Di Grassi responde a Buemi, anota tempo mais rápido que pole de 2016 e lidera TL2 da F-E em Paris

O segundo treino livre para o eP de Paris teve, sim, alguém surgindo das sombras nos instantes finais para superar quem quer que fosse na ponta da tabela. Se normalmente, assim como no TL1, foi Sébastien Buemi, agora foi a vez do grande rival dele na categoria: Lucas Di Grassi está vivíssimo na capital francesa

 

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Sem tantas perturbações quanto o primeiro treino livre para o eP de Paris, a segunda atividade deste sábado (20) foi um tanto quanto tranquila e já fez com que o tempo da pole-position de 2016 fosse pelos ares. José María López, depois de um segundo posto no treino inicial, anotou um 1min01s559 que nem sequer a rotineira pressa de Sébastien Buemi nos momentos finais conseguiu bater. Só que dessa vez foi Lucas Di Grassi quem saiu das sombras com menos de 10s no relógio para ser o mais rápido do dia na França.

A sessão de 30 minutos estava claramente marcada para ser a sessão da experiência de classificação – algo comum, mas que não ocorreu com tanta ferocidade em Mônaco, por exemplo. E com boa parte do grid partindo para os giros a 200 kw, foi Felix Rosenqvist quem pulou para a ponta da tabela e por lá ficou durante a maior parte da sessão livre.
 
O sueco da Mahindra chegou até a superar o tempo traçado por Sébastien Buemi no TL1, mas depois ficou para trás por conta de uma grande volta de José María López. Como mais cedo, o argentino entrou na contagem final de dez segundos com a liderança. Diferente de mais cedo, Buemi passou e não conseguiu batê-lo. Mas aí veio Lucas, que fez a melhor volta do dia com gosto e se colocou em boa situação para o treino classificatório. 
Lucas Di Grassi (Foto:F-E)

De fato, López repetiu a segunda colocação, enquanto Buemi foi o terceiro. Daniel Abt foi o quarto, à frente de Sam Bird, Rosenqvist, Nicolas Prost e Oliver Turvey –  todo um top-8 que ficou na casa de 1min01s. O tempo de Lucas, 1min01s359, e o 1min01s559 de López colocam os dois já mais rápidos que a pole-position de 2016: 1min01s616 de Bird.

 
Jean-Éric Vergne e Robin Frijns encerraram o top-10, enquanto Nelsinho Piquet foi o 11º postado. Substituindo pilotos titulares com outros compromissos neste fim de semana, Mike Conway (Loïc Duval) e Tom Dillmann (Maro Engel), terminaram respectivamente em 16º e 18º.
 
O treino de classificação para o grid de largada do eP de Paris acontece às 7h (de acordo com os relógios de Brasília).

Confira como foi o segundo treino livre para o eP de Paris:

Com as paralisações do primeiro treino livre e o tempo menor da segunda sessão, era de se esperar que praticamente todo o grid corresse para assumir um lugar de pista assim que a bandeira verde fosse tremulada. O início rapidamente se traduziu em voltas a ritmo de classificação – 200 kw – e tabela baixando.
 
A primeira onda de voltas mostrou nove pilotos andando abaixo da casa de 1min03s – algo que apenas dois haviam feito em todo o TL1. Felix Rosenqvist era quem liderava com 1min02s311. A pinta, porém, era inteira de que o tempo não seguiria por muito tempo na jogada apesar de cruzar a marca de metade do treino no topo.
 
Esteban Gutiérrez, assim como em dado momento do TL1, precisou se virar com a área de escape para não ter maiores problemas ao errar uma curva – a um, agora -, mas mesmo assim causou uma bandeira amarela. Quem passou perto de um problema bem pior foi Mike Conway. O inglês rodou na curva 14 e ficou muitíssimo perto de uma pancada forte na barreira de proteção.
Acertou quem cravou que o tempo inicial de Rosenqvist não terminaria o treino no topo da tabela. Mas foi o próprio sueco quem melhorou a volta na segunda grande simulação de classificação feita pelos pilotos. O piloto da Mahindra colocou na tabela 1min07s707, o melhor tempo do dia até então e mais de 0s8 à frente do segundo colocado naquele momento, António Félix da Costa. E ainda mais que isso: reporta no rádio que errou na quinta curva do traçado.

Nem mais uma bandeira amarela na curva um, essa causada por Adam Carroll, impediu que a disputa do primeiro posto na última atividade livre ganhasse contornos de competição nos minutos finais. Daniel Abt chegou perto de Rosenqvist, mas José María López passou: 1min01s559.
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O tempo de Pechito superava o da pole de 2016, marcada pelo seu agora companheiro Sam Bird, mas ainda teria de resistir ao armamento pesado da Renault e.dams e seus segundos derradeiros de treino. Então passou Buemi – e foi direto para o segundo lugar.
 
López, certo? Errado. Lucas Di Grassi surgiu nos momentos finais, no melhor estilo de seu rival na luta pelo título, e abocanhou a liderança e o melhor tempo do dia: 1min01s359.
 
Atrás de Di Grassi, López e Buemi, Abt, Bird, Rosenqvist, Nicolas Prost, Oliver Turvey, Jean-Éric Vergne e Frijns fecharam o top-10.

F-E, Paris, Treino Livre 2:

1 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:01.359   21
2 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN DS 1:01.559 +0.200 20
3 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:01.581 +0.222 20
4 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:01.591 +0.232 23
5 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:01.605 +0.246 14
6 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:01.707 +0.348 20
7 NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:01.808 +0.449 16
8 OLIVER TURVEY ING NEXTEV 1:01.923 +0.564 19
9 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:02.031 +0.672 20
10 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 1:02.271 +0.912 17
11 NELSINHO PIQUET BRA NEXTEV 1:02.296 +0.937 15
12 ESTEBAN GUTIÉRREZ CHI TECHEETAH 1:02.328 +0.969 15
13 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:02.419 +1.060 22
14 MITCH EVANS NVZ JAGUAR 1:02.463 +1.104 19
15 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:02.492 +1.133 19
16 MIKE CONWAY ING DRAGON 1:02.525 +1.166 18
17 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:02.573 +1.214 13
18 TOM DILLMANN FRA VENTURI 1:02.789 +1.430 25
19 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:02.929 +1.570 14
20 ADAM CARROLL NIR JAGUAR 1:03.137 +1.778 18

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