Guia F-E 2015/16: China

O título e a manutenção de Nelsinho Piquet são as grandes armas da China para a segunda temporada da F-E. Os testes de pré-temporada foram ruins, bem como o resultado do carro #88 no primeiro ano - algo que Oliver Turvey tenta mudar

Sede: Pequim, China
Trem de força: NEXTEV TCR FormulaE 001
Principais dirigentes: Steven Lu – diretor-executivo; Yu Liu, presidente
Em 2014/15 : 4ª colocada – 152 pontos
A China demorou algumas semanas para emplacar com Nelsinho Piquet na temporada inicial. Uma vez que pegou no tranco e se acertou, em Punta del Este, seguiu de vento em popa. Em pistas mais ou menos travadas, tradicionais ou não, Piquet foi impressionante. Para ele, claro, isso é ótimo. Para a equipe, no entanto, é apenas metade do caminho. Apenas na sétima corrida da temporada, o outro carro da China foi aos pontos.
 
Para 2015/16, o time optou por manter Oliver Turvey, que pontuou nas duas corridas de Londres, únicas que participou. É mais que importante ter equilíbrio nos dois carros se a equipe pensa em saltar de campeã de Pilotos e quarta colocada de Construtores para brigar seriamente em ambos. O trem de força criado pela NextEV, no entanto, aparece como possível vilão. Com ele, o time teve extremas dificuldades de acelerar na pré-temporada – tanto em confiabilidade quanto em desempenho. Se isso não mudar rápidos, o atual campeão vai se ver em apuros.
Nascimento: 25 de julho de 1985 (30 anos) em Heidelberg, Alemanha
Na F-E: 11 ePs (2 vitórias, 5 pódios)
Na primeira temporada: Campeão (144 pontos)
Na carreira: 12º na F1 (2008); 2º na GP2 (2006); 7º na Truck Series, da Nascar (2012)

#1 – NELSINHO PIQUET

A primeira temporada da F-E não poderia ter sido melhor para Nelsinho Piquet. Com um ano muito consistente e duas vitórias, o brasileiro conquistou o título após acirrada batalha com Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi – com quem inclusive protagonizou interessante rivalidade.
 
Para 2015, contudo, a expectativa não é das melhores. Com os novos trens de força da categoria, a China, equipe do brasileiro, não parece estar no nível das rivais. Durante a pré-temporada, a China ficou sempre mais de 3s acima dos melhores tempos das sessões coletivas.
Nascimento: 1º de abril de 1987 (28 anos) em Penrith, Inglaterra
Na F-E: 2 ePs
Na primeira temporada: 22º (4 pontos)
Na carreira: Vencedor das 24 Horas de Le Mans – LMP2 (2014); 6º na GP2 (2010)

#88 – OLIVER TURVEY

A rodada dupla consistente que Oliver Turvey teve em Londres na decisão da temporada inaugural da F-E garantiu ao britânico uma vaga de titular na China para 2015/2016. 
 
Com bons resultados em categorias de base como a GP2 e a World Series, Turvey pode incomodar Piquet na luta doméstica do time. Entretanto, sonhar com título parece impossível pelas limitações apresentadas pela equipe nos testes.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.