Equipe ligada à Mercedes, HWA decide entrar na temporada 2018/19 da FE e planeja anúncio para maio, diz site

A HWA tem planos de anunciar a entrada na FE como equipe cliente da Venturi nos dias próximos ao eP de Berlim, no próximo dia 19 de maio, segundo informação do site inglês 'E-Racing365.com'. Um ano antes da entrada da Mercedes, a HWA irá preparar o terreno para a antiga parceira

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Quase um ano após a notícia do interesse ser ventilada, agora existe a expectativa que a HWA anuncie no mês de maio a entrada na Fórmula E para a temporada 2018/19. A equipe, fortemente conectada à Mercedes, está estudando a categoria dos bólidos elétricos há meses e agora tomou a decisão de ingressar como equipe já para a próxima temporada.

 
A informação é do site inglês 'E-racing365.com', que garante que o anúncio oficial está planejado para os dias próximos do eP de Berlim, marcado para 19 de maio. O diretor-executivo da HWA, Ulrich Fritz, estará em Paris para finalizar o acordo, mas engenheiros da equipe alemã estão nos bastidores da Venturi desde a abertura da temporada, em Hong Kong, para entender a operação.
 
Com a HWA, o grid irá aumentar de 20 para 22 carros pela primeira vez na história. A Mercedes está garantida na categoria como construtor e equipe de fábrica na FE, mas apenas na temporada 2019/20 – quando, aliás, a Porsche também vai chegar.
 
Já que a Mercedes ainda não pode interferir diretamente, a HWA será cliente da Venturi. Como a Venturi irá produzir o trem de força novo em parceria com o Grupo ZF, a HWA irá rebatizar o motor de Venturi para ZF por motivos comerciais.
 
A chegada da HWA um ano antes da Mercedes serve também para que a montadora alemã, atual tetracampeã mundial de Construtores da F1, não atravesse um 'Efeito Jaguar'. Duas temporadas atrasadas no momento em que entrou, a Jaguar acabou a equipe que menos pontuou em seu primeiro ano dentro do campeonato. Com a HWA, a Mercedes terá conhecimento do Gen2 e das operações quando entrar no jogo.
O GEN2 (Foto: FE)

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O que ainda não se sabe é como ficará a HWA no fim da temporada, já que a FE instituiu um limite de 12 equipes no grid e a Porsche será a 12ª em 2019. A expectativa é que a Mercedes passe toda a operação para sua fábrica de Trens de Força de Alto Desempenho em Brixworth, na Inglaterra. 

 
Maro Engel e Edoardo Mortara, atuais titulares da Venturi, possuem conexão antiga com a Mercedes e são duas das possibilidades para a HWA, mas nenhum deles conhece o Gen2 ainda: nas duas sessões de testes coletivos já realizados – uma em Monteblanco e uma em Calafat, ambas na Espanha – duas em a equipe monegasca colocou o carro nas mãos de Michael Benyahia, Tom Dillmann e Arthur Leclerc. Outros pilotos cotados são Pascal Wehrlein, Gary Paffett, Max Günther, Paul di Resta e Lucas Auer.
 
Um problema para a HWA é que, como não produzirá o próprio trem de força, não terá direito aos 15 dias de testes disponíveis para os construtores. Assim como a Techeetah, contará apenas com os dias de filmagem e os testes oficiais de pré-temporada – que não estão marcados mas devem acontecer apenas em outubro.
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