Porsche decide abandonar projeto no fim de 2017 e deixa futuro da LMP1 no WEC incerto, revela site

A decisão da Porsche, conforme revela o site alemão 'Motorsport Total', põe em xeque o futuro da LMP1 no Mundial de Endurance, uma vez que apenas a Toyota ficaria na categoria como fabricante em 2018. A oficialização deve acontecer às vésperas das 6 Horas do México, em setembro

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O automobilismo está prestes a sofrer um novo baque com um anúncio de retirada de montadora do campeonato. O site alemão 'Motorsport-Total' abriu a quinta-feira (27) com a revelação de que a Porsche decidiu abandonar o projeto da LMP1 já no fim da temporada, deixando uma imensa dúvida sobre o prosseguimento da categoria principal do WEC. Conforme noticia a revista alemã 'Auto Motor und Sport', a decisão deve ser oficializada às vésperas das 6 Horas do México, em setembro.

Na última segunda-feira, a Mercedes informou que vai tirar seu time de campo do DTM depois da temporada 2018 para focar seus esforços no time de fábrica da F-E a partir da temporada 2019. Diante da reveladora notícia, Audi e BMW informaram que vão rever a permanência no campeonato alemão de turismo.

Hora do adeus: maior vencedora de Le Mans, a Porsche deixa o WEC na LMP1, informa o 'Motorsport Total' (Foto: Porsche)

A F-E também tem a ver com a decisão da Porsche segundo a publicação germânica. É dado como certo que a montadora que mais uma vez venceu as 24 Horas de Le Mans — ampliando para 19 o número de conquistas na tradicional pista francesa — vai ingressar no campeonato elétrico para brigar com BMW, Audi, Mercedes e outras concorrentes. Mas também há no radar um interesse, sim, na F1.

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A Porsche mandou um representante para acompanhar a reunião que discutiu o futuro dos motores da F1 a partir de 2021. Com uma plataforma teoricamente mais simples e menos dispendiosa para concepção das unidades de força, a proposta da categoria é atrair novas montadoras. Cosworth, Ilmor, Alfa Romeo, Audi e Aston Martin estão de olho no desenrolar dos planos.

A reunião que definiu a retirada da Porsche da categoria de protótipos aconteceu nesta quarta-feira e se deveu, pelo que chamou o 'Motorsport-Total', por "desenvolvimentos não positivos" no endurance. A companhia vai manter seu programa na GTE-Pro com o modelo 911 RSR.

A questão que fica é: sem a Porsche, o que fará a Toyota, que sobraria como a única montadora fabricante de carros protótipos na categoria P1? É provável que, diante desta situação, os japoneses também se coloquem à mesa de reunião. E a organização do WEC também mexe os pauzinhos para ver como lida com a iminente perda.

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