Buemi marca pole em classificação da F-E em Mônaco marcada por troca de farpas entre Piquet e Di Grassi

Não dá para dizer que foi um treino de classificação comum: foi peculiar até mesmo para as surpresas que a F-E vem insistindo em mostrar. Sébastien Buemi foi pole com volta perfeita e tudo, mas acabou ficando apenas como pano de fundo para a troca de farpas entre Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet

Não dá para dizer que foi um treino de classificação comum neste sábado (9), em Mônaco. Ao contrário, foi peculiar até mesmo para as surpresas que a F-E vem insistindo em mostrar — a maioria, positivamente. Os dois pilotos que lideraram os treinos livres por exemlo, nem passaram perto da pole. Quem a tomou de assalto foi Sébastien Buemi, com volta perfeita e tudo, mas que acabou ficando apenas como pano de fundo para a intensa troca de farpas entre os dois líderes do campeonato.

No grupo 1, Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi estavam juntos. E Piquet fez a melhor volta do fim de semana, até então. Parecia que se sairia melhor, mas Di Grassi foi ainda mais rápido e ficou na frente. Na saída dos carros, Nelsinho reclamou em alto e bom som que Lucas o havia atrapalhado em sua última volta rápida, esbravejou dizendo que foi melhor que o rival por toda a carreira e esperava que os comissários fizessem algo. No fim das contas, Di Grassi foi segundo, enquanto Piquet foi quarto.

Clima tenso entre Di Grassi e Piquet (Foto: Reprodução/Twitter)

Entre os brigões, Jérôme D'Ambrosio, que vem andando forte desde o começo do final de semana. Graças ao belga, Nelsinho vai largar exatamente atrás de Di Grassi. Como não se sabe a quantas andam os ânimos, a curiosidade para ver a largada apenas aumenta. 

Loïc Duval colocou a Dragon na quinta posição, com Daniel Abt em sexto. Nicolas Prost, Jamie Alguersuari e Bruno Senna, mais rápidos nos dois treinos livres, nada mais fizeram que as posições 7, 8 e 9. Nick Heidfeld fechou o top-10. Mas como Duval e Alguersuari foram punidos, caem para 14º e 18º lugar, com Stéphane Sarrazin e Salvador Durán na zona de pontuação.
 
A corrida começa às 11h (de Brasília), e o GRANDE PRÊMIO acompanha.

Confira como foi a classificação:

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Ótima volta de Piquet é superada por Di Grassi

Grupo 1 – Sam Bird, Karun Chandhok, Lucas Di Grassi, Jean-Éric Vergne e Nelsinho Piquet

 
Um grupo para abrir a classificação com dos dois líderes do campeonato e os três primeiros de Long Beach. E apesar de Vergne ser mais rápido de cara, não durou muito. Piquet passou e deixou um forte 54s172.
 
Mas o rendimento do grupo era muito bom, com Bird vindo atrás e fazendo 54s253. Vergne em terceiro e Di Grassi em quarto. Com quatro minutos restantes, apenas Chandhok ficava longe.
 
Se a volta que dava a Piquet a ponta era forte, a seguinte parecia um aviso de que seria bem complicado tirá-lo do topo: 53s712.
 
No entanto, Di Grassi encontrou uma volta contundente para superar o tempo do rival, que havia sido o melhor do fim de semana. Achou um poderoso 53s669, e fim de papo no grupo 1.
 
Se o grupo tinha começado parelho, terminou com os líderes do campeonato sobrando para cima de Bird e Vergne, que foram P3 e P4. Chandhok até melhorou o tempo inicial, mas o 54s858 não deve mantê-lo fora das últimas colocações.

Mas o que marcou mesmo o grupo  — e o treino — foi o que rolou depois, quando os rivais de longa data Piquet e Di Grassi chegaram ao cercado onde ficam os primeiros três colocados. Piquet reclamou de ter sido bloqueado pelo rival e disse que "sempre o venceu em todas as categorias". Di Grassi se defendeu, mas o climão era claro.

Líderes dos TLs vão mal, e D'Ambrosio anda forte

Grupo 2 – Nicolas Prost, Bruno Senna, Daniel Abt, Jérôme D'Ambrosio e Stéphane Sarrazin

 
A primeira rodada de voltas teve Senna na frente, mas com um tempo um pouco alto, nada anormal. Quando fizeram a segunda volta rápida, Abt e Sarrazin só conseguiram passar Chandhok.
 
Mas D'Ambrosio andou bem rápido e encaixou na terceira posição. Prost, só com três minutos para o fim, conseguiu um tempo melhor, o quarto. Senna seguiu e fez 54s035.
 
Enquanto isso Prost, surpreendentemente, não conseguia se meter entre os primeiros, D'Ambrosio fez ainda melhor, passando Piquet e ficando no segundo lugar. Abt também melhorou e deixou Nicolas para trás.
 
Prost e Senna deixaram a figura como quinto e sexto, longe do esperado para os dois líderes dos primeiros treinos.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Buemi faz volta perfeita

Grupo 3 – Loïc Duval, Sébastien Buemi, Scott Speed, Charles Pic e Salvador Durán

 
Simplesmente mais rápido, Buemi deu a impressão de que tinha o grupo sob controle desde o começo, ao contrário do que o companheiro Prost fez no conjunto anterior.
 
Com pouco mais de três minutos para o fim, Buemi fez a volta mais rápida do dia com requintes de crueldade. Anotou 53s478 com todas as melhores parciais e deixou para trás Di Grassi, D'Ambrosio, Piquet e quem mais já tinha andado.
 
Outro que foi especialmente bem foi Duval, enfim conseguindo acertar na classificação. Fez o quinto tempo geral, logo atrás de Piquet.
 
E Pic mostrou que o primeiro treino livre foi cortina de fumaça. Só foi mais rápido que Chandhok, que mais uma vez se vê às voltas com problemas. Durán conseguiu colocar a Amlin Aguri em décimo entre 15 carros. Speed, que vinha sólido no dia, também não foi bem e ficou com o 13º lugar.

Batida de Félix da Costa marca fim da sessão

Grupo 4 – António Félix da Costa, Nick Heidfeld, Vitantonio Liuzzi, Jarno Trulli e Jaime Alguersuari
 
A expectativa do último grupo estava mais em Alguersuari que em outro piloto qualquer. Segundo mais rápido do TL2, o espanhol era quem poderia chegar ao tempo perfeito de Buemi. Mas foram as seis voltas e o máximo que Jaime fez foi 54s021 e o oitavo lugar. Como foi punido, sai no 18º lugar.
 
Com seis minutos ainda no relógio, porém, Félix da Costa protagonizou o momento mais importante da fase final da sessão. O português escapou na Tabacaria e acabou batendo de lado e forte, o que pode causar problemas para largar.
 
Trulli e Liuzzi, ambos já vencedores em Mônaco por outras categorias, não conseguiram fazer mais que as posições 15 e 17. Uma amostra menos dos pilotos e mais de qual é o limite da equipe de Trulli.
 
Outro membro do grupo, Heidfeld se colocou no top-10, fechando o grupo. 
 
No fim das contas, Buemi, Di Grassi, D'Ambrosio, Piquet, Abt, Prost, Senna, Heidfeld, Sarrazin e Durán formaram o top-10. A corrida começa às 11h de Brasília).
VIU ESSA? CARENAGEM VOA E DEIXA LOTUS DE GROSJEAN 'NUA'

determinarTipoPlayer(“15466301”, “2”, “0”);

F-E, eP  de Mônaco, grid de largada:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 53.478   6
2 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 53.669 +0.191 7
3 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 53.702 +0.224 7
4 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 53.712 +0.234 6
5 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 53.804 +0.326 6
6 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 53.891 +0.413 7
7 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 53.909 +0.431 6
8 NICK HEIDFELD ALE VENTURI 54.021 +0.543 6
9 STÉPHANE SARRAZIN FRA MAHINDRA 54.035 +0.557 6
10 SALVADOR DURÁN MEX AMLIN AGURI 54.129 +0.651 9
11 SAM BIRD ING VIRGIN 54.133 +0.655 6
12 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI 54.175 +0.697 5
13 JARNO TRULLI ITA TRULLI 54.253 +0.775 6
14 SCOTT SPEED EUA ANDRETTI 54.260 +0.782 6
15 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 54.339 +0.861 9
16 VITANTONIO LIUZZI ITA TRULLI 54.347 +0.869 7
17 CHARLES PIC FRA CHINA 54.462 +0.984 7
18 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN 54.652 +1.174 6
19 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR MAHINDRA 54.858 +1.380 5
20 KARUN CHANDHOK IND AMLIN AGURI 56.938 +3.460 2

O MAIS VELOZ

Lewis Hamilton não deixou pedra sobre pedra e restabeleceu a ordem natural da F1 em 2015. Horas depois de ter sido batido por Nico Rosberg por 0s070 na realização do primeiro treino livre do GP da Espanha, o bicampeão do mundo mostrou porque é o homem a ser batido na temporada ao dominar a segunda sessão no circuito de Barcelona, na tarde desta sexta-feira (8). Com um ótimo tempo de 1min26s852 usando pneus médios, o britânico não tomou conhecimento dos adversários na pista catalã

DEIXA NO CHINELO

Seis anos depois de deixar a presidência da FIA com a credibilidade em baixa, Max Mosley tem ocupado novamente o noticiário da categoria com propostas de mudanças para solucionar a crise que a F1 enfrenta atualmente. Uma crise que, em 2009, ainda na sua gestão, já começava a se desenhar. E com a qual o atual presidente da entidade, Jean Todt, não vem conseguindo lidar. Para muitos, esta crise é a pior da história de 65 anos do Mundial. Ela não se resume a um ou outro tópico: é generalizada

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.