Em roteiro dos sonhos, Piquet vence primeira na F-E em Long Beach e iguala feito do pai 35 anos depois

Nelsinho Piquet venceu a primeira corrida na F-E em um roteiro dos sonhos. No mesmo lugar, Long Beach, onde o pai venceu a primeira vez na F1 em 1980. Sexto piloto a vencer em seis corridas no campeonato da F-E

Feito para Nelsinho Piquet. Como o pai fez 35 anos atrás, em 1980, ao vencer a primeira corrida na F1, Nelsinho mostrou a determinação desde a largada, quando pulou na frente e não perdeu mais. Com a vitória deste sábado (4) em Long Beach, Piquet se torna sexto vencedor em seis provas da temporada da F-E.  

Logo atrás, Jean-Éric Vergne fez sua corrida mais consistente na categoria, apesar de pela primeira vez nas quatro participações não ter chegado a liderar a prova em qualquer momento. Sobe ao pódio e consegue se manter a uma distância relativamente possível de ser alcançada no campeonato.

Assim como em 1980, quando Piquet venceu e Emerson Fittipaldi foi terceiro colocado, dessa vez a vitória de Nelsinho veio com Lucas Di Grassi completando o pódio. E, de quebra, reassumindo a liderança do campeonato com apenas um ponto de vantagem para Piquet.

Sébastien Buemi conseguiu se manter pontuando bem sem correr tantos riscos e chegou em quarto, enquanto Bruno Senna conseguiu marcar uma quinta colocação. Os três brasileiros ficaram no top-5.

A F-E agora volta em 9 de maio, enfim com a temporada europeia. O eP de Mônaco será a porta de entrada da categoria no Velho Continente.

Nelsinho Piquet em Long Beach (Foto: Reprodução/Twitter)

Confira como foi a corrida:

Nelsinho Piquet começou a prova com absolutamente tudo. Do terceiro lugar, o brasileiro saltou para frente de Nicolas Prost e Daniel Abt de forma impressionante. 
 
Com Abt e Prost ficando logo atrás, Jean-Éric Vergne foi rápido, deu o pulo para frente de Lucas Di Grassi. Enquanto o piloto da Audi ABT tentava recuperar, Scott Speed veio para cima.
 
Ainda na largada, Sam Bird acabou sofrendo uma quebra de suspensão no meio do pelotão e foi ao pit-lane tocar de carro. Seria difícil chegar ao fim com apenas um carro, mas Bird foi para a corrida assim mesmo.
 
E já na segunda volta, foi Speed quem colocou todo o carro em cima da zebra na passagem da chicane, perdeu o controle e beijou o muro. Fim de prova para o americano da Andretti. E safety-car chamado.
 
Na relargada, já na oitava volta, Vergne acelerou, atacou e levou Prost. Di Grassi veio na cola e fez o mesmo. Prost parecia estar ficando para trás, mas fechou a porta para António Félix da Costa e retomou a potência. 
 
No fim da fila, Charles Pic e Jarno Trulli se chocaram no hairpin, deixando o italiano no sentido contrário na pista. Pic ainda conseguiu tirar o carro dali e foi trocar a máquina no pit-lane. A pancada, no entanto, foi toda na conta de Pic, que errou o tempo da freada e acertou Trulli, que nada tinha com isso, em cheio. E novo safety-car.
 
Nova relargada na volta 13. Dessa vez, Prost não conseguiu resistir ao ataque de Félix da Costa. Enquanto isso, Di Grassi chegava em Vergne. E Buemi em Di Grassi.
Lucas Di Grassi em Long Beach (Foto: Reprodução/Twitter)
Lá atrás, Bird acelerava para fazer volta mais rápida e não perder a viagem de ter voltado à prova.
 
Enquanto formava-se um pequeno pelotão com Abt, Vergne, Di Grassi e Buemi, Nelsinho abria na frente. Com 18 voltas no bolso ele já tinha 2s4 de vantagem.
 
Nas últimas posições, Loïc Duval e Jaime Alguersuari faziam uma luta brava pelo 13º lugar. E o francês levou a melhor, partindo para cima de Salvador Durán.
 
Disputando o sétimo lugar, Prost passou do ponto no hairpin e facilitou Bruno Senna a deixar Jérôme D'Ambrosio para trás. 
 
Então começou a rodada de parada nos boxes na volta 22. Enquanto Senna ficou na pista e foi para a liderança, Piquet conseguiu voltar antes dos outros primeiros colocados que também haviam parado. Mas Abt perdeu a segunda posição para Vergne.
 
Quando entrou, no 23º giro, Senna foi rápido, voltou a ganhou a posição de Prost. E Bird, de fato, não foi muito longe. 
 
Entre Duval e Durán, na volta 27, a briga terminou com o francês remexendo o carro na pista e tocando o espanhol, que não teve maiores problemas e levou a melhor.
 
Na volta 32, Abt recebeu uma punição por ter usado mais energia que o permitido, deixando o caminho livre para Di Grassi assumir o terceiro lugar. Vergne, com boa vantagem na segunda colocação, não se aproximava de Piquet. 
Às vistas do chefe Leonardo DiCaprio, um dos donos da Venturi, Nick Heidfeld e Stéphane Sarrazin se tocaram na volta 35. E como tem sido até aqui na temporada da F-E, Heidfeld levou a pior e ficou fora da prova. 
 
Vergne até que tirava diferença de Piquet nas últimas voltas, mas nada que fosse preocupante para o piloto da China. Piquet dominou a prova de maneira que ainda não tinha sido vista na categoria. 
 
Os problemas de Prost durante a corrida o relegaram para apenas o 14º lugar, longe da zona de pontos.
 
No fim das contas, Piquet venceu, seguido por Vergne, Di Grassi, Buemi, Senna, D'Ambrosio, Félix da Costa, Alguersuari, Duval e Sarrazin no top-10. Os pontos para melhor volta da prova ficaram com Prost, pelo 58s973.

F-E, eP de Long Beach:

1 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 39 voltas  
2 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI +1.705  
3 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +2.994  
4 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS +3.518  
5 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA +8.844  
6 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +13.460  
7 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI +16.171  
8 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN +17.975  
9 LOÏC DUVAL FRA DRAGON +18.436  
10 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI +20.418  
11 NICK HEIDFELD ALE VENTURI +21.326  
12 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA +32.917  
13 VITANTONIO LIUZZI ITA TRULLI +38.592  
14 NICOLAS PROST FRA E.DAMS +42.375  
15 DANIEL ABT EUA AUDI ABT +44.361  
16 CHARLES PIC FRA CHINA +58.125  
17 SALVADOR DURÁN MEX AMLIN AGURI +12 voltas NC
18 SAM BIRD ING VIRGIN +17 voltas NC
19 JARNO TRULLI ITA TRULLI +32 voltas NC
20 SCOTT SPEED EUA ANDRETTI +36 voltas NC

 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.