Vergne resiste a Di Grassi e vence segunda corrida em Nova York, mas Audi é campeã de Equipes

Com o campeonato de Pilotos já decidido, a segunda prova do fim de semana da FE no traçado de Red Hook, em Nova York, teve Jean-Éric Vergne resistindo aos ataques de Lucas Di Grassi e vencendo a corrida. Mas foi a Audi quem comemorou o título de Equipes

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O campeão fechou a temporada de forma digna do posto que passou ocupar. A vitória de Jean-Éric Vergne na segunda corrida do eP de Nova York, neste domingo (15), no entanto, não deu a conquista do campeonato de Equipes para a Techeetah. Com André Lotterer com apenas dois pontos e as duas Audi completando o pódio, o time alemão completou a virada incrível e pode comemorar o primeiro troféu coletivo na Fórmula E.

 
Lotterer tentou ataca a largada, mas acabou queimando. Com a punição de um stop & go de 10s, saiu por muito da zona de pontos. O piloto alemão tentou de todas as maneiras se recuperar, mas a distância dele para o 11º lugar era enorme. Lotterer não voltou, deixou Vergne sozinho na luta or um longo tempo e acabou permitindo que Lucas Di Grassi em segundo e Daniel Abt em terceiro garantissem a vitória da marca de Ingolstadt. 
 
Sébastien Buemi mostrou luta. Partindo da pole, não tinha como segurar os carros da Techeetah ou da Audi e, mesmo assim, chegou a ultrapassar Abt. Sofreu a invertida, sim, mas terminou bem a temporada. Felix Rosenqvist foi o quinto colocado, com Mitch Evans atrás. Nelsinho Piquet, que não pontuava desde o México, ficou em sétimo. Nick Heidfeld segurou Lotterer em nono, fechando o campeonato. Sam Bird fechou o top-10. 
 
Além do título de Equipes, Di Grassi conseguiu superar Bird em pontos e terminar com mais um vice-campeonato de Pilotos. 
Jean-Éric Vergne na última troca de carros (Foto: Techeetah)
A FE agora para. As trocas de carro fizeram sua última aparição, bem como os monopostos atuais. O campeonato volta com nova roupagem em dezembro, em Riad, na Arábia Saudita. 

Confira como foi o eP de Nova York:

A largada do eP de Nova York, no horário correto após a suspensão do evento hora mais cedo – por conta de uma tempestade elétrica -, viu Sébastien Buemi ficar vendido para a ameaça das duas Techeetah. André Lotterer e Jean-Éric Vergne partiram muito bem, embora a transmissão da TV tenha mostrado claramente que Lotterer queimou a largada. Vergne passou, mas Lotterer demorou duas voltas. 
 
Daniel Abt também largou mal e ficou para trás de Nelsinho Piquet, enquanto Lucas Di Grassi seguiu em quarto. Sam Bird também foi mal, logo estava na décima colocação.
 
Na sétima volta, José María López atacou a zebra e acabou com a suspensão quebrada. O momento de bandeira amarela aumentou quando Luca Filippi foi acertado em meio ao espalhar de António Félix da Costa, bateu e, já com a suspensão quebrada, tentou encostar no muro. Mas tinha um Jérôme D'Ambrosio entre o muro e ele, e o belga acabou pagando o pato e abandonando a última corrida dele na Dragon.

Além das duas Dragon, Filippi e também Tom Dillmann, com problemas na Venturi, abandonaram. Lotterer, punido por queimar a largada, precisou pagar um stop & go de 10s assim que a bandeira verde foi acionada, na volta 12. Em seguida, Di Grassi ultrapassou Buemi e assumiu a segunda colocação, enquanto Abt levava a melhor contra Piquet. 
 
Com essa configuração, que agora tinha Lotterer fora dos pontos, Audi e Techeetah estavam empatadas em pontos. Em seguida, Abt fez a volta mais rápida da corrida até aquele momento, o que punha a Audi na frente.
Daniel Abt (Foto: Audi)
Na briga pela sexta colocação, Rosenqvist se excedeu ao tentar tirar Evans da frente e passou direto na curva. Conseguiu evitar maiores problemas ou ultrapassagens, no entanto. Enquanto se recuperava de largar e último e já chegava em décimo, Da Costa recebeu um stop & go de 10s e três pontos na carteira pelo toque em Filippi.

Com a força da Audi, Abt ganhou a segunda posição de Buemi. Vergne até se mantinha bem na frente, mas sem a ajuda de Lotterer não tinha como dar o título para a Techeetah. Mais atrás, Piquet tinha uma forte querda de rendimento. Foi ultrapassado por Evans e Rosenqvist e tentava se defender de Heidfeld. 
 
O primeiro a ir aos boxes foi Abt, na volta 23, e foi seguido por uma série de pilotos. Os ponteiros Vergne e Di Grassi deixaram para o giro seguinte, assim como Buemi. Quando o trio regressou, estava colado. Abt conseguiu ficar me terceiro, mas os quatro tinham nas mãos uma chance real de vitória. 
 
Buemi não deixou que esquecessem do campeão da FE que ele é e, mesmo com o carro um tanto quanto inferior, ultrapassou Abt na volta 26. Três giros depois, Daniel deu o troco e recuperou o espaço. Lotterer vinha rápido e tentava tirar a grande diferença para Nicolas Prost, 11º lugar.
 
Di Grassi tentava enfim atacar Vergne, mas o francês se segurava bem e abria na primeira parte de cada volta. tentou durante boas oito voltas e teve chances, bem como Buemi para cima de Abt, mas ninguém passou para mudar a ordem do top-4. Lotterer até alcançou o pelotão, deixou Prost e Bird para trás, mas terminou apenas no nono lugar. A Audi comemorou o título de Equipes. 

FE, eP de Nova York, Domingo, Resultado Final:

1 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 43 voltas  
2 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +0.508  
3 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +1.287  
4 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT +1.780  
5 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +12.146  
6 MITCH EVANS NZL JAGUAR +20.050  
7 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR +20.592  
8 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +24.275  
9 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH +28.821  
10 SAM BIRD ING VIRGIN DS +32.810  
11 NICOLAS PROST FRA RENAULT +34.100  
12 STÉPHANE SARRAZIN FRA ANDRETTI +34.594  
13 HUA MA QING CHI NIO +1 volta  
14 ALEX LYNN ING VIRGIN DS +1 volta  
15 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI +2 voltas  
16 MARO ENGEL ALE VENTURI +28 voltas NC
17 LUCA FILIPPI ITA NIO +37 voltas NC
18 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +38 voltas NC
19 JOSÉ MARÍA LOPEZ SUI DRAGON +39 voltas NC
20 TOM DILLMANN FRA VENTURI    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.