F-E
17/03/2018 15:23

Após adiamento, Fórmula E ignora São Paulo nos primeiros rascunhos do calendário para temporada 2018/19, diz site

A corrida que deveria acontecer no Anhembi neste dia 17 de março, o primeiro eP de São Paulo, agora periga não correr nem em 2019. O adiamento era projetado para um ano, mas a Fórmula E não está esperançosa nas conversas com a cidade de São Paulo. A informação do site inglês 'E-racing.365' é de que a FE não conta com São Paulo nos primeiros desenhos de calendário para 2018/19
Warm Up
Redação GP, do Rio de Janeiro

Quando o eP de São Paulo foi cancelado, ainda no fim do ano passado - em notícia adiantada pelo GRANDE PRÊMIO e pelo Blog do Rodrigo Mattar -, a informação era de que o plano de correr na maior cidade brasileira seguia vivo e que 2019 seria o ano da primeira vinda da Fórmula E ao Brasil. No entanto, agora a realidade aponta em outra direção: a FE não conta com São Paulo.
 
A informação foi dada pelo site inglês 'E-racing365.com'. Segundo o veículo, atualmente a FE não está colocando São Paulo nos primeiros rascunhos do calendário da temporada 2018/19. Aliado a isso, existe uma procura da categoria para outro local na América do Sul. No calendário oficial, o eP de São Paulo estava marcada para este sábado, 17 de março.
 
Em novembro, após a notícia do cancelamento da prova por conta do plano de privatização do Complexo do Anhembi, onde seria o traçado da prova, o GRANDE PRÊMIO conversou com a SPTuris. "Houve conversas no sentido de sediar uma prova da Fórmula E no complexo do Anhembi, porém não foi fechado acordo para 2018.  As negociações seguem para uma eventual corrida no Anhembi em 2019."
 
O adiamento para 2019 foi pedido pela própria prefeitura paulistana enquanto não definia os rumos do Anhembi, um dos alvos do desejo de privatização da gestão de João Doria (PSDB-SP), segundo a assessoria da FE afirmou à época. E foi visto também como um tempo para o desenvolvimento de um novo plano de atuação, tanto para a FE quanto para a SPTuris. 
O Anhembi pronto para a Indy (Foto: Gustavo Epifanio/Fotoarena)

No entanto, agora, ao menos do lado da categoria não há muita esperança. O GRANDE PRÊMIO voltou a consultar a SPTuris, mas ainda não obteve respostas. 
 
Punta del Este, que esteve nas duas primeiras temporadas e foi cortada para a terceira, foi escolhida como substituta a São Paulo, mas não é vista como resposta a longo prazo. Santiago provavelmente terá um traçado modificado, e a FE procura ainda outra solução.
 
As negociações
 
 No início do ano, o GRANDE PRÊMIO adiantou as conversas entre a cidade de São Paulo e a categoria dos carros elétricos para a entrada do Brasil no calendário. A capital paulista e a F-E se acertaram após o diretor-executivo da Formula E Holdings, Alejandro Agag, passar pela cidade em fevereiro e se reunir com o piloto Lucas Di Grassi e representantes da SPTuris – empresa de capital misto que tem a Prefeitura como sócia majoritária e administra equipamentos como o autódromo de Interlagos e o complexo do Anhembi. Após o acerto, o prefeito João Doria deu sinal verde para a realização da prova, que ele considera importante para a cidade do ponto de vista de promoção e turismo.
 
Embora com um traçado diferente do que a Indy utilizou quando correu em São Paulo entre 2010 e 2013, ficou acordado na época que a FE teria o Sambódromo do Anhembi como palco de suas atividades - o local também foi confirmado por Agag ao GRANDE PRÊMIO. A Marginal Tietê -- para, como preconiza a F-E, não causar muitas dores de cabeça para a cidade-sede - ficou de fora do projeto. A avenida Olavo Fontoura, que passa atrás do Sambódromo, passaria a ser usada.
 
O Brasil esteve no calendário da F-E antes do começo da primeira temporada da categoria. Um possível eP do Rio de Janeiro teria uma pista montada no Aterro do Flamengo, mas um acordo com a cidade, envolvida com Copa do Mundo e Olimpíadas, nunca foi finalizado.

Últimas Notícias
domingo, 22 de abril de 2018
Mitsubishi
MotoGP
MotoGP
MotoGP
Indy
MotoGP
MotoGP
Indy
MotoGP
Indy
Stock Car
MotoGP
Indy
Stock Car
Superbike
Galerias de Imagens
Facebook