Porsche supera drama, reage com carro #2 e vai de 57º para vencer 24h de Le Mans. Serra triunfa na LMGTE-Pro

A 85ª edição das 24 Horas de Le Mans foi histórica e empolgante do início ao fim. Depois do drama da Toyota, a Porsche perdeu uma vitória que parecia certa com o #1, mas a tripulação do #2, formada por Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley, reagiu. Depois de andar em 57º lugar após problemas nas primeiras horas, o conjunto passou o LMP2 da equipe de Jackie Chan e venceu. Nelsinho Piquet foi ao pódio na classificação geral e Daniel Serra venceu na LMGTE-Pro

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Ação, emoção e uma corrida com muitas surpresas do início ao fim. A 85ª edição das 24 Horas de Le Mans apenas comprovou que é uma das maiores provas do automobilismo mundial e confirmou que nem sempre os favoritos vencem. Foi uma corrida de muitos dramas para as montadoras inscritas na classe principal, a LMP1. A Toyota nadava de braçada, mas um problema na embreagem tirou a vitória do TS050 #7. Desde então, a Porsche liderou e parecia ter tudo sob controle com a tripulação do 919 Hybrid #1. Mas uma falha na pressão do óleo, no começo desta manhã de domingo (18), colocou tudo a perder. O Oreca-Gibson #38 da equipe de Jackie Chan (sim, ele mesmo!) alcançou o inacreditável: liderança geral com um carro da LMP2.

 
Restava uma última esperança para a Porsche: o #2, de Timo Bernhard, Earl Bamber e Nick Tandy. O mesmo carro que, ainda na primeira parte da prova, acusou um problema no sistema híbrido e ficou um bom tempo nos boxes. Quando voltou, estava no fim do grid, em 57º lugar. Mas o desempenho impecável desde então, aliado aos problemas com os outros carros da Toyota e também o Porsche #1 impulsionaram a segunda tripulação. Pouco antes da hora final, Bernhard passou Ho-Pin Tung, que vinha no LMP2 #38 e enfim colocou a Porsche rumo a uma vitória que já parecia perdida. Foi o 19º triunfo da história da Porsche em Le Mans.

Só sobraram dois LMP1 na pista: além do carro que venceu a prova no geral, o Toyota TS050 Hybrid #8 de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson terminou a corrida. Mas por conta dos problemas durante a noite em Le Mans, o conjunto perdeu qualquer chance de chegar à vitória.

Foi com drama, mas a Porsche venceu as 24 Horas de Le Mans de 2017 (Foto: Porsche Motorsport)
Foi uma grande prova para os carros da LMP2, que provaram a sua força em Le Mans. Na esteira de uma série de quebras dos LMP1, a equipe de Jackie Chan venceu na categoria e terminou em segundo no geral com Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent. Um enorme resultado para a equipe do ator, que está no segundo ano em Le Mans. 
 
E depois de figurar como a mais rápida da classe em boa parte da prova, a Rebellion quase viu a Signatech Matmut terminar em terceiro no pódio geral. Mas na hora final, André Negrão perdeu a chance de festejar uma grande conquista logo no dia do seu aniversário por conta de uma falha no freio do seu Oreca-Gibson. Assim, Nelsinho Piquet retomou ao top-3 geral das 24 Horas de Le Mans e festejou com a equipe suíça e seus companheiros de equipe Mathias Beche e David Heinemeier-Hansson um pódio até então bastante improvável.
Drama da Porsche: na abertura da hora 21, um problema tirou uma vitória que parecia certa para o 919 Hybrid #1(Foto: Reprodução)

Ainda assim, mesmo com os problemas no freio no fim da prova, Negrão conseguiu encaixar um grande trabalho junto com a tripulação do Alpine-Gibson #35, formada também por Nelson Panciatici e Pierre Ragues, que fecharam em quinto na classificação geral, quarto na LMP2. À frente deles, terminou o outro carro da equipe de Jackie Chan, que consolidou uma grande jornada em Le Mans com Tristan Gommendy, Alex Brundle e David Cheng.

Negrão, mesmo com a chance perdida de garantir um incrível pódio na classificação geral, tem motivos para se orgulhar do quinto lugar na classificação geral e quarto na LMP2.

Rubens Barrichello completou a sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans em 14º na classificação geral e em 12º na LMP2. O correu na tripulação do carro #29 da Racing Team Nederland ao lado do campeão e veteraníssimo Jan Lammers e do gentleman-driver Frits Van Eerd. O conjunto de Barrichello contou com o chassi Dallara, ainda em fase de desenvolvimento e bem inferior em termos de performance na comparação com os Oreca. Ainda assim, o #29 terminou três posições à frente do carro de Bruno Senna. O Oreca-Gibson #13 da Rebellion Racing liderou boa parte da corrida, mas enfrentou problemas no câmbio no início da segunda metade da disputa e perderam boas posições.

Brasileiros brilham na LMGTE-Pro

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A batalha pela vitória na classe LMGTE-Pro foi intensa do início ao fim das 24 Horas de Le Mans. Aston Martin, Corvette e Ford GT, no fim das contas, lutaram pelo triunfo desde o começo. A batalha, que nas horas finais, ficou restrita ao Corvette #63 de Jan Magnussen, Antonio García e Jordan Taylor e ao Aston Martin pilotado por Darren Turner, Jonathan Adam e Daniel Serra. Na sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, o brasileiro, piloto da Stock Car, fez bonito e travou grandes duelos com o Corvette. No fim, Adam, pela Aston Martin, e Taylor, de Corvette, ficaram muito próximos um do outro, com a diferença sendo muitas vezes menor que 1s. 

Quando restavam menos de cinco minutos para o fim, Adam chegou a colocar seu Vantage por dentro e tentou passar Taylor. Mas o norte-americano jogou duro e impediu a manobra do piloto da Aston Martin e resistiu com o Corvette o quanto pode em uma batalha épica pela liderança da LMGTE-Pro. Mas, na última volta, Adam voltou a carga e realizou a grande ultrapassagem, que entregou ao conjunto do #97 a vitória na categoria. Serrinha garante um resultado histórico para um brasileiro, ainda mais para um novato, deixando assim a sua marca em Le Mans.

O resultado foi ainda mais histórico porque, com o problema de pneu furado do Corvette no fim, Harry Tincknell conseguiu fazer a ultrapassagem e colocou em segundo lugar a tripulação do Ford GT #67 da Ganassi, formada também por Andy Priaulx e pelo jovem Pipo Derani, que conquista outro grande resultado em sua ainda curta, mas cada vez mais consolidada carreira no Endurance.

Tony Kanaan, também na sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, garantiu o sexto lugar na classificação da LMGTE-Pro, 23º no geral. O baiano, que foi chamado de última hora pela Ganassi para substituir Sébastien Bourdais, lesionado após grave acidente em Indianápolis, correu ao lado dos experientes Joey Hand e Dirk Müller.

Na classe LMGTE-Am, a prova foi completamente dominada pela Ferrari 458 Italia da equipe JMW Motorsport. A tripulação do carro #84, formada por Robert Smith, Will Stevens e Dries Vanthoor, liderou boa parte da disputa e foi a primeira da classe a comemorar a vitória na maior prova do endurance mundial. Fernando Rees, que largou na pole-position com o Corvette #50 da Larbre Compétition, correu ao lado dos gentlemen-drivers Romain Brandela e Christian Phillippon e fechou em 15º na classe.

#GALERIA(7084)

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, final: 

1 2 TIMO BERNHARD
EARL BAMBER
BRENDON HARTLEY
ALE
NZL
NZL
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
367 voltas  
 
 
2 38 HO-PIN TUNG
THOMAS LAURENT
OLIVER JARVIS
CHN
FRA
ING
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
+1 volta  
 
 
3 13 NELSINHO PIQUET
MATHIAS BECHE
DAVID H. HANSSON
BRA
BRA
DIN
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
+3 voltas  
 
 
4 37 DAVID CHENG
ALEX BRUNDLE
TRISTAN GOMMENDY
CHN
ING
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07
Gibson
+4 voltas  
 
 
5 35 NELSON PANCIATICI
PIERRE RAGUES
ANDRÉ NEGRÃO
FRA
FRA
BRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
+5 voltas  
 
 
6 32 WILLIAM OWEN
HUGO DE SADELEER
FILIPE ALBUQUERQUE
EUA
SUI
POR
P2 UNITED AUTOSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
+5 voltas  
 
 
7 40 JAMES ALLEN
FRANCK MATÉLLI
RICHARD BRADLEY
AUS
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
+6 voltas  
 
 
8 24 TOR GRAVES
JONATHAN HIRSCHI
JEAN-ÉRIC VERGNE
TAI
SUI
FRA
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
+7 voltas  
 
 
9 8 SÉBASTIEN BUEMI
ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SUI
ING
JAP
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
+9 voltas  
 
 
10 47 ANDREA BELICCHI
ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
ITA
ITA
ITA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
Dallara P217
Gibson
+14 voltas  
 
 
11 36 ROMAIN DUMAS
GUSTAVO MENEZES
MATTHEW RAO
FRA
EUA
ING
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
Alpine A470
Gibson
+16 voltas  
 
 
12 34 NIGEL MOORE
PHILLIP HANSON
KARUN CHANDHOK
ING
ING
IND
P2 TOCKWITH MOTORSPORTS
Ligier JS P217
Gibson
+16 voltas  
 
 
13 17 PATRICE LAFARGUE
PAUL LAFARGUE
DAVID ZOLLINGER
FRA
FRA
FRA
P2 IDEC SPORT RACING
Ligier JS P217
Gibson
+23 voltas  
 
 
14 29 JAN LAMMERS
RUBENS BARRICHELLO
FRITS VAN EERD
HOL
BRA
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
Dallara P217
Gibson
+26 voltas  
 
 
15 21 HENDRIK HEDMAN
BEN HANLEY
FELIX ROSENQVIST
SUE
ING
SUE
P2 DRAGONSPEED – 10 STAR
Oreca 07
Gibson
+27 voltas  
 
 
16 33 ERIK MARIS
JACQUES NICOLET
PIERRE NICOLET
FRA
FRA
FRA
P2 EURASIA MOTORSPORT
Ligier JS P217
Gibson
+27 voltas  
 
 
17 31 NICOLAS PROST
BRUNO SENNA
JULIEN CANAL
FRA
BRA
FRA
P2 VAILLANTE REBELLION
Oreca 07
Gibson
+27 voltas  
 
 
18 97 DARREN TURNER
JONATHAN ADAM
DANIEL SERRA
ING
ING
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+27 voltas  
 
 
19 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
PIPO DERANI
ING
ING
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
+27 voltas  
 
 
20 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
JORDAN TAYLOR
DIN
ESP
EUA
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
+27 voltas  
 
 
21 91 RICHARD LIETZ
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
AUT
FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
+28 voltas  
 
 
22 71 SAM BIRD
DAVIDE RIGON
MIGUEL MOLINA
ING
ITA
ESP
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
+28 voltas  
 
 
23 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
TONY KANAAN
EUA
ALE
BRA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
+28 voltas  
 
 
24 69 RYAN BRISCOE
SCOTT DIXON
RICHARD WESTBROOK
AUS
NZL
ING
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM USA
Ford GT GTE EcoBoost
+30 voltas  
 
 
25 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
ING
EUA
SUI
GTE
PRO
CORVETTE RACING – GM
Chevrolet Corvette C7.R
+32 voltas  
 
 
26 95 NICKI THIIM
MARCO SØRENSEN
RICHIE STANAWAY
DIN
DIN
NZL
GTE
PRO
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+33 voltas  
 
 
27 84 ROBERT SMITH
WILL STEVENS
DRIES VANTHOOR
ING
ING
BEL
GTE
AM
JMW MOTORSPORT
Ferrari 458 Italia GT2
+34 voltas  
 
 
28 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE
PRO
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Ford GT GTE EcoBoost
+35 voltas  
 
 
29 55 DUNCAN CAMERON
AARON SCOTT
MARCO CIOCI
ING
ING
ITA
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
+36 voltas  
 
 
30 62 COOPER MacNEIL
TOWNSEND BELL
BILL SWEEDLER
EUA
EUA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
+36 voltas  
 
 
31 99 ANDREW HOWARD
ROSS GUNN
OLIVER BRYANT
ING
ING
ING
GTE
AM
BEECHDEAN AMR
Aston Martin Vantage GTE
+36 voltas  
 
 
32 61 MATTHEW GRIFFIN
WENG SUN MOK
KEITA SAWA
IRL
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
+37 voltas  
 
 
33 45 MARK PATTERSON
VINCENT CAPILLAIRE
MATTHEW MCMURRY
EUA
FRA
EUA
P2 ALGARVE PRO RACING
Ligier JS P217
Gibson
+37 voltas  
 
 
34 27 MIKHAIL ALESHIN
VIKTOR SHAYTAR
SERGEY SIROTKIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP RACING
Dallara P217
Gibson
+37 voltas  
 
 
35 77 CHRISTIAN RIED
MARVIN DIENST
MATTEO CAIROLI
ALE
ALE
ITA
GTE
AM
DEMPSEY-PROTON RACING
Porsche 911 RSR 2016
+38 voltas  
 
 
36 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
ROB BELL
TUR
ING
ING
GTE
AM
TF SPORT
Aston Martin Vantage GTE
+38 voltas  
 
 
37 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage GTE
+38 voltas  
 
 
38 93 PATRICK LONG
ABDULAZIZ AL FAISAL
MIKE HEDLUND
EUA
SAU
EUA
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
+38 voltas  
 
 
39 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BEN BARKER
NICK FOSTER
ING
ING
AUS
GTE
AM
GULF RACING UK
Porsche 911 RSR 2016
+39 voltas  
 
 
40 22 MEMO ROJAS
RYŌ HIRAKAWA
JOSÉ GUTIÉRREZ
MEX
JAP
MEX
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
+40 voltas  
 
 
41 60 ÁLVARO PARENTE
RICHARD WEE
HIROKI KATOH
POR
SIN
JAP
GTE
AM
CLEARWATER RACING
Ferrari 488 GTE
+40 voltas  
 
 
42 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACI
OLIVIER BERETTA
SUI
ITA
MON
GTE
AM
SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE
+41 voltas  
 
 
43 83 TRACY KROHN
NICLAS JÖNSSON
ANDREA BERTOLINI
EUA
SUE
ITA
GTE
AM
DH RACING
Ferrari 488 GTE
+47 voltas  
 
 
44 39 ENZO GUIBBERT
ÉRIC TROUILLET
JAMES WINSLOW
FRA
FRA
ING
P2 GRAFF
Oreca 07
Gibson
+49 voltas  
 
 
45 65 CHRISTINA NIELSEN
ALESSANDRO BALZAN
BRET CURTIS
DIN
ITA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari 488 GTE
+53 voltas  
 
 
46 49 MIROSLAV KONÔPKA
KONSTANTINS CALKO
RIK BREUKERS
ESL
LET
HOL
P2 ARC BRATISLAVA
Ligier JS P217
Gibson
+53 voltas  
 
 
47 51 JAMES CALADO
ALESSANDRO PIER GUIDI
MICHELE RUGOLO
ING
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
FERRARI 488 GTE
+55 voltas  
 
 
48 43 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
RICKY TAYLOR
EUA
HOL
EUA
P2 KEATING MOTORSPORTS
Riley Mk. 30
Gibson
+55 voltas  
 
 
49 50 ROMAIN BRANDELA
CHRISTIAN PHILLIPPON
FERNANDO REES
FRA
FRA
BRA
GTE
AM
LARBRE COMPÉTITION
Chevrolet Corvette C7.R
+58 voltas  
 
 
50 1 NEEL JANI
ANDRÉ LOTTERER
NICK TANDY
SUI
ALE
ING
P1 PORSCHE LMP Team
Porsche 919
Hybrid
Abandonou  
 
 
51 23 FABIEN BARTHEZ
TIMOTHÉ BURET
NATHANAËL BERTON
FRA
FRA
FRA
P2 PANIS-BARTHEZ COMPÉTITION
Ligier JS P217
Gibson
Abandonou  
 
 
52 28 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÉRE
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
Oreca 07
Gibson
Abandonou  
 
 
53 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KÉVIN ESTRE
DIRK WERNER
DIN
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR 2017
Abandonou  
 
 
54 9 NICOLAS LAPIERRE
YUJI KUNIMOTO
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
FRA
JAP
ARG
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
Abandonou  
 
 
55 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
STÉPHANE SARRAZIN
ING
JAP
FRA
P1 TOYOTA
TS050 Hybrid
Abandonou  
 
 
56 25 ROBERTO GONZÁLEZ
SIMON TRUMMER
VITALY PETROV
MEX
SUI
RUS
P2 CEFC MANOR TRS RACING
Oreca 07
Gibson
Abandonou  
 
 
57 82 GIANCARLO FISICHELLA
TONI VILANDER
PIERRE KAFFER
ITA
FIN
ALE
GTE
PRO
RISI COMPETIZIONE
FERRARI 488 GTE
Abandonou  
 
 
58 26 ROMAN RUSINOV
PIERRE THIRIET
ALEX LYNN
RUS
FRA
ING
P2 G-DRIVE RACING
Oreca 07
Gibson
Abandonou  
 
 
59 88 STÉPHANE LÉMERET
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
BEL
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR 2016
Abandonou  
 
 
60 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
MARCO BONANOMI
ING
AUT
ITA
P1 ByKOLLES Racing
Enso CLM P1/01-NISSAN
Abandonou  
 
 
O CANADÁ É PARA HAMILTON O QUE MÔNACO FOI PARA SENNA?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.