Embora a temperatura continuasse baixa e a areia saariana extremamente presente, o nevoeiro que tumultuou o segundo treino livre se dissipou. Em meio a isso, o treino classificatório deste sábado (13) para o eP de Marrakech ainda teve de lidar com batidas e erros aos montes. Nas primeiras colocações, a Superpole foi habitada por pilotos de cinco equipes diferentes – até a Dragon fez sua aparição. Apesar da briga de foice no que antes era névoa, foi o mesmo vencedor da prova do ano passado, Sébastien Buemi, quem cravou a posição de honra desta vez. A primeira dele desde o eP de Paris do ano passado.
A Superpole, verdade seja dita, foi problemática. Se Buemi cravou uma volta honesta e superou o conservador giro de Bird, os outros três ficaram distantes. Em terceiro, Felix Rosenqvist tinha tudo para fazer a volta da pole, mas escapou em dado momento da volta rápida e tocou o muro. Perdeu tempo o bastante para sair de perto de Buemi. José María López fez o possível com uma Dragon que é de fato mais lenta que as rivais próximas. Lucas Di Grassi, em quinto, fez uma volta muito ruim sem motivo aparente. Nem ele próprio entendeu o que aconteceu, como deixou claro no rádio para a equipe.
Alex Lynn, Nelsinho Piquet, Daniel Abt, Mitch Evans e Oliver Turvey concluíram o top-10. O estreante Tom Blomqvist foi muito bem e vai partir da 12ª colocação. Ao passo que Nick Heidfeld e António Félix da Costa bateram com força. O alemão abalroou o lado direito da Mahindra no muro, mas o português estragou a frente de seu monoposto elétrico. A Mahindra terá trabalho para remontar o carro em tempo da corrida, mas a Andretti terá absolutamente de correr contra o tempo.
A largada para o eP de Marrakech está marcada para 14h (de Brasília).
Sébastien Buemi (Foto: Renault)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1 – Lucas Di Grassi, Jérôme D'Ambrosio, Tom Blomqvist, José María López e André Lotterer
Lotterer mostrou resultados encorajadores nos treinos livres no Marrocos após um começo difícil em Hong Kong. Mas, primeiro ao cravar volta rápida no treino classificatório, não impressionou e, apesar de até andar rápido, ficou logo para trás. D'Ambrosio também não impressionou, mas o estreante Blomqvist superou ambos – apesar de ter triscado o muro.
De volta ao grid após uma etapa de ausência, López andou bem e pulou para a ponta do grupo. Mas Di Grassi seguiu indicando que a Audi tinha um quê de favoritismo e cravou 1min20s314 para liderar o grupo.
Grupo 2 – Sébastien Buemi, Alex Lynn, Luca Filippi, Maro Engel e Nicolas Prost
Apressados na frente da chave, Prost e Filippi se lançaram à pista em busca de espaço. O piloto da Renault ficou com o rosto para o vento, mas acabou indo mais lento que o rival italiano. Filippi, que saiu da Indy sem impressionar, segue indo bem na FE.
Na sequência, Buemi e Lynn saltaram para as posições momentâneas três e quatro e empurraram Filippi para trás. Maro Engel fechou apenas em sétimo.
Sam Bird (Foto: DS Virgin)
Grupo 3 – Felix Rosenqvist, Jean-Éric Vergne, Sam Bird, Edoardo Mortara e Nick Heidfeld
Pole-position do ano passado, Rosenqvist mostrou claramente que continua rápido na pista. Com 1min20s115, abriu o grupo pulando logo para a ponta. Vergne, depois dele, ficou longe das primeiras colocações e parou em nono. Melhor, Bird pulou para quinto e logo à frente do companheiro Lynn. Tinha que torcer para mais ninguém superá-lo.
Os outros dois do grupo erraram. Mortara travou o carro para conseguir contornar a curva e não conseguiu. Parou fora da pista, na área de escape, e nem completou a volta com 200 kw de energia. E depois veio Heidfeld, sambando desde o ponto de frenagem para encher a lateral direita do carro no muro. Os dois vão sair atrás do pelotão.
Grupo 4 – Nelsinho Piquet, Mitch Evans, Oliver Turvey, António Félix da Costa e Daniel Abt
A dupla da Jaguar se adiantou na pista e deu a impressão de que ambos podiam entrar no top-5. Mas tanto Evans quanto Piquet perderam um pouco no último setor e na curva final – acabaram atrás das duas DS Virgin.
O resto do grupo sofreu com a espera. Isso porque Da Costa se precipitou, tocou uma zebra e passou direto até abalroar o carro na barreira de proteção. O português destruiu a frente do carro da Andretti e causou bandeira vermelha.
Abt e Turvey foram atrapalhados e recomeçaram as voltas. Nenhum deles foi bem o bastante e terminaram respectivamente em oitavo e décimo.
Desta forma, Rosenqvist, Di Grassi, López, Buemi e Bird foram à Superpole.
eP de Marrakech (Foto: ABB)
SUPERPOLE
Bird saiu à pista na frente e buscou um traçado diferente daquele assumido nas melhores voltas. A cautela do inglês o segurou com um tempo que provavelmente não seria suficiente para a pole, mas garantia um espaço nas duas primeiras filas. Na sequência, López passou bem acima, coisas de quem tem um carro mais lento. Buemi superou ambos com uma volta consistente: 1min20s355.
Restava a dupla mais veloz na fase inicial do treino. Di Grassi foi lento, terminou a volta muito mal e nem entendeu o que houve, aparentemente. Ao passo que Rosenqvist tinha a melhor volta nas mãos quando exagerou demais, passou dos limites da pista e tocou o muro. Ainda conseguiu completar em terceiro, mas a pole ficou mesmo com o suíço.
FE, eP de Marrakech, Treino de classificação, Final:
1 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
RENAULT |
1:20.355 |
|
2 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
1:20.615 |
+0.260 |
3 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
1:21.196 |
+0.841 |
4 |
JOSÉ MARÍA LOPEZ |
SUI |
DRAGON |
1:21.369 |
+1.014 |
5 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:21.444 |
+1.089 |
6 |
ALEX LYNN |
ING |
VIRGIN DS |
1:20.567 |
+0.212 |
7 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
JAGUAR |
1:20.585 |
+0.230 |
8 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
1:20.605 |
+0.250 |
9 |
MITCH EVANS |
NZL |
JAGUAR |
1:20.690 |
+0.335 |
10 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NIO |
1:20.748 |
+0.393 |
11 |
LUCA FILIPPI |
ITA |
NIO |
1:20.804 |
+0.449 |
12 |
TOM BLOMQVIST |
SUE |
ANDRETTI |
1:20.870 |
+0.515 |
13 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
1:20.906 |
+0.551 |
14 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
1:20.920 |
+0.565 |
15 |
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
1:20.937 |
+0.582 |
16 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:21.176 |
+0.821 |
17 |
ANDRE LOTTERER |
ALE |
TECHEETAH |
1:21.222 |
+0.867 |
18 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:28.671 |
+8.316 |
19 |
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
1:36.167 |
+15.812 |
20 |
EDOARDO MORTARA |
ITA |
VENTURI |
1:36.733 |
+16.378 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.