Lieb coloca Porsche na frente no primeiro treino livre para etapa de Spa do WEC. Di Grassi é sexto
Marc Lieb, que compartilha o Porsche #18 com Neel Jani e Romain Dumas, obteve o melhor tempo no primeiro treino livre do Mundial de Endurance para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova agendada para o sábado. Lucas Di Grassi terminou a sessão em sexto. As atividades foram marcadas pela chuva e por um forte acidente com a Toyota
A Porsche liderou a tabela de tempos do primeiro treino livre do Mundial de Endurance, nesta quinta-feira (30), em Spa-Francorchamps, palco da segunda etapa da temporada 2015. A sessão foi marcada pela chuva e pelo forte acidente sofrido por Kazuki Nakajima, da Toyota. O japonês, inclusive, foi levado ao hospital depois da colisão que envolveu também um dos carros da Audi.
Em condições de pista molhada, Marc Lieb, que divide o Porsche #18 com Neel Jani e Romain Dumas, foi o mais rápido ao virar 2min16s616 após 24 voltas pelo rápido circuito belga. A segunda colocação da folha ficou com a Toyota de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Nakajima – a marca foi 2min17s117, meio segundo mais lenta que o registro feito pelos ponteiros.
Relacionadas
O outro Porsche, de Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, completou o top-3 da classe principal.
Fazendo a estreia no WEC também a bordo de um modelo da Porsche, Nico Nico Hülkenberg cravou o quarto melhor tempo, em 2min18s157, 1s5 atrás dos líderes. O alemão da Force India compartilha o carro #19 com Earl Bamber e Nick Tandy.
Fillipe Albuquerque, Marco Bonanomi e René Rast foram os melhores representantes da Audi nesta sessão. O trio assinalou a quinta marca, logo à frente dos companheiros Lucas Di Grassi, Loic Duval e Jarvis.
Na classe LMP2, Jonny Kane, da equipe Srakka Dome Nissan e único a andar com pneus Michelin, foi o mais veloz, com o tempo de 2min23s672 – a marca o colocou na nona posição na classificação geral. E o desempenho foi mais de 1s melhor que Harry Tincknell, o segundo colocado da tabela. Também na P2, o brasileiro Pipo Derani terminou a sessão em 11º
Na categoria GTE Pro, a liderança ficou com Kévin Estre, também com um Porsche. Fernando Rees foi o 18º. Já na GTE Am, Klaus Bachler ficou com o melhor registro.
WEC, 6 Horas de Spa-Francorchamps, Treino livre 1:
1 | 18 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
2:16.616 | ||
2 | 1 |
ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA SÉBASTIEN BUEMI |
ING JAP SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
2:17.117 | +0.501 | |
3 | 17 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
2:17.309 | +0.693 | |
4 | 19 |
NICO HÜLKENBERG EARL BAMBER NICK TANDY |
ALE NLZ ING |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
2:18.157 | +1.541 | |
5 | 9 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI RENÉ RAST |
POT ITA ALE |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
2:20.337 | +3.721 | |
6 | 8 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
2:21.552 | +4.936 | |
7 | 2 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
2:22.232 | +5.616 | |
8 | 7 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
2:23.857 | +7.241 | |
9 | 42 |
NICK LEVENTIS DANNY WATTS JONNY KANE |
ING ING ING |
P2 |
STRAKKA Dome S103 Nissan |
2:32.672 | +16.056 | |
10 | 38 |
SIMON DOLAN MITCHEL EVANS HARRY TINCKNELL |
ING ING ING |
P2 |
GIBSON 015S Nissan |
2:33.887 | +17.271 | |
11 | 28 |
GUSTAVO YACAMÁN PIPO DERANI RICARDO GONZÁLEZ |
COL BRA MEX |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
2:33.946 | +17.330 | |
12 | 26 |
ROMAN RUSINOV SAM BIRD JULIEN CANAL |
RUS ING FRA |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
2:35.204 | +18.588 | |
13 | 91 |
SVEN MÜLLER KÉVIN ESTRE |
ALE FRA |
GTE PRO |
PORSCHE Porsche 911 RSR |
2:36.065 | +19.449 | |
14 | 36 |
PAUL-LAUP CHATIN NELSON PANCIATICI VINCENT CAPILLAIRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
ALPINE A450 B Nissan |
2:36.452 | +19.836 | |
15 | 43 |
PIERRE RAGUES OLIVER WEBB ZOEL AMBERG |
FRA ING SUI |
P2 |
MORGAN EVO Sard |
2:36.506 | +19.890 | |
16 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
2:36.666 | +20.050 | |
17 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
2:36.698 | +20.082 | |
18 | 99 |
ALEX MACDOWALL RICHIE STANAWAY FERNANDO REES |
ING NZL BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:36.709 | +20.093 | |
19 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER ROB BELL |
ING ALE ING |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:37.148 | +20.532 | |
20 | 47 |
NICOLAS LAPIERRE RICHARD BRADLEY MATT HOWSON |
FRA ING ING |
P2 |
KCMG Oreca 05 Nissan |
2:37.303 | +20.687 | |
21 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
2:37.563 | +20.947 | |
22 | 95 |
CHRISTOFFER NYGAARD MARCO SORENSEN JONATHAN ADAM |
DIN DIN ESC |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:37.568 | +20.952 | |
23 | 88 |
CHRISTIAN RIED KHALED AL-QUBAISI KLAUS BACHLER |
ALE EAU AUT |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
2:39.885 | +23.269 | |
24 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:40.459 | +23.843 | |
25 | 55 |
DUNCAN CAMERON MATT GRIFFIN ALEXANDER MORTIMER |
ING IRL ING |
GTE AM |
FERRARI Ferrari F458 Italia |
2:40.559 | +23.943 | |
26 | 72 |
VIKTOR SHAYTAR ANDREA BERTOLINI ALEXEY BASOV |
RUS ITA RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari F458 |
2:41.033 | +24.417 | |
27 | 4 |
SIMON TRUMMER VITANTONIO LIUZZI CHRISTIAN KLIEN |
SUI ITA AUT |
P1 |
BYKOLLES CLM P1/01 ERA |
2:41.506 | +24.890 | |
28 | 83 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD RUI ÁGUAS |
FRA FRA POR |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
2:41.526 | +24.910 | |
29 | 50 |
KRISTIAN POULSEN GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
DIN ITA ITA |
GTE AM |
LARBRE Chevrolet Corvette C7 |
2:42.824 | +26.208 | |
30 | 96 |
FRANCESCO CASTELLACCI ROALD GÖTHE STUART HALL |
ITA ALE ING |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
2:43.369 | +26.753 | |
31 | 77 |
PATRICK DEMPSEY PATRICK LONG MARCO SEEFRIED |
EUA EUA ALE |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR |
2:43.509 | +26.893 | |
32 | 31 |
ED BROWN JON FOGARTY JOHANNER VAN OVERBEEK |
EUA EUA EUA |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 03B HPD |
2:44.395 | +27.779 | |
33 | 30 |
SCOTT SHARP RYAN DALZIEL DAVID HEINEMEIER |
EUA ING DIN |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 03B HPD |
2:44.440 | +27.824 | |
34 | 35 |
JACQUES NICOLET JEAN-MARC MERLIN ERIK MARIS |
FRA FRA FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
2:45.768 | +29.152 | |
Carro-chefe da trilha sonora do Mundial de Motovelocidade nos últimos anos, o hino da Espanha anda um tanto sumido do campeonato. Nesse início de temporada, o país de Rafa Nadal, Enrique Iglesias e Fernando Alonso viu sua flâmula no topo do pódio apenas uma vez das nove possíveis, o que configura o pior início de ano para os espanhóis em uma década. Desde 2009, a Espanha passou pelas primeiras três etapas do calendário — contabilizando as corridas das três classes — com, pelo menos, quatro triunfos.
Por meio de um 'familiar', o GRANDE PRÊMIO conversou com o austríaco Rudolf Ratzenberger, pai de Roland, morto há 21 anos no mesmo final de semana que Ayrton Senna perdeu a vida na pista italiana de Ímola, o “gêmeo desigual”. Em relato, Rudolf revela os três maiores sonhos do filho e diz ter “lembrança honrosa” do brasileiro, que carregava uma bandeira da Áustria na Williams que bateu na Tamburello. "Faz 20 anos, e Roland vive ainda conosco"
Talvez seja muito cedo para começar a rascunhar como será a disputa pelo título da Nascar. A temporada de 2015 da Sprint Cup chegou, no domingo passado, à nona corrida do ano. Não é nem um terço do total de etapas – 36 –, mas já é uma amostra relevante o suficiente para começar a analisar a performance dos pilotos. E, quando olhamos para os primeiros resultados do ano, dois nomes começam a chamar nossa atenção: Kevin Harvick e Jimmie Johnson