Vergne, Rosenqvist e Bird voltam a brilhar e se firmam como candidatos ao título. E Buemi prova que pode entrar no páreo

Jean-Éric Vergne, Felix Rosenqvist e Sam Bird fizeram valer a dianteira do campeonato e tiveram ótimas performances em Santiago. Os três, assim, se firmaram como candidatos ao título, mas é bom que prestem atenção em Sébastien Buemi, cada vez mais forte

A temporada 2017/18 da Fórmula E, cada vez mais, dá sinais de que vai ser a mais disputada de toda a história da categoria. Os três ponteiros voltaram a brilhar em Santiago e, definitivamente, dão sinais de que vão brigar até o fim do campeonato pelo título.

 
Pole e vencedor – apesar do esforço do companheiro André Lotterer em lhe tirar o triunfo -, Jean-Éric Vergne talvez seja o favorito do momento. O francês é arrojado, agressivo, mas vem tendo sorte e, claro, competência para alcançar os maiores pontos. Além disso, tem a seu favor um grande carro da Techeetah empurrado pela Renault.
Vergne venceu em Santiago (Foto: Reprodução/Twitter)
Só que o fim de semana de Vergne não serviu para o gaulês sumir na frente na tabela de pontos. Isso porque Felix Rosenqvist e Sam Bird voltaram a ter ótimos desempenhos e seguem no retrovisor de Vergne.
 
Entre os dois, parece ser Rosenqvist o mais forte. Apesar do bom carro da Virgin e de boas performances de Bird em basicamente todas as corridas recentes, o sueco é mais arrojado e a Mahindra, ainda que não tenha classificado bem no Chile, parece um passinho à frente da rival.
Sam Bird está, sim, na briga (Foto: Reprodução/Twitter)
Citados os favoritos, é necessário que se olhe um pouquinho mais para baixo na tabela de pontos. Ali, aparentemente deslocado da briga, aparece Sébastien Buemi, atualmente já na quarta colocação com pouco mais da metade dos tentos conquistados por Vergne.
 
Mas há alguém que descarte totalmente o suíço da briga? Dos campeões da história da FE, é ele quem parece com mais chances de repetir a dose. O carro da Renault, é bem verdade, não é mais lá essas coisas, talvez seja até bem inferior ao de sua cliente Techeetah, mas Sébastien parece estar recuperando o auge de sua forma e, neste sábado, teve uma atuação daquelas.

Lucas Di Grassi segue numa maré de azar daquelas. O brasileiro voltou a abandonar por problemas de confiabilidade e, zerado após quatro provas, precisa de um milagre para defender o título.

Lucas Di Grassi segue zerado (Foto: Reprodução/Twitter)
Neste final de semana, Vergne deu mais provas de que tem caminhado de forma consistente para alcançar o título da FE. O ótimo resultado em terras chilenas, que o colocou no topo da classificação, foi comemorado, e nem um pequeno problema de comunicação ofuscou o brilho da vitória.
 
“Houve um grande desentendimento com minha equipe, eu perdi a comunicação de rádio com meu engenheiro. Eu estou muito feliz em terminar com este 1-2 histórico para a Techeetah, é um excelente resultado”, comentou.
 
Questionado sobre o Teste de Novatos, o francês ainda ressaltou o bom desempenho mostrado por Fréderic Makowiecki e James Rossiter, sublinhando o excelente trabalho feito pela dupla. “Temos que agradecer os pilotos, meu amigo [Frédéric] Makowiecki e James Rossiter, eles fizeram um excelente trabalho para nós. Eles podem ficar orgulhosos do que fizeram pelo time e espero que possamos continuar neste caminho no futuro”, seguiu.
O cenário de Santiago com a FE (Foto: FE)
Quem também não escondeu a animação com o pódio foi o novato André Lotterer. Em sua quarta etapa na categoria, o competidor terminou pela primeira vez dentro do top-3, algo visto por ele como extremamente positivo, especialmente por ainda estar no processo de aprendizado. “No final é corrida”.
 
“Somos companheiros, eu tinha muito ritmo com o carro, ele teve um problema com seu rádio. Eu ainda estou aprendendo, não é tão fácil de ultrapassar, especialmente JEV, ele sabe exatamente como se defender”, disse.
 
“Mas é um bom começo, estou muito feliz de estar aqui, é incrível para a equipe e somos o primeiro time a fazer uma dobradinha. Então a vida é boa, vivendo a vida, companheiro, pódio, é ótimo”, completou.
 
Diferente da dupla da Techeetah e apesar da bela performance, Buemi não se mostrou tão satisfeito com o resultado que conquistou em terras chilenas. Apesar de estar na briga pelo título, não gostou de ter terminado atrás da dupla da equipe-cliente.
 
“No geral eu fiquei um pouco desapontado, pois na largada perdi duas posições, foi uma saída ruim. Depois, no pit-stop, acabamos ficando dentro da garagem para evitar uma saída perigosa, mas acredito que tínhamos tempo suficiente para sair na frente do Piquet. Terceiro lugar é sempre bom, pois são 15 pontos, mas por outro estou decepcionado, pois é chato estar atrás da equipe-cliente”, encerrou.
Sébastien Buemi (Foto: Reprodução/Twitter)
No fim, um dia positivo para Piquet
 
Quem olhou pelo lado positivo do sábado em Santiago foi Nelson Piquet. O brasileiro largou da quinta colocação e logo no início da prova já fez grande movimento, ganhando posições e pulando para segundo.
 
Por lá se manteve por boa parte da prova. No final, aparecia em terceiro e começou a lidar com a pressão de Buemi. O suíço o ultrapassou, ele tentou retomar o posto, errou na curva e acabou cruzando a linha de chegada em sexto.
 
Em sua avaliação, foi um dia positivo, ainda mais por seu carro ter surpreendido no quesito de performance. “Foi um dia bom. O carro tem muito potencial, mais que eu imaginava para falar a verdade. Quando parei no primeiro stint, provavelmente tinha energia ainda para dar uma volta. Então realmente mostrou a capacidade do carro”, disse.
 
“Agora temos que manejar a temperatura da bateria e a energia um pouco melhor. São os pontos que ainda precisamos aprimorar. Hoje as outras equipes fizeram melhor isso… Por isso algumas vezes eu estava rápido, mas outras precisava diminuir o ritmo”, continuou.
 
Agora, Nelsinho já está de olho no futuro e próximos resultados, e ressaltou a satisfação em como sua temporada começou. “Sem dúvida foi um belo início de temporada. Ficar entre os cinco em todas as corridas é nosso objetivo, e o pódio virá como consequência”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.