Batido no sábado, Buemi abre ‘dia do juízo final’ na F-E com liderança no TL1 do eP de Londres 2. Di Grassi é 5º

Sébastien Buemi voou na pista do Battersea Park para tentar se impor. Foram, ele e o companheiro Nicolas Prost, os únicos a se utilizarem de total ritmo de classificação para o TL1. Deu certo: fez a primeira colocação, Nico em segundo. Lucas Di Grassi foi o quinto colocado

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O dia do juízo final da segunda temporada da F-E finalmente está aqui. E foi Sébastien Buemi quem abriu este domingo (3) andando na frente no Battersea Park. O suíço anotou a volta mais rápida da história do traçado no primeiro treino livre para a segunda perna do eP de Londres.

Foi, assim como fora nos treinos livres do sábado, um domínio da e.dams. Na verdade, até mais, porque não haviam feito 1-2 ontem. Só que o vencedor do eP de Londres 1, Nicolas Prost, cravou um 1min23s030 que foi 0s637 mais lento que o 1min22s393 de Buemi.

Apesar da maioria do grid ter passado quase toda a sessão na pista, foram poucos os carros que anotaram voltas com energia disponibilizada para classificação. Lucas Di Grassi, por exemplo, foi um destes e terminou na quinta posição. Seu novo desafeto Jean-Éric Vergne e Mike Conway ainda ficaram à sua frente. Daniel Abt seguiu, com Sam Bird, Loïc Duval, Jérôme D’Ambrosio e Bruno Senna encerrando o top-10. Nelsinho Piquet foi o 11º colocado. 

Sébastien Buemi liderou o segundo TL1 em Londres (Foto: Reprodução/Twitter)

Outra marca do treino foi a batida entre as duas Aguri, António Félix da Costa e Ma Qing Hua, após o chinês se enrolar na freada ao ver o carro de Simona de Silvestro parado e com problemas.

O segundo treino livre começa às 6h30 (de Brasília). A classificação inicia às 8h.

Confira como foi o treino livre:

O céu era verde e bem mais tranquilizador do que o do dia anterior quando a bandeira verde foi dada para os 45 minutos do primeiro treino livre. E assim que ela apareceu, uma fila enorme de carros se formou para não perder tempo no traçado.

E o treino já começou acidentado, diga-se, com Jean-Éric Vergne escapando na curva três logo nos primeiros segundos. Robin Frijns foi o segundo a escapar na mesma curva e causar bandeiras amarelas. Enquanto isso, a habitual mudança de ponteiro dos minutos iniciais jogava a bandeira para Loïc Duval, Oliver Turvey, Nicolas Prost e Daniel Abt.

Quem conseguiu tomar a liderança por mais tempo, nenhuma surpresa, foi Sébastien Buemi. O suíço fez um bom tempo quase que ao mesmo tempo que Bruno Senna passou direto na curva três também. Que inspiração da curva.

A próxima escapada da curva, porém, causou mais problemas que apenas um susto. Quando Simona de Silvestro tocou o muro, acabou danificando o carro da Andretti. Bem que tentou levar de volta para o pit-lane, mas foi instruída a estacionar na área de escape. Em seguida, Ma Qing Hua se assustou com o carro parado e retardou a freada. Sem companheiro, António Félix da Costa, não conseguiu travar na mesma velocidade e acertou a traseira em cheio. Belo começo para o último dia de existência da equipe anglo-japonesa.

Começou bem, o dia final da Aguri? (Foto: Reprodução/Twitter)

Bandeira vermelha por alguns minutos, mas assim que tudo foi restabelecido Buemi perdeu a liderança. Mike Conway emplacou belo giro e subiu para a posição de honra – restavam por volta de 20 minutos.

Senna e Frijns voltaram a ter problemas e explorar os limites da pista. Ambos deram muito sorte de não terem uma batida mais séria contra a barreira de proteção da curva oito. E Vergne, sumido desde o início, voltou a marca a ponta a seis minutos do fim.

Instantes depois de JEV cruzar, porém, vieram as duas e.dams. Com ritmo de classificação, algo que só os dois fizeram, Buemi passou em primeiro e Prost se tornou o segundo. Tudo para tentar encaminhar os títulos de Pilotos e Construtores.

Com a quadriculada mostrada, Buemi e Prost, de fato, comandaram a tabela de tempos com sobras. Vergne, Conway, Di Grassi, Abt seguiu, Sam Bird, Duval, Jérôme D’Ambrosio e Senna formaram o top-10.

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