Trio de Alonso mantém pole provisória das 24h de Le Mans em sessão marcada por interrupções e mau tempo

Más condições do circuito de La Sarthe impedem melhora nos tempos de volta e Toyota mantém primeiras posições em sessão marcada por imobilidade na classe LMP1. Trio de Senna segue em quarto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A segunda sessão de treinos classificatórios das 24h de Le Mans terminou sem grandes supresas, e mais uma vez, com a Toyota na liderança da classe LMP1. Em um Q2 marcado por sucessivas interrupções, houve poucas oportunidades de melhora nos tempos. Dessa forma, os híbridos da japonesa se valeram do desempenho da terça-feira (13) e mantiveram a dobradinha.
 
O #8, de Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima terminou em primeiro, com 3min17s270, seguido pelo #7 de José María López, Mike Conway e Kamui Kobayashi. As dificuldades na pista impediram qualquer mobilidade na classificação da LMP1, que terminou idêntica à situação de terça.
Acidente de Giorgio Sernagiotto motivou encerramento precoce do Q2 das 24h de Le Mans (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com temperatura na casa dos 19º C e tempo chuvoso, diversos carros seguiram, desde os minutos iniciais, com dificuldades de se manter no traçado — com várias bandeiras amarelas impedindo qualquer volta promissora. Dentre os incidentes da primeira parte, destacou-se o susto protagonizado por Norman Nato, que rodou com o #35 da SMP e quase foi atingido por outros carros enquanto cruzava, descontrolado, a pista.
 
Com a sequência de incidentes, logo a bandeira vermelha entrou em cena. Desse modo, paralisou-se a sessão para que pudesse haver o recolhimento de pequenos destroços que seguiam espalhados ao longo do circuito de La Sarthe. Com a pausa, Fernando Alonso retornou seu protótipo aos boxes sem que pudesse baixar o tempo cravado, no dia anterior, por Nakajima.
 
Após o reinício das atividades, as bandeiras amarelas seguiram ocorrendo regularmente, e até Mike Conway rodou com seu #7 após sair do pit. Sem conseguir evoluir o ritmo, Alonso cedeu o volante para Buemi pouco antes do meio do treino, ao mesmo tempo que José María López entrava no outro Toyota. A sorte não foi diferente para a nova dupla e, mesmo com o período de estiagem, as paralisações continuaram. Ainda que houvesse períodos de bandeira verde, fiscais de prova chegaram a ocupar a reta dos boxes equipados com assopradores, a fim de retirar britas espalhadas pelo asfalto.
 
Faltando pouco mais de meia hora para o fim da sessão, outra bandeira vermelha foi anunciada. Giorgio Sernagiotto não conseguiu contornar a primeira chicane e bateu forte na contenção com seu Cetilar Villorba Corse. A entrada do serviço médico, somada à situação complicada com os detritos, motivou, então, a paralisação. Enquanto a retirada do acidentado era feita, a direção de prova anunciou que os treinos estavam encerrados. O acidente de Sernagiotto, além de findar a sessão, impediu qualquer chance de melhora do carro #47, comandado também por Felipe Nasr e Roberto Lacorte, que seguiu em oitavo na classe.
 
Assumindo os comandos do #1 já na porção final do Q2, Bruno Senna sequer teve chance de se livrar das restrições de velocidade. Desse modo, o #17 de Stéphane Sarrazin, Egor Orudzhev e Matevos Isaakyan se manteve em terceiro, seguido pelo trio de Senna, André Lotterer e Neel Jani. O #2 de Gustavo Menezes, Thomas Laurent e Mathias Beche completou a segunda fila.

Dentre os LMP2, a IDEC seguiu por mais uma sessão na ponta. O #38 de Paul Lafargue, Paul-Loup Chatin e Memo Rojas se aproveitou do tempo da primeira sessão e se manteve em primeiro com 3min24s956. O top-3 também se manteve inalterado, com Matthieu Vaxivière, Loïc Duval e François Perrodo levando o #28 da TDS ao segundo lugar e Andre Pizzitola, Jean-Éric Vergne e Roman Rusinov garantindo o #26 da G-Drive logo atrás. André Negrão e seus companheiros — Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet — também não conseguiram evoluir a performance do carro da Signatech, e se mantiveram em quinto.
 
Na GTE-Pro, nada de mudança, também, nas primeiras posições. A Porsche seguiu predominante e garantiu o primeiro lugar, com o #91 de Richard Lietz, Gianmaria Bruni e Frédéric Makowiecki. Logo em seguida, veio outro trio da fábrica alemã, com Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor no comando do #92. 
 
Melhor brasileiro da classe, Daniel Serra fez parte de um dos poucos trios a ter a posição alterada na segunda sessão. Junto de James Calado e Alessandro Pier Guidi, o paulista teve seu AF Corse ultrapassado pelo #93 da Porsche. Desse modo, Serra foi para sexto. Tony Kanaan não conseguiu melhorar o tempo de seu #67 e, ao lado de Harry Tincknell e Andy Priaulx, seguiu em oitavo. Logo atrás veio o #82 de Augusto Farfus, António Félix da Costa e Alexander Sims.
Bruno Senna rodou, quase integralmente, sob bandeiras amarelas e vermelhas no Q2 das 24h de Le Mans (Foto: Rebellion)
Na GTE-Am, os Porsche #88 de Matteo Cairoli, Khaled Al-Qubaisi e Giorgio Roda e #77 de Matt Campbell, Christian Reid e Julien Andlauer garantiram, para a Dempsey-Proton, os dois primeiros lugares. A Ferrari #54 da Spirit of Race, que havia ficado em quarto na primeira classificação, recuperou o top-3 dos treinos livres e, sob comando de Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Giancarlo Fisichella, ultrapassou o #86 da Gulf Racing.
 
Os treinos classificatórios das 24h de Le Mans serão retomados nesta quinta-feira (14), às 17h (de Brasília). A largada da tradicional prova ocorre no sábado (16).

24 Horas de Le Mans, Le Sarthe, Segundo treino de classificação, Resultado:

1 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
3:17.270    
 
 
2 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
3:17.377 +0.107  
 
 
3 17 STHÉPNAHE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
MATEVOS ISAAKYAN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
3:19.483 +2.213  
 
 
4 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
3:19.662 +2.392  
 
 
5 3 THOMAS LAURENT
MATHIAS BECHE
GUSTAVO MENEZES
FRA
SUI
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
3:19.945 +2.675  
 
 
6 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
3:21.110 +3.840  
 
 
7 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
JENSON BUTTON
RUS
RUS
GBR
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
3:21.408 +4.138  
 
 
8 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
TOM DILLMANN
GBR
AUT
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 – Nismo
3:22.505 +5.235  
 
 
9 6 MARCEL FÄSSLER
OLIVER ROWLAND
OLIVER TURVEY
GBR
GBR
GBR
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
3:24.343 +7.073  
 
 
10 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 – Gibson
3:24.956 +7.686  
 
 
11 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 – Gibson
3:25.240 +7.970  
 
 
12 5 CHARLES ROBERTSON
MICHAEL SIMPSON
LEO ROUSSEL
GBR
GBR
FRA
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
3:25.268 +7.998  
 
 
13 26 ROMAN RUSINOV
ANDREA PIZZITOLA
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
3:26.447 +9.177  
 
 
14 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
NATHANAËL BERTHON
MEX
VEN
FRA
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 – Gibson
3:26.508 +9.238  
 
 
15 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 – Gibson
3:26.681 +9.411  
 
 
16 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 – Gibson
3:26.701 +9.431  
 
 
17 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
3:26.772 +9.502  
 
 
18 40 JAMES ALLEN
JOSÉ GUTIÉRREZ
ENZO GUIBBERT
AUS
MEX
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
3:27.280 +10.010  
 
 
19 37 JAZEMAN JAFAAR
NABIL JERI
WEIRON TAN
MAS
MAS
MAS
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
3:27.468 +10.198  
 
 
20 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
FELIPE NASR
ITA
ITA
BRA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 – Gibson
3:27.993 +10.723  
 
 
21 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
3:27.999 +10.729  
 
 
22 23 THIMOTHÉ BURET
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
FRA
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPETITION
LIGIER JSP217 – Gibson
3:28.008 +10.738  
 
 
23 32 HUGO DE SADELEER
WILLIAM OWEN
JUAN PABLO MONTOYA
SUI
EUA
COL
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
3:28.159 +10.889  
 
 
24 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
JAN LAMMERS
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 – Gibson
3:28.556 +11.286  
 
 
25 35 VICTOR SHAITAR
HARRISON NEWEY
NORMAN NATO
RUS
GBR
FRA
P2 SMP RACING
DALLARA P217 – Gibson
3:28.629 +11.359  
 
 
26 34 RICKY TAYLOR
CÔME LEDOGAR

DAVID HEINEMEIER-HANSSON
EUA
FRA
DIN
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
3:33.755 +16.485  
 
 
27 33 DAVID CHENG
NICHOLAS BOULLE
PIERRE NICOLET
EUA
EUA
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
3:35.237 +17.967  
 
 
28 44 ANDREA BERTOLINI
NICLAS JÖNSSON
TRACY KRHOHN
ITA
SUE
EUA
P2 EURASIA MOTORSPORT
LIGIER JSP217 – Gibson
3:35.385 +18.115  
 
 
29 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
THOMAS DAGONEAU
FRA
FRA
FRA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
3:38.206 +20.936  
 
 
30 25 MARK PATTERSON
ATE DE JONG
TACKSUNG KIM
EUA
HOL
COR
P2 ALGARVE PRO RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
3:44.177 +26.907  
 
 
31 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
3:47.504 +30.234  
 
 
32 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
3:49.097 +31.827  
 
 
33 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
3:49.181 +31.911  
 
 
34 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
3:49.582 +32.312  
 
 
35 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
3:49.621 +32.351  
 
 
36 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
3:49.854 +32.584  
 
 
37 94 ROMAIN DUMAS
TIMO BERNHARD
SVEN MÜLLER
FRA
ALE
ALE
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
3:50.089 +32.819  
 
 
38 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
TONY KANAAN
GBR
GBR
BRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
3:50.429 +33.159  
 
 
39 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
ALEXANDER SIMS
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
3:50.579 +33.309  
 
 
40 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
3:50.593 +33.323  
 
 
41 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
3:50.596 +33.326  
 
 
42 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
3:50.669 +33.399  
 
 
43 88 MATTEO CAIROLI
KHALED AL QUBAISI
GIORGIO RODA
ITA
EAU
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
3:50.728 +33.458  
 
 
44 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
3:50.789 +33.519  
 
 
45 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
3:50.952 +33.682  
 
 
46 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
3:51.930 +34.660  
 
 
47 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
3:51.956 +34.686  
 
 
48 52 TONI VILANDER
ANTONIO GIOVINAZZI
PIPO DERANI
FIN
ITA
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
3:52.112 +34.842  
 
 
49 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
3:52.486 +35.216  
 
 
50 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
ALEXANDER DAVISON
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
3:52.517 +35.247  
 
 
51 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
3:52.985 +35.715  
 
 
52 84 LIAM GRIFFIN
COOPER MACNEIL
JEFFREY SEGAL
GBR
EUA
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
3:53.439 +36.169  
 
 
53 85 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
LUCA STOLZ
EUA
HOL
ALE
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FERRARI 488 GTE
3:54.000 +36.730  
 
 
54 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
3:54.307 +37.037  
 
 
55 99 PATRICK LONG
TIMOTHY PAPPAS
SPENCER PUMPELLY
EUA
EUA
EUA
GTE AM PROTON COMPETITION
PORSCHE 911 RSR
3:54.720 +37.450  
 
 
56 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
3:54.780 +37.510  
 
 
57 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDWARD CHEEVER
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
3:54.951 +37.681  
 
 
58 61 WENG SUN MOK
MATTHEW GRIFFIN
KEITHA SAWA
MAS
IRL
JAP
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
3:55.076 +37.806  
 
 
59 80 FABIO BABINI
CHRISTINA NIELSEN
ERIK MARIS
ITA
DIN
FRA
GTE AM EBIMOTORS
PORSCHE 911 RSR
3:55.569 +38.299  
 
 
60 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
3:55.661 +38.391  
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.