Toyota confirma permanência no Mundial de Endurance em temporada de mudanças e campeonato bianual

Após pouco mais de dois meses deixando dúvida no ar, a Toyota confirmou enfim que seguirá no WEC na temporada que iniciará o novo formato criado pela FIA, em 2018/2019. Desde a saída da Porsche, a fábrica japonesa havia questionado a continuidade

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Toyota, em nota oficial nesta terça-feira (19), enfim confirmou que seguirá no Mundial de Endurance na temporada 2018/2019. A decisão coloca fim ao mistério criado desde o anúncio da saída da Porsche da LMP1 a partir da próxima temporada.

Hisatake Murata, presidente da área esportiva da Toyota, havia indicado a continuidade no WEC após a corrida no Bahrein, que encerrou a temporada 2017, em novembro.

A confirmação foi feita, então, após a divulgação do regulamento do campeonato para o ano que vem. A temporada 2018/2019 será, inclusive, a primeira no novo formato anunciado pela FIA para o WEC.

A edição será bianual, com início previsto para maio de 2018 e encerramento só em junho de 2019. Ela marcará a volta das 12 Horas de Sebring, além de duas edições das 24 Horas de Le Mans, uma em cada ano do calendário.

Toyota seguirá na principal categoria do WEC (Foto: Toyota Motorsport)

A mudança faz parte do plano de fortalecer a LMP1, que sofreu não só com a saída da Porsche,m as também as anteriores de fábricas como Nissan e Audi. 

Para incentivar a inscrição de LMP1, o nível dos protótipos não-híbridos vai ser igualado aos híbridos por meio do chamado Equilíbrio de Performance. Cada protótipo da LMP1 vai ter o mesmo potencial de performance, independente do motor usado. 

A Toyota, na nota divulgada nesta terça, afirma que isso foi fator preponderante na decisão de seguir: "Reafirmamos nosso comprometimento em desenvolver motores híbrios por meio do esporte a motor."

Além da Toyota, a LMP1 terá em 2018/2019 a Rebellion, que confirmou sua volta à categoria na última semana – e terá Bruno Senna como um dos titulares de seu time.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.