Por infração no motor, time de Negri perde pontos e prêmios, mas mantém pódio nas 24h de Daytona

O Ford Riley #60 não passou na vistoria técnica realizada após a corrida do último fim de semana. A equipe manteve o lugar no pódio, mas teve de abdicar da premiação e perdeu pontos no campeonato

Quatro dias depois da edição de 2013 das 24 Horas de Daytona, a Michael Shank, equipe pela qual corre o brasileiro Ozz Negri, recebeu uma dura punição. O motivo foi uma infração no motor do Ford Riley #60 e, embora o quinteto de pilotos tenha mantido o terceiro lugar conquistado no último domingo (1), na prática, é como se tivessem sido desclassificados.

Segundo comunicado emitido pela Grand-Am, a seção 4.1.1 do regulamento do campeonato foi desrespeitado. “Ajustes mecânicos resultando em níveis de performance fora do máximo documentado”, informou. Detalhes ainda não foram divulgados.

Quinteto do #60 conseguiu impressionante recuperação para subir ao pódio em Daytona (Foto: Grand-Am)

Como punição, a Michael Shank e seus pilotos (Ozz Negri, John Pew, Justin Wilson, AJ Allmendinger e Marcos Ambrose) perderam todos os 30 pontos conquistados e que estavam contabilizados nas classificações de equipes e pilotos da temporada de 2013, assim como a Ford perdeu a mesma quantia na competição de marcas. A MSR também teve um ponto debitado de seu total no Campeonato Norte-Americano de Endurance.

Além disso, o prêmio de aproximadamente R$ 70 mil também foi retirado do time, e uma multa de cerca de R$ 30 mil será paga a uma instituição de caridade apoiada pela Grand-Am.

Michael Shank, dono da equipe, lamentou a penalização. “Estamos tão surpresos quanto todos”, disse. “Foi um esforço incrível, não só de John, Justin, Ozz, Marcos e AJ, mas de toda a equipe e de nossos parceiros”.

“Somos muito orgulhosos por trabalhar com a Ford e sabemos que os caras vão resolver o que deu errado e garantir que não fiquemos nessa posição novamente. Depois de brigar para voltar de tão longe para chegar ao pódio, é difícil contar em palavras o quão desapontador isso é”, completou Shank.

Na primeira hora de corrida, um problema na suspensão levou o protótipo #60 aos boxes e o manteve lá por sete voltas. Essa desvantagem foi toda recuperada, na base da estratégia, ao longo do dia de prova, levando o quinteto de pilotos ao pódio.

A vitória nas 24 Horas de Daytona foi conquistada pela Ganassi. Juan Pablo Montoya, que estava ao volante quando cruzou a linha de chegada, tinha como companheiros de equipe Scott Dixon, Dario Franchitti, Memo Rojas e Scott Pruett.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.