Di Grassi supera Vergne, Buemi e calor argentino para marcar pole-position do eP de Buenos Aires da F-E

Num calor marcante em Puerto Madero - que ficou esperando por uma chuva que deu bolo na F-E, ao que parece -, a classificação também teve alguns acidentes para chamar de seus. Os membros da Superpole não surpreenderam, como também o fato de Lucas Di Grassi ter ficado com a pole-position

 

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A chuva que se anunciava – e era anunciada – ainda não apareceu em Puerto Madero, onde se disputa o eP de Buenos Aires, neste sábado (18). Mas no calor que ganha espaço, nenhuma surpresa. Sébastien Buemi, Lucas Di Grassi e Jean-Éric Vergne tomaram as rédeas da classificação. E foi Di Grassi quem saiu com a pole-position, se recuperando da batida do segundo treino livre.

Após mais de dois anos de F-E com vitórias e disputas pelo título, é a primeira vez que Lucas anota uma pole na F-E. Enuma disputa acirradíssima com direito a suspense. Isso porque, após Di Grassi marcar sua volta, Buemi e Vergne ainda teriam de rodar. E assim foi. O 1min09s404 do piloto da Audi ABT foi seguramente melhor que o 1min09s825 do suíço. Ainda veio Vergne, deixando 1min09s598 no relógio.

"Grande momento! Eu não esperava isso em Buenos Aires. Muda muito para a corrida. E eu terei momentos complicados", afirmou. Vergne, porém, não escondeu a decepção. "Meio frustrado, mas melhor que nada. Essas coisas acontecem".

 
Desta forma, é JEV quem larga na primeira fila. Ao lado de Buemi, Oliver Turvey. Nelsinho Piquet, da forma como sempre se espera dele, tentou tirar mais que o máximo do carro na Superpole para não apenas figurar na lista, mas ficar com a posição de honra. Acabou triscando o muro e vai largar num quinto lugar que ainda o dá chances de atacar. 
 
Nicolas Prost larga em sexto, seguido de Mitch Evans com a melhor colocação de partida da Jaguar. Felix Rosenqvist foi o oitavo e constatou que tentou fazer mais que o carro no calor de Buenos Aires e terminou com os pneus superaquecidos. Jérôme D'Ambrosio e Sam Bird fecharam a lista dos dez primeiros. 
Lucas Di Grassi (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
A lista dos acidentes foi quase tão grande quanto esta. José María López acabou frustrando e frustrando a torcida ao bater em meio a uma volta em que voava – vai sair em 18ª. Atrás dele, Ma Qing Hua também encheu o muro, bem como Daniel Abt, que conseguiu seguir. Maro Engel e António Félix da Costa viram seus carros parando na pista.
 
A largada para as 37 voltas do eP de Buenos Aires acontece às 17h (de Brasília).

Confira como foi a classificação:

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Grupo 1: Sam Bird, Mitch Evans, Robin Frijns, Adam Carroll e Maro Engel
 
Assim como os treinos da manhã, a sessão classificatória precisava viver o rito do passagem de uma grande travada de algum piloto. No caso, foi Frijns quando tentava arrancar para uma boa volta rápida. Numa Andretti que parece ainda abaixo do que dela se esperava após sinais encorajadores do holandês ano passado, Frijns passou longe do que garantia uma vaga de Superpole.
 
Mais rápido pela manhã, Bird tinha a pompa de grande favorito no grupo, mas não conseguiu aplicar. Deslizada para cá e para lá, o inglês não aplicou toda a força do carro DS Virgin e ficou apenas com 1min09s839.

Quem se deu realmente mal foi Engel, que, após andar forte no TL2 apesar de uma rodada na pista, viu seu carro Venturi parar no traçado argentino. Até religou depois, mas encerrando as chances de uma volta sequer decente.

 
Enquanto Carroll também não foi bem, Mitch Evans apareceu nos acréscimos do tempo do grupo e arrasou a concorrência: 1min09s505 e ao menos uma chance de Superpole.
 
Grupo 2: Sébastien Buemi, Lucas Di Grassi, Jérôme D'Ambrosio, Nelsinho Piquet e Jean-Éric Vergne
 
O grupo mais forte não desapontou. Desde o começo estava claro que andariam ao nível esperado. Di Grassi, com o carro preparado para a classificação enquanto o outro vinha sendo reparado para a corrida após a batida de mais cedo. Logo Lucas pulou para a frente de Evans ao anotar 1min09s084.
 
Na sequência, Piquet se aproximou, ficando colado com Di Grassi. D'Ambrosio foi quem ficou mais atrás em mais uma evidente mostra que a Dragon não tem mais a força da primeira metade da temporada passada. Mas o melhor ainda estava por vir.
 
E parecia que seria Buemi, que voou após ter dois treinos relativamente calmos pela manhã, passando 0s066 mais rápido que Di Grassi e tomando a ponta. Não foi, porém. Isso porque Vergne chegou no apagar das luzes e baixou a volta mais rápida de forma insana. Se o 1min09s018 de Buemi parecia ótimo, a volta 0s267 mais rápida marcada pelo francês foi quase irreal. Se a Techeetah não voltasse a errar na Superpole, o motor Renault de Vergne o dava boas chances.
Jean-Éric Vergne no segundo treino do eP de Buenos Aires (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Grupo 3: José María López, Felix Rosenqvist, Stéphane Sarrazin, Loïc Duval e António Félix da Costa
 
O terceiro grupo, por sua vez, foi menos brilhante. E certamente o mais decepcionante possível. Isso porque o ídolo local, Pechito López, vinha voando na pista com o primeiro trecho mais rápido do dia quando perdeu a traseira e acabou encontrando o muro com força. O que era uma volta potencialmente brilhante se transformou num pesadelo. A volta foi melhor apenas que a de Engel – e só porque o carro do alemão parou na pista.
 
Mas ainda antes da batida de López, a Andretti sentiu a insatisfação de Félix da Costa. O português ficou parado na pista assim que saiu, dificultando o dia. Não deu para fazer muito mais após isso, o colocando em 13º entre os 15 que já tinham participado.
 
Sarrazin não foi bem, marcou o nono tempo dentro os 15 que haviam cruzado a linha até então e aumentou a decepção da Venturi. O melhor do grupo foi mesmo Rosenqvist, que fez 1mon09s681 e o sexto tempo. Ninguém do grupo, então, avançou para a Superpole.

Depois que todo mundo cruzou, López ainda parou na pista, forçando a bandeira vermelha.

Grupo 4: Ma Qing Hua, Daniel Abt, Nick Heidfeld, Nicolas Prost e Oliver Turvey
 
Os olhos estavam todos em Prost e Abt, naturalmente, por serem pilotos das duas equipes mais rápidas do grid. Mas nenhum dos dois conseguiu emular o sucesso de seus companheiros. Nico passou perto, fez 1min09s442 e ficou colado em Piquet. Na verdade, o francês tirou Evans da frente e quase garantiu uma vaga na Superpole.
 
O motivo pelo qual ele não conseguiu foi Turvey, que arrancou uma volta ainda melhor e pulou para a quarta colocação. Duas NextEV China no top-5.
 
Já Abt, uma decepção total. O alemão bateu enquanto fazia a volta rápida e, embora tenha continuado, ficou muito para trás. Vai largar somente na 16ª colocação. Enquanto Heidfeld fez só o 12º tempo, Qing Hua encheu sua Techeetah no muro. Será o 19º enquanto seu companheiro, Vergne, foi o mais rápido e vai lutar pela pole.
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Superpole

Piquet foi o primeiro a ir à pista – e foi forçando para brigar pela pole. Forçou tanto que acabou dando um beijo de leve no muro e saindo da briga com um tempo acima de 1min11s. O companheiro de NextEV China, Turvey, andou dentro dos limites do carro e fez uma volta que não o daria chances de pole a não ser que todo mundo errasse depois dele. 

Então, Di Grassi. Com 1min09s404, pulou para a frente e restou esperar. Passou Buemi primeiro, até que longe. Por fim, Vergne, mais perto, mas não o bastante.  Primeira pole de Lucas na F-E.

F-E, eP de Buenos Aires, Puerto Madero, grid de largada: 

1 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:09.404   7
2 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:09.598 +0.194 7
3 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:09.825 +0.421 7
4 OLIVER TURVEY ING CHINA 1:10.075 +0.671 7
5 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 1:11.274 +1.870 7
6 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 1:09.442 +0.038 4
7 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:09.505 +0.101 4
8 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:09.681 +0.277 4
9 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:09.697 +0.293 4
10 SAM BIRD ING VIRGIN 1:09.839 +0.435 4
11 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:10.100 +0.696 4
12 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:10.152 +0.748 4
13 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 1:10.172 +0.768 4
14 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:10.257 +0.853 4
15 ADAM CARROLL IRN JAGUAR 1:10.946 +1.542 4
16 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:13.284 +3.880 4
17 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:13.326 +3.922 5
18 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN 1:16.760 +7.356 3
19 MA QING HUA CHN TECHEETAH 1:22.405 +13.001 2
20 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:44.239 +34.835 3

 

PADDOCK GP #65 RECEBE PIPO DERANI E FAZ PRÉVIA DO eP DA ARGENTINA DE F-E

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