Espera pela versão final do Halo da F1 atrasa entrega da nova geração de carros da F-E em até dois meses

Além de um novo chassi, bateria e trens de força redesenhados, a quinta temporada da Fórmula E também terá a estreia do Halo. Mas é exatamente a proteção de cockpit que vai forçar um atraso longo para a entrega dos carros para os primeiros testes

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

As construtoras da Fórmula E tinham a expectativa de receber o novo carro da categoria, que irá estrear na temporada 2018/19, pronto já no próximo mês de janeiro. Um problema, porém, vai impedir que a entrega atinja o prazo: o Halo.

 
De acordo com o site norte-americano 'Motorsport.com', a Spark está na expectativa de receber a versão final do Halo – algo que não está nas mãos da fábrica, visto que se trata da mesma especificação que a F1 irá adotar no ano que vem. Apenas com o Halo finalizado, as equipes poderão ter o panorama completo da nova geração de carros e trabalhar em cima para montar o trem de força.
 
Ainda não há uma definição do quão longo será o atraso, mas existe uma expectativa um tanto pessimista de que as equipes receberão o novo chassi com quase dois meses de atraso, apenas no final de fevereiro. É um complicador para o processo de homologação, que começa em 1º de fevereiro, tem inspeções físicas em 1º de julho e a aprovação da FIA tem 1º de agosto como data limite.
 
Ainda de acordo com o site, o Halo fez as equipes quase dobrarem o investimento conjunto que fizeram em um programa de desenvolvimento na qual as dez haviam investido. O peso do carro também subiu por conta da proteção de cockpit. Com isso e a nova bateria, é praticamente certo que os 888 kg de limite do carro atual serão ultrapassados.
 
Em compensação, o primeiro teste da nova bateria desenvolvida pela McLaren aconteceu em setembro e agradou. De acordo com Dieter Gaas, chefe da Audi, o que foi visto até agora é muito positivo e o atraso não chega a ser grande preocupação. 
O Halo também terá lugar na F-E (Foto: Mercedes)
"Olho para isso de forma esportiva. É o mesmo com todo mundo, você tem que lidar com isso. Todo mundo estava berrando e queria absolutamente tudo o mais cedo possível, mas você vai ter o carro quando o carro sair", disse. "Contanto que todo mundo receba ao mesmo tempo, é só uma questão de lidar com ele e ajustar", seguiu.
 
A quinta temporada da F-E terá uma revolução praticamente com um carro que promete ser muito diferente, assim como as baterias. Será quando as trocas de carro serão tiradas de circulação.
HÁ ESPERANÇA?

MESMO COM RESULTADO RUIM, VETTEL GANHA FORÇA NA MALÁSIA  

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.