Chefe de Piquet na China NextEV, Martin Leach morre aos 59 anos após batalha contra câncer

Martin Leach, atual chefe da China NextEV na F-E e ex-presidente da Ford Europa, diretor-executivo da Maserati e da Mazda, morreu aos 59 anos de idade vítima de câncer. O anúncio foi feito por seu parceiro de presidência na startup chinesa, William Li, na noite da terça-feira.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Um dos presidentes da NextEV e chefe de equipe da China NextEV, Martin Leach, morreu na última terça-feira vítima de câncer. Dono de uma carreira longa e diversa no automobilismo, Leach tinha 59 anos e estava envolvido na F-E desde a primeira temporada da categoria.

 
A morte foi anunciada pelo outro presidente da startup chuinesa, William Li, na noite da terça-feira. Li destacou como Leach se preocupou com a evolução da equipe até "os últimos minutos". Li ressaltou a "paixão em criar uma experiência totalmente nova para usuários de automóvel" que tinha o parceiro. Leach e a NextEV se tornaram parte da China no decorrer da primeira temporada, acompanhando o título de Nelsinho Piquet já como patrocinadores.
 
Depois, no segundo ano, a companhia comprou parte do time e começou a dar as cartas. E, segundo Piquet, foi a confiança passada por Leach que o fez permanecer na equipe apesar dos maus momentos.
 
"Martin era um cara tão apaixonado pelo esporte. Ele gastou muito tempo, esforço e coração nisso. Eu o conheci próximo ao final da primeira temporada, quando ele decidiu patrocinar nosso time", lembrou.
 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
"Começou a tomar controle na segunda temporada, mas apesar dos nossos momentos difíceis ele me dizia 'Nelson, não se preocupe, vou fazer de tudo para nos tornar bem sucedidos outra vez'. Foi por esse motivo que eu fiquei na China NextEV, e nós criamos uma relação muito boa. Era uma pessoa muito positiva", seguiu.

Martin Leach, um dos presidentes e chefe da China NextEV, tinha 59 anos (Foto: NextEV)
"Era um sujeito que trabalhava duro, sabia onde estava indo, desde o design dos materiais da caixa de câmbio, inversor – ele trabalhava o tempo todo. Podia falar com ele a qualquer hora do dia ou da noite. Tive muita sorte e sou muito orgulhoso de ter trabalhado com ele mesmo que esse pouco tempo",  declarou.
 
Nelsinho destacou como o trabalho deu frutos, começando pela pole-position na primeira corrida da terceira temporada, onde ficou claro que a equipe comandada por Leach ficou bem mais forte. 
 
"Em Hong Kong, fizemos a pole-position para ele, e mais do que sempre eu quero continuar seu legado e vencer mais corridas e campeonatos para Martin. Estamos todos aqui agora, estrutura e pessoal, por conta da habilidade e visão de Martin", elogiou.
 
"Me sinto honrado de ter trabalhado com o Doutor Martin Leach, é uma grande perda para todos. Ele não era apenas o chefe do time, ele estava lá para todos nós. Espero que possamos seguir o trabalho, eu estou tão triste que isso aconteceu. Os melhores sentimentos para a família de Martin nesse momento. Vamos trabalhar mais duro que nunca por Martin", encerrou.
 
Leach foi piloto de kart quando adolescente até começar a trabalhar como engenheiro da Ford em 1979, se tornando diretor-corporativo em 1999. Em 2002, se tornou presidente da Ford Europa. Foi também diretor-executivo da Maserati e da Mazda. Leach tentou se envolver na F1 ao tentar salvar a quase fechada Super Aguri por meio de sua firma de consultoria, a Magma International, o que não deu certo.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.