Webber supera tempo da pole de 2014 e coloca Porsche na frente no único treino livre em Le Mans
A Porsche mais uma vez deu indícios de que tem o carro mais rápido para as 24 Horas de Le Mans: no treino livre desta quarta-feira, a única sessão na pista de Sarthe antes da classificação, Mark Webber liderou. Carro de Lucas Di Grassi ficou na segunda posição, Nissan foi mais lenta que líder da LMP2 e Fernando Rees liderou na GTE Am
A imagem que abre este texto foi registrada momentos antes de Romain Dumas, a bordo do Porsche 919 #18, cruzar a linha de chegada e cravar o melhor tempo da única sessão livre antes do início da classificação para as 24 Horas de Le Mans.
Pena para ele, e para quem gostou de todas essas faíscas, que não valeu. Como ele cortou a chicane ao passar por cima da zebra desta forma, a volta foi desconsiderada.
Relacionadas
Ainda assim, foi a Porsche que fechou na frente, e com Mark Webber. O australiano tratou de superar o tempo da pole-position de 2014 para conseguir ocupar o topo da folha de tempos, confirmando o bom rendimento da montadora de Stuttgart no teste do fim do mês passado. O tempo: 3min21s362
A pole do ano passado, de Kazuki Nakajima na Toyota, ficou na casa de 3min21s789.
Loïc Duval colocou o Audi que divide com Lucas Di Grassi e Oliver Jarvis na segunda colocação ao marcar 3min21s950. O #18 de Dumas, Neel Jani e Marc Lieb ficou em terceiro lugar, à frente do #19 de Nico Hülkenberg, Nick Tandy e Earl Bamber.
Para os japoneses da Toyota, o rendimento ainda não foi o mais positivo em ritmo de classificação. Os protótipos TS040 #1 e #2 ficaram apenas na sétima e na oitava colocações, atrás dos trios germânicos. O déficit foi de mais de 3s5.
O vexame ficou por conta da Nissan, que teve seus protótipos apenas em 12º, 13º e 14º na classificação geral. O detalhe: todos eles atrás do líder da classe LMP2, o Oreca 03R Judd da equipe KCMG. O melhor tempo ficou com o #21 de Tsugio Matsuda, Mark Shulzhitskiy e Lucas Ordoñez, 3min40s332.
Os problemas da Nissan também tiveram destaque. Já na saída para os boxes, nos primeiros segundos, um dos protótipos ficou parado no pit-lane. Nem meia hora mais tarde, Harry Tincknell parou na pista na Mulsanne. Outro LMP1 de fábrica que ganhou destaque negativamente foi o Porsche #19, quando Earl Bamber foi parar na caixa de brita na primeira chicane da Mulsanne. Depois de alguns instantes lá, o neozelandês deu marcha ré e conseguiu voltar aos boxes.
Este treino livre teve quatro horas de duração e chegou a ficar paralisado por 40 minutos depois que Mark Patterson bateu o protótipo da Murphy na reta Mulsanne. O acidente não pareceu tão grave, mas exigiu a substituição de uma de uma das barreiras de proteção. A chuva também interferiu, caindo de forma intermitente principalmente na primeira metade da atividade, mas sem causar grandes problemas.
A classe GTE Pro teve a liderança de Fernando Rees com o Aston Martin Vantage V8. O brasileiro anda junto de Alex MacDowall e Richie Stanaway. O melhor tempo do carro #99 foi 3min55s985.
Já na GTE Am, os melhores também são da Aston Martin: Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda, seguidos pelo Porsche da equipe de Patrick Dempsey.
Na LMP2, o Ligier #28 da G-Drive, que conta com o estreante brasileiro Pipo Derani, foi o 11º colocado.
As atividades continuam a partir das 17h (de Brasília) com a primeira das três sessões de classificação.
24 Horas de Le Mans, treino livre:
1 | 17 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:21.362 | ||
2 | 8 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:21.950 | +0.588 | |
3 | 18 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:22.059 | +0.697 | |
4 | 19 |
NICO HÜLKENBERG EARL BAMBER NICK TANDY |
ALE NZL ING |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:22.819 | +1.457 | |
5 | 7 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:23.051 | +1.689 | |
6 | 9 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI RENÉ RAST |
POR ITA ALE |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:23.480 | +2.118 | |
7 | 1 |
ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA SÉBASTIEN BUEMI |
ING JAP SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
3:24.763 | +3.401 | |
8 | 2 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
3:25.537 | +4.175 | |
9 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Rebellion R-One – AER |
3:28.441 | +7.079 | |
10 | 13 |
ALEXANDRE IMPERATORI DOMINIK KRAIHAMER DANIEL ABT |
SUI AUT ALE |
P1 |
REBELLION Rebellion R-One – AER |
3:33.176 | +11.814 | |
11 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY NICOLAS LAPIERRE |
ING ING FRA |
P2 |
KCMG Oreca 03R Judd |
3:39.897 | +18.535 | |
12 | 21 |
TSUGIO MATSUDA MARK SHULZHITSIKIY LUCAS ORDONEZ |
JAP RUS ESP |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:40.332 | +18.970 | |
13 | 23 |
OLIVIER PLA JANN MARDENBOROUGH MAX CHILTON |
FRA ING ING |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:40.429 | +19.067 | |
14 | 22 |
HARRY TINCKNELL MICHAEL KRUMM ALEX BUNCOMBE |
ING ALE ING |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:41.302 | +19.940 | |
15 | 34 |
CHRISTOPHER CUMMING LAURENS VANTHOOR KEVIN ESTRE |
CAN BEL FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
3:41.311 | +19.949 | |
16 | 46 |
PIERRE THRIET LUDOVIC BADEY TRISTAN GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
P2 |
THRIET BY TDS Oreca 05 Nissan |
3:41.742 | +20.380 | |
17 | 41 |
GARY HIRSCH GAËTAN PALETOU JON LANCASTER |
SUI FRA ING |
P2 |
GREAVES Gibson 015S Nissan |
3:42.163 | +20.801 | |
18 | 26 |
ROMAN RUSINOV SAM BIRD JULIEN CANAL |
RUS ING FRA |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
3:42.641 | +21.279 | |
19 | 30 |
SCOTT SHARP RYAN DALZIEL DAVID HEINEMEIER |
EUA ING DIN |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 04B HPD |
3:43.344 | +21.982 | |
20 | 42 |
NICK LEVENTIS DANNY WATTS JONNY KANE |
ING ING ING |
P2 |
STRAKKA Strakka Dome S103 Nissan |
3:43.948 | +22.586 | |
21 | 29 |
LÉO ROUSSEL HO-PIN TUNG DAVID CHENG |
FRA CHN CHN |
P2 |
PEGASUS Morgan Nissan |
3:43.990 | +22.628 | |
22 | 37 |
MIKHAIL ALESHIN KIRILL LADYGIN ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP BR01 Nissan |
3:44.482 | +23.120 | |
23 | 43 |
PIERRE RAGUES OLIVER WEBB ZOEL AMBERG |
FRA ING SUI |
P2 |
SARD MORAND Morgan Evo SARD |
3:44.767 | +23.405 | |
24 | 28 |
GUSTAVO YACAMÁN PIPO DERANI RICARDO GONZÁLEZ |
COL BRA MEX |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
3:44.784 | +23.422 | |
25 | 36 |
PAUL-LAUP CHATIN NELSON PANCIATICI VINCENT CAPILLAIRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
ALPINE A450 B Nissan |
3:44.807 | +23.445 | |
26 | 27 |
MAURIZIO MEDIANI DAVID MARKOZOV NICOLAS MINASSIAN |
ITA RUS FRA |
P2 |
SMP BR01 Nissan |
3:45.233 | +23.871 | |
27 | 38 |
SIMON DOLAN MITCH EVANS OLIVER TURVEY |
ING NZL ING |
P2 |
JOTA SPORT Gibson 015S Nissan |
3:45.291 | +23.929 | |
28 | 4 |
SIMON TRUMMER PIERRE KAFFER TIAGO MONTEIRO |
SUI ALE POR |
P1 |
BYKOLLES CLM P1/01 AER |
3:45.873 | +24.511 | |
29 | 45 |
JOSÉ IBANEZ PIERRE PERRET IVAN BELLAROSA |
FRA FRA ITA |
P2 |
IBANEZ Oreca 03R Nissan |
3:45.893 | +24.531 | |
30 | 31 |
ED BROWN JON FOGARTY JOHANNES VAN OVERBEEK |
EUA EUA EUA |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 04B HPD |
3:48.150 | +26.788 | |
31 | 40 |
TRACY KROHN NICK JÖNSSON JOÃO BARBOSA |
EUA SUE POR |
P2 |
KROHN Ligier JS P2 Judd |
3:48.840 | +27.478 | |
32 | 48 |
KARUM CHANDHOK MARK PATTERSON NATHANAËL BERTHON |
IND EUA FRA |
P2 |
MURPHY Oreca 03R Nissan |
3:49.427 | +28.065 | |
33 | 35 |
JACQUES NICOLET JEAN-MARC MERLIN ERIK MARIS |
FRA FRA FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
3:52.979 | +31.617 | |
34 | 99 |
ALEX MACDOWALL RICHIE STANAWAY FERNANDO REES |
ING NZL BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.895 | +34.533 | |
35 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILLNER JORDAN TAYLOR |
ING EUA EUA |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
3:57.539 | +36.177 | |
36 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER ROB BELL |
ING ALE ING |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:58.448 | +37.086 | |
37 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET WOLF HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
3:58.469 | +37.107 | |
38 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCIA RYAN BRISCOE |
DIN ESP AUS |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
3:58.501 | +37.139 | |
39 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:58.783 | +37.421 | |
40 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO OLIVIER BERETTA |
ITA ING MON |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:59.653 | +38.291 | |
41 | 91 |
RICHARD LIETZ MICHAEL CHRISTENSEN JÖRG BERGMEISTER |
AUT DIN ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
3:59.892 | +38.530 | |
42 | 95 |
CHRISTOFFER NYGAARD MARCO SORENSEN NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
4:00.034 | +38.672 | |
43 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER GIANCARLO FISICHELLA |
ITA FIN ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
4:00.082 | +38.720 | |
44 | 77 |
PATRICK DEMPSEY PATRICK LONG MARCO SEEFRIED |
EUA EUA ALE |
GTE AM |
DEMPSEY – PROTON Porsche 911 RSR |
4:01.611 | +40.249 | |
45 | 88 |
CHRISTIAN RIED KHALED AL-QUBAISI KLAUS BACHLER |
ALE EAU AUT |
GTE AM |
ABU DHABI – PROTON Porsche 911 RSR |
4:02.029 | +40.667 | |
46 | 50 |
KRISTIAN POULSEN GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
DIN ITA ITA |
GTE AM |
LARBRE Chevrolet Corvette C7 |
4:02.332 | +40.970 | |
47 | 83 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD RUI ÁGUAS |
FRA FRA POR |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
4:02.637 | +41.275 | |
48 | 53 |
JEROEN BLEEKEMOLEN BEN KEATING MARC MILLER |
HOL EUA EUA |
GTE AM |
RILEY SRT Viper GTS-R |
4:03.287 | +41.925 | |
49 | 62 |
WILLIAM SWEEDLER TOWNSEND BELL JEFFREY SEGAL |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari F458 Italia |
4:03.799 | +42.437 | |
50 | 61 |
PETER MANN RAFFAELE GIAMMARIA MATTEO CRESSONI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
4:03.840 | +42.478 | |
51 | 66 |
ABDULAZIZ AL FAISAL JAKUB GIERMAZIAK MICHAEL AVENATTI |
SAU POL EUA |
GTE AM |
JMW Ferrari F458 Italia |
4:04.367 | +43.005 | |
52 | 72 |
VIKTOR SHAYTAR ANDREA BERTOLINI ALEXEY BASOV |
RUS ITA RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari F458 |
4:05.137 | +43.775 | |
53 | 55 |
DUNCAN CAMERON MATT GRIFFIN ALEXANDER MORTIMER |
ING IRL ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
4:05.319 | +43.957 | |
54 | 96 |
FRANCESCO CASTELLACCI ROALD GÖTHE STUART HALL |
ITA ALE ING |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
4:05.559 | +44.197 | |
55 | 67 |
JU-SAN CHEN ALEX KAPADIA XAVIER MAASSEN |
TWN ING HOL |
GTE AM |
AAI Porsche 911 GT3 RSR |
4:05.787 | +44.425 | |
56 | 68 |
HAN-CHEN CHEN GILLES VANNELET MIKE PARISY |
TWN FRA FRA |
GTE AM |
AAI Porsche 911 GT3 RSR |
4:06.704 | +45.342 | |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.