Endurance
04/02/2016 08:45

Toyota anuncia Kobayashi como substituto de Wurz e confirma pilotos para temporada 2016 do Mundial de Endurance

A grande novidade no anúncio feito pela Toyota nesta quinta-feira foi a ascensão de Kamui Kobayashi ao posto de titular no segundo carro da equipe, formando trio com Stéphane Sarrazin e Mike Conway. A configuração no primeiro protótipo não muda, com os titulares Anthony Davidson e Sébastien Buemi, além de Kazuki Nakajima
Warm Up
Redação GP, de Sumaré
No início desta quinta-feira (4), a Toyota anunciou sua formação de pilotos para a temporada 2016 do Mundial de Endurance (WEC). E a maior novidade diz respeito ao substituto de Alex Wurz, que se aposentou em 2015. A montadora japonesa confirmou que Kamui Kobayashi, dono de uma passagem de destaque na F1 quando correu na Sauber, foi o escolhido para substituir o austríaco e ser um dos titulares a guiar o novo TS050 em 2016. O japonês de 29 anos vai pilotar o segundo carro do time tendo como parceiros o francês Stéphane Sarrazin e o britânico Mike Conway. No primeiro protótipo, permanecem os campeões do mundo em 2014: Anthony Davidson e Sébastien Buemi, que vão contar com a companhia de Kazuki Nakajima.
 
Para Kobayashi, trata-se de uma grande chance para voltar a competir em alto nível no automobilismo. O piloto fez sua estreia na F1 por meio da própria Toyota, correndo as duas últimas etapas da temporada de 2009, já chamando a atenção pelo seu arrojo nas ultrapassagens. No ano seguinte, conseguiu, mesmo sem contar com grandes patrocínios, uma vaga para disputar a temporada completa pela Sauber, e por lá ficou até 2012, seu melhor ano, quando conquistou um terceiro lugar em casa, no GP do Japão, em Suzuka.
Kamui Kobayashi é o novo piloto titular da Toyota no Mundial de Endurance (Foto: Toyota)
Mesmo assim, o piloto não conseguiu permanecer no time justamente pelo fator financeiro e teve de buscar alternativas na carreira. De certa forma, Kamui permaneceu ligado à F1 graças ao seu vínculo com a Ferrari no Mundial de Endurance pela equipe AF Corse na classe GTE Pro. Kobayashi chegou a guiar o F1 de Maranello em algumas exibições enquanto descobria o novo mundo das corridas de resistência, chegando a disputar as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez.
 
Em 2014, contudo, Kobayashi aceitou um convite da Caterham e retornou à F1. Mas sua última passagem pelo Mundial ficou bastante comprometida pelos problemas financeiros e pela falta de performance da equipe, que atravessou sua pior fase e fechou as portas ao fim daquele ano. Sem espaço na F1, Kamui conseguiu uma vaga na Toyota como piloto de testes no Mundial de Endurance e permaneceu em atividade correndo na Super Formula Japonesa, fechando a temporada em sexto lugar.
 
Agora, Kobayashi volta ao Mundial de Endurance, mas na principal categoria do grid, a cobiçada LMP1 como piloto oficial da Toyota.
 
“Estou muito empolgado por ser um piloto da LMP1 e gostaria de agradecer à Toyota pela oportunidade. Testei o TS040 Hybrid por algumas vezes e foi um carro que me impressionou muito. A potência do sistema híbrido em particular era incrível. Agora, mal posso esperar para ver as impressões do novo carro. Tenho certeza de que vai ser um grande passo em frente e vai nos colocar novamente na briga pelo topo”, declarou o novo piloto titular da fábrica japonesa.
Kamui vai guiar o novo TS050, já em fase de testes visando a temporada 2016 (Foto: Toyota)
“Correr na LMP1 vai ser uma nova experiência para mim e estou muito ansioso para isso. Vou ter muito para aprender, mas sei que meus companheiros de equipe vão me ajudar e tenho certeza de que posso ser competitivo desde o começo. Agora meu foco está em me preparar de forma adequada para a nova temporada e estar absolutamente bem preparado para Silverstone”, acrescentou Kobayashi.
 
O piloto recebeu as boas-vindas do presidente da equipe, Toshio Sato: “Uma vez mais, nós vamos ter um rol de pilotos muito forte para 2016. Kamui mostrou sua velocidade e seu comprometimento nos testes, então foi uma decisão relativamente fácil selecioná-lo para substituir Alex. Nós sabemos o quanto ele é capaz de fazer um bom trabalho ao lado de Stéphane e Mike. Acredito que nós temos dois trios muito fortes com os quais vamos conseguir tirar o melhor do TS050 Hybrid. Com um carro inteiramente novo, 2016 é uma grande temporada para nós. Acredito que temos os pilotos e o carro para sermos bem-sucedidos”, disse.
 
Segundo a Toyota, o novo protótipo conta com mudanças significativas em todas as áreas, “incluindo monocoque, motor e sistema híbrido”. O lançamento do novo carro, que já se encontra em fase de testes, está marcado para 24 de março em Paul Ricard, na França.
 
A temporada 2016 do Mundial de Endurance tem início previsto para 17 de abril com a disputa das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra. Já a corrida mais tradicional do calendário, as 24 Horas de Le Mans, está marcada para 18 de junho.
 
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI




Últimas Notícias
domingo, 24 de junho de 2018
F1
Indy
Indy
F1
Indy
F1
F1
F3
Indy
F1
F1
F1
F1
F1
Indy
Galerias de Imagens
Facebook