Trio de Alonso mantém pole provisória das 24h de Le Mans em sessão marcada por interrupções e mau tempo
Más condições do circuito de La Sarthe impedem melhora nos tempos de volta e Toyota mantém primeiras posições em sessão marcada por imobilidade na classe LMP1. Trio de Senna segue em quarto
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A segunda sessão de treinos classificatórios das 24h de Le Mans terminou sem grandes supresas, e mais uma vez, com a Toyota na liderança da classe LMP1. Em um Q2 marcado por sucessivas interrupções, houve poucas oportunidades de melhora nos tempos. Dessa forma, os híbridos da japonesa se valeram do desempenho da terça-feira (13) e mantiveram a dobradinha.
O #8, de Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima terminou em primeiro, com 3min17s270, seguido pelo #7 de José María López, Mike Conway e Kamui Kobayashi. As dificuldades na pista impediram qualquer mobilidade na classificação da LMP1, que terminou idêntica à situação de terça.
Acidente de Giorgio Sernagiotto motivou encerramento precoce do Q2 das 24h de Le Mans (Foto: Reprodução/Twitter)
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Com temperatura na casa dos 19º C e tempo chuvoso, diversos carros seguiram, desde os minutos iniciais, com dificuldades de se manter no traçado — com várias bandeiras amarelas impedindo qualquer volta promissora. Dentre os incidentes da primeira parte, destacou-se o susto protagonizado por Norman Nato, que rodou com o #35 da SMP e quase foi atingido por outros carros enquanto cruzava, descontrolado, a pista.
Com a sequência de incidentes, logo a bandeira vermelha entrou em cena. Desse modo, paralisou-se a sessão para que pudesse haver o recolhimento de pequenos destroços que seguiam espalhados ao longo do circuito de La Sarthe. Com a pausa, Fernando Alonso retornou seu protótipo aos boxes sem que pudesse baixar o tempo cravado, no dia anterior, por Nakajima.
Após o reinício das atividades, as bandeiras amarelas seguiram ocorrendo regularmente, e até Mike Conway rodou com seu #7 após sair do pit. Sem conseguir evoluir o ritmo, Alonso cedeu o volante para Buemi pouco antes do meio do treino, ao mesmo tempo que José María López entrava no outro Toyota. A sorte não foi diferente para a nova dupla e, mesmo com o período de estiagem, as paralisações continuaram. Ainda que houvesse períodos de bandeira verde, fiscais de prova chegaram a ocupar a reta dos boxes equipados com assopradores, a fim de retirar britas espalhadas pelo asfalto.
Faltando pouco mais de meia hora para o fim da sessão, outra bandeira vermelha foi anunciada. Giorgio Sernagiotto não conseguiu contornar a primeira chicane e bateu forte na contenção com seu Cetilar Villorba Corse. A entrada do serviço médico, somada à situação complicada com os detritos, motivou, então, a paralisação. Enquanto a retirada do acidentado era feita, a direção de prova anunciou que os treinos estavam encerrados. O acidente de Sernagiotto, além de findar a sessão, impediu qualquer chance de melhora do carro #47, comandado também por Felipe Nasr e Roberto Lacorte, que seguiu em oitavo na classe.
Assumindo os comandos do #1 já na porção final do Q2, Bruno Senna sequer teve chance de se livrar das restrições de velocidade. Desse modo, o #17 de Stéphane Sarrazin, Egor Orudzhev e Matevos Isaakyan se manteve em terceiro, seguido pelo trio de Senna, André Lotterer e Neel Jani. O #2 de Gustavo Menezes, Thomas Laurent e Mathias Beche completou a segunda fila.
Dentre os LMP2, a IDEC seguiu por mais uma sessão na ponta. O #38 de Paul Lafargue, Paul-Loup Chatin e Memo Rojas se aproveitou do tempo da primeira sessão e se manteve em primeiro com 3min24s956. O top-3 também se manteve inalterado, com Matthieu Vaxivière, Loïc Duval e François Perrodo levando o #28 da TDS ao segundo lugar e Andre Pizzitola, Jean-Éric Vergne e Roman Rusinov garantindo o #26 da G-Drive logo atrás. André Negrão e seus companheiros — Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet — também não conseguiram evoluir a performance do carro da Signatech, e se mantiveram em quinto.
Na GTE-Pro, nada de mudança, também, nas primeiras posições. A Porsche seguiu predominante e garantiu o primeiro lugar, com o #91 de Richard Lietz, Gianmaria Bruni e Frédéric Makowiecki. Logo em seguida, veio outro trio da fábrica alemã, com Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor no comando do #92.
Melhor brasileiro da classe, Daniel Serra fez parte de um dos poucos trios a ter a posição alterada na segunda sessão. Junto de James Calado e Alessandro Pier Guidi, o paulista teve seu AF Corse ultrapassado pelo #93 da Porsche. Desse modo, Serra foi para sexto. Tony Kanaan não conseguiu melhorar o tempo de seu #67 e, ao lado de Harry Tincknell e Andy Priaulx, seguiu em oitavo. Logo atrás veio o #82 de Augusto Farfus, António Félix da Costa e Alexander Sims.
Bruno Senna rodou, quase integralmente, sob bandeiras amarelas e vermelhas no Q2 das 24h de Le Mans (Foto: Rebellion)
Na GTE-Am, os Porsche #88 de Matteo Cairoli, Khaled Al-Qubaisi e Giorgio Roda e #77 de Matt Campbell, Christian Reid e Julien Andlauer garantiram, para a Dempsey-Proton, os dois primeiros lugares. A Ferrari #54 da Spirit of Race, que havia ficado em quarto na primeira classificação, recuperou o top-3 dos treinos livres e, sob comando de Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Giancarlo Fisichella, ultrapassou o #86 da Gulf Racing.
Os treinos classificatórios das 24h de Le Mans serão retomados nesta quinta-feira (14), às 17h (de Brasília). A largada da tradicional prova ocorre no sábado (16).
24 Horas de Le Mans, Le Sarthe, Segundo treino de classificação, Resultado:
1 | 8 |
SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA FERNANDO ALONSO |
SUI JAP ESP | P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido | 3:17.270 | ||
2 | 7 |
MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
GBR JAP ARG | P1 |
TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido | 3:17.377 | +0.107 | |
3 | 17 |
STHÉPNAHE SARRAZIN EGOR ORUDZHEV MATEVOS ISAAKYAN |
FRA RUS RUS | P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER | 3:19.483 | +2.213 | |
4 | 1 |
ANDRE LOTTERER NEEL JANI BRUNO SENNA |
ALE SUI BRA | P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson | 3:19.662 | +2.392 | |
5 | 3 |
THOMAS LAURENT MATHIAS BECHE GUSTAVO MENEZES |
FRA SUI EUA | P1 |
REBELLION RACING Rebellion R13 – Gibson | 3:19.945 | +2.675 | |
6 | 10 |
HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE |
SUE GBR HOL | P1 |
DRAGONSPEED BR ENGINEERING BR1-Gibson | 3:21.110 | +3.840 | |
7 | 11 |
VITALY PETROV MIKHAIL ALESHIN JENSON BUTTON |
RUS RUS GBR | P1 |
SMP RACING BR ENGINEERING-AER | 3:21.408 | +4.138 | |
8 | 4 |
OLIVER WEBB DOMINIK KRAIHAMER TOM DILLMANN |
GBR AUT FRA | P1 |
BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 – Nismo | 3:22.505 | +5.235 | |
9 | 6 |
MARCEL FÄSSLER OLIVER ROWLAND OLIVER TURVEY |
GBR GBR GBR | P1 |
CEFC TRSM RACING GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome | 3:24.343 | +7.073 | |
10 | 48 |
PAUL LAFARGUE PAUL LOUP CHATIN MEMO ROJAS |
FRA FRA MEX | P2 |
IDEC SPORT ORECA 07 – Gibson | 3:24.956 | +7.686 | |
11 | 28 |
FRANÇOIS PERRODO MATTHIEU VAXIVIÈRE LOÏC DUVAL |
FRA FRA FRA | P2 |
TDS RACING ORECA 07 – Gibson | 3:25.240 | +7.970 | |
12 | 5 |
CHARLES ROBERTSON MICHAEL SIMPSON LEO ROUSSEL |
GBR GBR FRA | P1 |
CEFC TRSM RACING GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome | 3:25.268 | +7.998 | |
13 | 26 |
ROMAN RUSINOV ANDREA PIZZITOLA JEAN-ÉRIC VERGNE |
RUS FRA FRA | P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson | 3:26.447 | +9.177 | |
14 | 31 |
ROBERTO GONZÁLEZ PASTOR MALDONADO NATHANAËL BERTHON |
MEX VEN FRA | P2 |
DRAGONSPEED ORECA 07 – Gibson | 3:26.508 | +9.238 | |
15 | 36 |
NICOLAS LAPIERRE ANDRÉ NEGRÃO PIERRE THIRIET |
FRA BRA FRA | P2 |
SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 – Gibson | 3:26.681 | +9.411 | |
16 | 39 |
VINCENT CAPILLAIRE JONATHAN HIRSCHI TRISTAN GOMMENDY |
FRA SUI FRA | P2 |
GRAFF-SO24 ORECA 07 – Gibson | 3:26.701 | +9.431 | |
17 | 22 |
PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA |
GBR POR GBR | P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson | 3:26.772 | +9.502 | |
18 | 40 |
JAMES ALLEN JOSÉ GUTIÉRREZ ENZO GUIBBERT |
AUS MEX FRA | P2 |
G-DRIVE RACING ORECA 07 – Gibson | 3:27.280 | +10.010 | |
19 | 37 |
JAZEMAN JAFAAR NABIL JERI WEIRON TAN |
MAS MAS MAS | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson | 3:27.468 | +10.198 | |
20 | 47 |
ROBERTO LACORTE GIORGIO SERNAGIOTTO FELIPE NASR |
ITA ITA BRA | P2 |
CETILAR VILLORBA CORSE LIGIER JSP217 – Gibson | 3:27.993 | +10.723 | |
21 | 38 |
HO-PIN TUNG STÉPHANE RICHELMI GABRIEL AUBRY |
CHN MCO FRA | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 – Gibson | 3:27.999 | +10.729 | |
22 | 23 |
THIMOTHÉ BURET JULIEN CANAL WILL STEVENS |
FRA FRA GBR | P2 |
PANIS BARTHEZ COMPETITION LIGIER JSP217 – Gibson | 3:28.008 | +10.738 | |
23 | 32 |
HUGO DE SADELEER WILLIAM OWEN JUAN PABLO MONTOYA |
SUI EUA COL | P2 |
UNITED AUTOSPORTS LIGIER JSP217 – Gibson | 3:28.159 | +10.889 | |
24 | 29 |
FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE JAN LAMMERS |
HOL HOL HOL | P2 |
RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 – Gibson | 3:28.556 | +11.286 | |
25 | 35 |
VICTOR SHAITAR HARRISON NEWEY NORMAN NATO |
RUS GBR FRA | P2 |
SMP RACING DALLARA P217 – Gibson | 3:28.629 | +11.359 | |
26 | 34 |
RICKY TAYLOR CÔME LEDOGAR DAVID HEINEMEIER-HANSSON |
EUA FRA DIN | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING LIGIER JSP217 – Gibson | 3:33.755 | +16.485 | |
27 | 33 |
DAVID CHENG NICHOLAS BOULLE PIERRE NICOLET |
EUA EUA FRA | P2 |
JACKIE CHAN DC RACING LIGIER JSP217 – Gibson | 3:35.237 | +17.967 | |
28 | 44 |
ANDREA BERTOLINI NICLAS JÖNSSON TRACY KRHOHN |
ITA SUE EUA | P2 |
EURASIA MOTORSPORT LIGIER JSP217 – Gibson | 3:35.385 | +18.115 | |
29 | 50 |
ERWIN CREED ROMANO RICCI THOMAS DAGONEAU |
FRA FRA FRA | P2 |
LARBRE COMPÉTITION LIGIER JSP217 – Gibson | 3:38.206 | +20.936 | |
30 | 25 |
MARK PATTERSON ATE DE JONG TACKSUNG KIM |
EUA HOL COR | P2 |
ALGARVE PRO RACING LIGIER JSP217 – Gibson | 3:44.177 | +26.907 | |
31 | 91 |
RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
AUT ITA FRA | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | 3:47.504 | +30.234 | |
32 | 92 |
MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR |
DIN FRA BEL | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | 3:49.097 | +31.827 | |
33 | 66 |
STEFAN MÜCKE OLIVIER PLA BILLY JOHNSON |
ALE FRA EUA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT | 3:49.181 | +31.911 | |
34 | 68 |
JOEY HAND DIRK MÜLLER SÉBASTIEN BOURDAIS |
EUA ALE FRA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT | 3:49.582 | +32.312 | |
35 | 93 |
PATRICK PILET NICK TANDY EARL BAMBER |
FRA GBR NZL | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | 3:49.621 | +32.351 | |
36 | 51 |
ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA |
ITA GBR BRA | GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | 3:49.854 | +32.584 | |
37 | 94 |
ROMAIN DUMAS TIMO BERNHARD SVEN MÜLLER |
FRA ALE ALE | GTE-PRO |
PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR | 3:50.089 | +32.819 | |
38 | 67 |
ANDY PRIAULX HARRY TINCKNELL TONY KANAAN |
GBR GBR BRA | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM UK FORD GT | 3:50.429 | +33.159 | |
39 | 82 |
AUGUSTO FARFUS ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA ALEXANDER SIMS |
ITA GBR ESP | GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE | 3:50.579 | +33.309 | |
40 | 69 |
RYAN BRISCOE RICHARD WESTBROOK SCOTT DIXON |
AUS GBR NZL | GTE-PRO |
FORD CHIP GANASSI TEAM USA FORD GT | 3:50.593 | +33.323 | |
41 | 81 |
MARTIN TOMCZYK NICKY CATSBURG PHILIPP ENG |
ALE HOL AUT | GTE-PRO |
BMW TEAM MTEK BMW M8 GTE | 3:50.596 | +33.326 | |
42 | 71 |
DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA |
ITA GBR ESP | GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | 3:50.669 | +33.399 | |
43 | 88 |
MATTEO CAIROLI KHALED AL QUBAISI GIORGIO RODA |
ITA EAU ITA | GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | 3:50.728 | +33.458 | |
44 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCÍA MIKE ROCKENFELLER |
DIN ESP ALE | GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R | 3:50.789 | +33.519 | |
45 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILNER MARCEL FÄSSLER |
GBR EUA SUI | GTE-PRO |
CORVETTE RACING – GM CHEVROLET CORVETTE C7.R | 3:50.952 | +33.682 | |
46 | 77 |
MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED JULIEN ANDLAUER |
AUS ALE FRA | GTE AM |
DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR | 3:51.930 | +34.660 | |
47 | 54 |
THOMAS FLOHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA |
SUI ITA ITA | GTE AM |
SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE | 3:51.956 | +34.686 | |
48 | 52 |
TONI VILANDER ANTONIO GIOVINAZZI PIPO DERANI |
FIN ITA BRA | GTE-PRO |
AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO | 3:52.112 | +34.842 | |
49 | 97 |
ALEX LYNN MAXIME MARTIN JONATHAM ADAM |
DIN DIN GBR | GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR | 3:52.486 | +35.216 | |
50 | 86 |
MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER ALEXANDER DAVISON |
GBR GBR AUS | GTE AM |
GULF RACING PORSCHE 911 RSR | 3:52.517 | +35.247 | |
51 | 56 |
JÖRG BERGMEISTER PATRICK LINDSEY EGIDIO PERFETTI |
ALE EUA NOR | GTE AM |
TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR | 3:52.985 | +35.715 | |
52 | 84 |
LIAM GRIFFIN COOPER MACNEIL JEFFREY SEGAL |
GBR EUA EUA | GTE AM |
JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE | 3:53.439 | +36.169 | |
53 | 85 |
BEN KEATING JEROEN BLEEKEMOLEN LUCA STOLZ |
EUA HOL ALE | GTE AM |
KEATING MOTORSPORTS FERRARI 488 GTE | 3:54.000 | +36.730 | |
54 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT | GTE AM |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE | 3:54.307 | +37.037 | |
55 | 99 |
PATRICK LONG TIMOTHY PAPPAS SPENCER PUMPELLY |
EUA EUA EUA | GTE AM |
PROTON COMPETITION PORSCHE 911 RSR | 3:54.720 | +37.450 | |
56 | 95 |
MARCO SØRENSEN NICKI THIM DARREN TURNER |
DIN DIN GBR | GTE-PRO |
ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR | 3:54.780 | +37.510 | |
57 | 70 |
MOTOAKI ISHIKAWA OLIVIER BERETTA EDWARD CHEEVER |
JAP MCO ITA | GTE AM |
MR RACING FERRARI 488 GTE | 3:54.951 | +37.681 | |
58 | 61 |
WENG SUN MOK MATTHEW GRIFFIN KEITHA SAWA |
MAS IRL JAP | GTE AM |
CLEARWATER RACING FERRARI 488 GTE | 3:55.076 | +37.806 | |
59 | 80 |
FABIO BABINI CHRISTINA NIELSEN ERIK MARIS |
ITA DIN FRA | GTE AM |
EBIMOTORS PORSCHE 911 RSR | 3:55.569 | +38.299 | |
60 | 90 |
SALIH YOLUC EUAN HANKEY CHARLES EASTWOOD |
TUR GBR GBR | GTE AM |
TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE | 3:55.661 | +38.391 | |