Punido em Nova York, Lotterer assume culpa por derrota da Techeetah para Audi: “Estraguei tudo”

André Lotterer admitiu que foi por conta do erro dele que a Techeetah acabou perdendo o campeonato de Construtores para a Audi na temporada 2017/18. Na última corrida do ano, Lotterer brigava pelo segundo lugar quando foi punido por queimar a largada e acabou sendo apenas o nono

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Após o júbilo do sábado com a conquista de Jean-Éric Vergne no campeonato de Pilotos, o domingo na Techeetah foi de lamentação. Afinal, a Audi conseguiu completar o que parecia quase impossível e conquistou o título de Construtores por dois pontos. André Lotterer, punido por queimar a largada, assumiu a culpa pela derrota.

 
Lotterer, que viveu sua primeira temporada na categoria, queimou a largada para atacar o pole, Sébastien Buemi, e brigava com ele pelo segundo posto, enquanto Vergne assumira a liderança. Com a punição, caiu para um 12º posto longe do resto do pelotão. Só conseguiu se recuperar até o nono lugar. Como a dupla da Audi fez P2 e P3, não foi o bastante.
 
"Eu me adiantei, cometi um erro, foi isso. Você está sempre sob pressão, mas de alguma forma a luz vermelha durou tempo demais, ficou tanto tempo acesa… Não sei, não consegui me segurar e estraguei tudo", disse à revista inglesa 'Autosport'.
 
"É difícil aceitar perder um campeonato dessa forma, ainda que seja o resultado de uma temporada, mas fui eu que estraguei tudo. Estou de coração partido pelo time. Vencemos juntos e perdemos juntos. Eles tentaram me animar, são uma equipe legal, estou muito grato por correr com eles", afirmou.
André Lotterer (Foto: FE)
A Audi acabou vencendo o campeonato por dois pontos – ou seja, Lotterer venceria o campeonato para a Techeetah se terminasse na sétima colocação.
 
"É uma pena, porque trabalhamos muito, mas perdemos assim. Eles realmente mereciam. Sinto muito mesmo, mas corridas são assim. Às vezes, quando você quer muito, esse tipo de coisa acontece", seguiu.
 
Lotterer recebeu um Stop & Go de 10s como punição pela largada queimada, algo que ele considerou acima do tom.
 
"Um drive-through era o bastante. Mas foi assim. Depois continuamos focados e tentamos recuperar e acabamos perdendo por uma posição", lamentou.
 
Por fim, lamentou uma temporada um tanto de altos e baixos encerrada com um erro de largada.
 
"Normalmente eu não tenho esse tipo de problema, mas meio que sintetiza minha temporada. Creio que tive um problema por corrida. No geral, estou feliz com minha temporada. Poderia ter tido muitos pódios mais sem esses problemas, mas é assim que funciona", encerrou.
 
Agora a FE volta em dezembro.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.