google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Se tocasse a música/homenagem de Frank Sinatra à cidade de Nova York logo após Sam Bird andar na Superpole do treino de classificação deste domingo (16) não seria exagero. A sensação naquele momento era de que Sam havia feito o necessário para conquistar a pole e que, visto a corrida dominante no sábado, ninguém conseguiria dividir a cidade com o piloto da DS Virgin. Bird não é o 'Rei do Queens' – como o personagem de Kevin James na série de TV homônima -, mas pode ser o 'Poderoso do Brooklyn'.
Não foi com sobras, porém. Felix Rosenqvist ficou apenas 0s037 atrás e deu o primeiro passo para retomar alguns dos pontos que deixou de ganhar na corrida inicial. Mas é de fato impressionante a forma como Bird consegue colocar o dificílimo traçado da Big Apple sob o braço. Já são 28 pontos anotados antes da segunda corrida.
O terceiro posto é de Jean-Éric Vergne, outro que vai andando bem no traçado cheio de cotovelos. Pierre Gasly, que mesmo após dois dias ainda está apenas conhecendo o carro, fez um impressionante quarto lugar – depois de ter sido o mais rápido na parte inicial do treino e com o melhor giro do fim de semana. Nick Heidfeld, mais atrás, foi o último entre os cinco pilotos que não apenas fora à Superpole, mas sobraram em relação ao resto.
Lucas Di Grassi vai largar apenas em nono. O piloto da Audi ABT viu a situação já dramática na briga para desbancar Sébastien Buemi se tornar inglória. 20 pontos atrás, é fundamental que Lucas vença. Mas saindo de nono é altamente improvável, especialmente numa pista como essa. Maro Engel, Oliver Turvey e Daniel Abt ficam logo à frente de Di Grassi, enquanto Tom Dillmann fecha o top-10. Nelsinho Piquet é o 16º.
A largada para a segunda prova do eP de Nova York acontece às 14h (de Brasília).
Sam Bird (Foto: Fia Fórmula E)
Confira como foi o treino classificatório:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Grupo 1 – Nicolas Prost, Nelsinho Piquet, Loïc Duval, Robin Frijns e Sam Bird
O segundo dia de atividades na pista de rua de Nova York e, como ele, o maior emborrachamento, faz com que a classificação para a corrida final da rodada dupla tivesse uma expectativa de tempos bem menores. Primeiro na pista, Prost fez um tempo que levaria à Superpole no sábado. No domingo, provavelmente não conseguiria tanto com o 1min03s038.
Piquet relou no muro e passou mais alto, assim como Duval, que foi bastante mal, em 1min03s5. Os outros dois, por outro lado, foram muito bem. Bird, vencedor da corrida inicial e líder do TL3, voou e anotou 1min02s246. Frijns não andou tão forte, mas o 1min02s8 colocou o holandês da Andretti na briga.
Grupo 2 – Felix Rosenqvist, Daniel Abt, Oliver Turvey, Jérôme D'Ambrosio e António Félix da Costa
Diferente do companheiro de Andretti, Félix da Costa não conseguiu se colocar na briga pela Superpole – vive, aliás, um fim de semana muito complicado. Se servia de consolo, o segundo grupo deu o tom real de qual o nível das voltas necessárias para brigar pela pole: e Frijns também não estava neste nível.
Após 24 horas bastante difíceis, Rosenqvist marcou 1min02s164 e pulou para a ponta da tabela. Turvey e Abt foram bem e entraram em terceiro e quarto, entre Bird e Frijns. D'Ambrosio ficou logo atrás. e ocupava o sexto posto após metade do grid andar.
Pierre Gasly (Foto: Fia Fórmula E)
Grupo 3 – Lucas Di Grassi, Stéphane Sarrazin, Pierre Gasly, Jean-Éric Vergne e Mitch Evans
A grande expectativa do grupo, por óbvios motivos relacionados à disputa do campeonato, estava em Di Grassi. Mas o piloto da Audi ABT relou no muro enquanto tentava tirar mais do que o carro tinha a oferecer e acabou ficando apenas no sétimo lugar – novamente largará longe das posições dianteiras, complicando o campeonato.
Gasly, porém, mostrou que está se entendendo muito bem com o carro azul da Renault e.dams. Com 1min02s080, se tornou o mais rápido da classificação até aquele momento. Vergne também foi rápido, cravando o terceiro tempo. Sarrazin e Evans fizeram P9 e P10.
Grupo 4 – Maro Engel, Nick Heidfeld, Alex Lynn, Adam Carroll e Tom Dillmann
À frente do grupo, Lynn tentou tirar do carro da DS Virgin algo que, ainda um tanto afetado pelos problemas do sábado, não pôde dar. Ficou bem atrás, assistindo Engel acelerar forte e tirar todos os espaços que a pista tinha a oferecer. Por 0s004 superou Turvey e entrou na quinta colocação.
Dillmann até foi bem, passou em nono. O problema mesmo foi com Carroll. O piloto da Jaguar arrastou o lado direito do carro no muro e conseguiu o suficiente para largar em último.
Faltava Heidfeld. O veterano acompanhou o tempo da Superpole por toda a volta e conseguiu desbancar Engel no fim das contas.
A Superpole, assim ficou com Gasly, Rosenqvist, Vergne, Bird e Heidfeld.
Sam Bird (Foto: DS Virgin)
Superpole
Heidfeld abriu os trabalhos, mas andou bem lento, apenas se assegurando de que não iria dificultar o trabalho dos mecânicos da Mahindra. Quem seguiu foi o Rei de Nova York, Bird, que mostrou quem é que manda nesta cidade. 1min02s285 e um ataque muito efetivo à disputa da pole. Vergne ficou distante, enquanto Rosenqvist ameaçou. Apenas 0s037 atrás para o sueco. Gasly encerrou, mas nem de perto repetiu a volta da fase de grupos.
Incrível, mas a pole ficou mesmo com Bird.
F-E, ePde Nova York, Grid de Largada:
1 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
1:02.285 |
|
2 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
1:02.322 |
+0.037 |
3 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
1:02.544 |
+0.259 |
4 |
PIERRE GASLY |
FRA |
RENAULT |
1:03.173 |
+0.888 |
5 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:03.210 |
+0.925 |
6 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
1:02.579 |
|
7 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NEXTEV |
1:02.583 |
+0.004 |
8 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
1:02.688 |
+0.109 |
9 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:02.720 |
+0.141 |
10 |
TOM DILLMANN |
FRA |
VENTURI |
1:02.807 |
+0.228 |
11 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
ANDRETTI |
1:02.820 |
+0.241 |
12 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
TECHEETAH |
1:02.853 |
+0.274 |
13 |
MITCH EVANS |
NVZ |
JAGUAR |
1:02.868 |
+0.289 |
14 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:02.900 |
+0.321 |
15 |
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
1:03.038 |
+0.459 |
16 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
NEXTEV |
1:03.184 |
+0.605 |
17 |
ALEX LYNN |
ING |
VIRGIN DS |
1:03.224 |
+0.645 |
18 |
ANTONIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
1:03.330 |
+0.751 |
19 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
1:03.547 |
+0.968 |
20 |
ADAM CARROLL |
NIR |
JAGUAR |
1:03.594 |
+1.015 |
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.