Webber vê mudança para WEC no momento certo, mas revela quase ter saído da F1 um ano antes

Após terminar a temporada de 2012 na sexta colocação, Mark Webber ficou por um triz de deixar a F1, mas resolveu renovar o contrato e ficar por mais um ano

Aos 37 de idade, Mark Webber afirmou que sua mudança da F1 para a Porsche e o Mundial de Endurance aconteceu no momento certo, porém que sua saída da categoria de monopostos não aconteceu ao fim do ano anterior por um triz.
 
Quando 2012 terminou, o australiano tinha acabado de vivenciar sua pior temporada desde a mudança de patamar da Red Bull, em 2009. Foram duas vitórias, mas apenas a sexta colocação no campeonato enquanto seu companheiro de equipe se tornava tricampeão mundial. Numa batalha que aparentemente não podia vencer, Webber considerou sair.
Webber no banco de sua Porsche Hybrid 919 (Foto: Porsche)
"A mudança da F1 para cá aconteceu no momento perfeito. Senti que estava chegando próximo ao fim da minha carreira da F1, o que estava em minhas mãos. Estive muito perto de sair ao fim de 2012, mas resolvi que tentar outra temporada por lá, o que não foi ruim, mas um retorno da Porsche era algo que eu tinha grande interesse", disse ao site 'Crash.net'.
 
Não aconteceu naquele momento, o veterano – para os padrões da F1 – renovou seu contrato por mais uma temporada e voltou para tentar mais um duelo com seu maior rival, companheiro e inimigo que dormia ao lado, Sebastian Vettel. Após o incidente na Malásia, Webber decidiu que tinha acabado seu ciclo na F1. A proposta da Porsche em transformá-lo numa estrela no WEC convenceu o piloto, que não demorou a acertar. 
 
"Você sabe que quer continuar tendo sucesso nas corridas e a Porsche me dá essa oportunidade, mas também de crescer com a marca no futuro e atingir coisas bem legais. Foi natural, tudo correu bem. A F1 foi minha vida desde que deixei a Austrália em 1995. Corri em monopostos durante todo esse tempo, com poucos anos em carros esportivos nos anos 1990, mas, no geral, era na F1 que pensava quando acordava", contou. 
 
"Mentalmente não muda muito, só que seu interesse na categoria não é tão grande quanto já foi um dia. Eu costumava pensar nisso o tempo todo, enquanto no fim da sua carreira, você não pensa; você começa a pensar em outras coisas e sua motivação não é o que já foi. Aí você precisa de um novo programa, um animador, algo em que você possa colocar seu foco. Posso fazer isso com a Porsche", encerrou.
 
Na primeira corrida da temporada do WEC, em Silvestone, Mark Webber terminou na terceira colocação ao lado de seus companheiros de 919 Hybrid, Timo Bernhard e Brendon Hartley. A próxima etapa no calendário é em Spa-Francorchamps, em 3 de maio.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.