakajima, da Toyota. O japonês, inclusive, foi levado ao hospital depois da colisão que envolveu também um dos carros da Audi.

Em condições de pista molhada, Marc Lieb, que divide o Porsche #18 com Neel Jani e Romain Dumas, foi o mais rápido ao virar 2min16s616 após 24 voltas pelo rápido circuito belga. A segunda colocação da folha ficou com a Toyota de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Nakajima – a marca foi 2min17s117, meio segundo mais lenta que o registro feito pelos ponteiros.

Estado da Toyota de Nakajima após acidente com Audi de Jarvis em Spa (Foto: Reprodução Twitter)

O outro Porsche, de Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, completou o top-3 da classe principal.

Fazendo a estreia no WEC também a bordo de um modelo da Porsche, Nico Nico Hülkenberg cravou o quarto melhor tempo, em 2min18s157, 1s5 atrás dos líderes. O alemão da Force India compartilha o carro #19 com Earl Bamber e Nick Tandy.

Fillipe Albuquerque, Marco Bonanomi e René Rast foram os melhores representantes da Audi nesta sessão. O trio assinalou a quinta marca, logo à frente dos companheiros Lucas Di Grassi, Loic Duval e Jarvis.

Na classe LMP2, Jonny Kane, da equipe Srakka Dome Nissan e único a andar com pneus Michelin, foi o mais veloz, com o tempo de 2min23s672 – a marca o colocou na nona posição na classificação geral. E o desempenho foi mais de 1s melhor que Harry Tincknell, o segundo colocado da tabela. Também na P2, o brasileiro Pipo Derani terminou a sessão em 11º

Na categoria GTE Pro, a liderança ficou com Kévin Estre, também com um Porsche. Fernando Rees foi o 18º. Já na GTE Am, Klaus Bachler ficou com o melhor registro.

Marc Lieb liderou a primeira sessão em Spa (Foto: WEC)

WEC, 6 Horas de Spa-Francorchamps, Treino livre 1:

1 18 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
2:16.616    
 
 
2 1 ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SÉBASTIEN BUEMI
ING
JAP
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
2:17.117 +0.501  
 
 
3 17 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
2:17.309 +0.693  
 
 
4 19 NICO HÜLKENBERG
EARL BAMBER
NICK TANDY
ALE
NLZ
ING
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
2:18.157 +1.541  
 
 
5 9 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
RENÉ RAST
POT
ITA
ALE
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
2:20.337 +3.721  
 
 
6 8 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
2:21.552 +4.936  
 
 
7 2 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
2:22.232 +5.616  
 
 
8 7 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
2:23.857 +7.241  
 
 
9 42 NICK LEVENTIS
DANNY WATTS
JONNY KANE
ING
ING
ING
P2 STRAKKA
Dome S103
Nissan
2:32.672 +16.056  
 
 
10 38 SIMON DOLAN
MITCHEL EVANS
HARRY TINCKNELL
ING
ING
ING
P2 GIBSON
015S
Nissan
2:33.887 +17.271  
 
 
11 28 GUSTAVO YACAMÁN
PIPO DERANI
RICARDO GONZÁLEZ
COL
BRA
MEX
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
2:33.946 +17.330  
 
 
12 26 ROMAN RUSINOV
SAM BIRD
JULIEN CANAL
RUS
ING
FRA
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
2:35.204 +18.588  
 
 
13 91 SVEN MÜLLER
KÉVIN ESTRE
ALE
FRA
GTE
PRO
PORSCHE
Porsche 911 RSR
2:36.065 +19.449  
 
 
14 36 PAUL-LAUP CHATIN
NELSON PANCIATICI
VINCENT CAPILLAIRE
FRA
FRA
FRA
P2 ALPINE
A450 B
Nissan
2:36.452 +19.836  
 
 
15 43 PIERRE RAGUES
OLIVER WEBB
ZOEL AMBERG
FRA
ING
SUI
P2 MORGAN
EVO
Sard
2:36.506 +19.890  
 
 
16 92 FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET

FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
2:36.666 +20.050  
 
 
17 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:36.698 +20.082  
 
 
18 99 ALEX MACDOWALL
RICHIE STANAWAY
FERNANDO REES
ING
NZL
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:36.709 +20.093  
 
 
19 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ROB BELL
ING
ALE
ING
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:37.148 +20.532  
 
 
20 47 NICOLAS LAPIERRE
RICHARD BRADLEY
MATT HOWSON
FRA
ING
ING
P2 KCMG
Oreca 05
Nissan
2:37.303 +20.687  
 
 
21 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:37.563 +20.947  
 
 
22 95 CHRISTOFFER NYGAARD
MARCO SORENSEN
JONATHAN ADAM
DIN
DIN
ESC
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:37.568 +20.952  
 
 
23 88 CHRISTIAN RIED
KHALED AL-QUBAISI
KLAUS BACHLER
ALE
EAU
AUT
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
2:39.885 +23.269  
 
 
24 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:40.459 +23.843  
 
 
25 55 DUNCAN CAMERON
MATT GRIFFIN
ALEXANDER MORTIMER
ING
IRL
ING
GTE
AM
FERRARI
Ferrari F458 Italia
2:40.559 +23.943  
 
 
26 72 VIKTOR SHAYTAR
ANDREA BERTOLINI
ALEXEY BASOV
RUS
ITA
RUS
GTE
AM
SMP
Ferrari F458
2:41.033 +24.417  
 
 
27 4 SIMON TRUMMER
VITANTONIO LIUZZI
CHRISTIAN KLIEN
SUI
ITA
AUT
P1 BYKOLLES
CLM P1/01
ERA
2:41.506 +24.890  
 
 
28 83 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
RUI ÁGUAS
FRA
FRA
POR
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
2:41.526 +24.910  
 
 
29 50 KRISTIAN POULSEN
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
DIN
ITA
ITA
GTE
AM
LARBRE
Chevrolet Corvette C7
2:42.824 +26.208  
 
 
30 96 FRANCESCO CASTELLACCI
ROALD GÖTHE
STUART HALL
ITA
ALE
ING
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
2:43.369 +26.753  
 
 
31 77 PATRICK DEMPSEY
PATRICK LONG
MARCO SEEFRIED
EUA
EUA
ALE
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
2:43.509 +26.893  
 
 
32 31 ED BROWN
JON FOGARTY
JOHANNER VAN OVERBEEK
EUA
EUA
EUA
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03B
HPD
2:44.395 +27.779  
 
 
33 30 SCOTT SHARP
RYAN DALZIEL
DAVID HEINEMEIER
EUA
ING
DIN
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03B
HPD
2:44.440 +27.824  
 
 
34 35 JACQUES NICOLET
JEAN-MARC MERLIN
ERIK MARIS
FRA
FRA
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
2:45.768 +29.152  
 
 

A ARMADA ESPANHOLA

Carro-chefe da trilha sonora do Mundial de Motovelocidade nos últimos anos, o hino da Espanha anda um tanto sumido do campeonato. Nesse início de temporada, o país de Rafa Nadal, Enrique Iglesias e Fernando Alonso viu sua flâmula no topo do pódio apenas uma vez das nove possíveis, o que configura o pior início de ano para os espanhóis em uma década. Desde 2009, a Espanha passou pelas primeiras três etapas do calendário — contabilizando as corridas das três classes — com, pelo menos, quatro triunfos.

MORTO HÁ 21 ANOS

Por meio de um 'familiar', o GRANDE PRÊMIO conversou com o austríaco Rudolf Ratzenberger, pai de Roland, morto há 21 anos no mesmo final de semana que Ayrton Senna perdeu a vida na pista italiana de Ímola, o “gêmeo desigual”. Em relato, Rudolf revela os três maiores sonhos do filho e diz ter “lembrança honrosa” do brasileiro, que carregava uma bandeira da Áustria na Williams que bateu na Tamburello. "Faz 20 anos, e Roland vive ainda conosco"

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.