Vergne sai de 18º para 5º e confirma título da temporada 2017/18 em Nova York. Di Grassi vence

A primeira corrida do fim de semana da Fórmula E em Nova York foi a decisiva para o título da temporada 2017/18 da Fórmula E: Jean-Éric Vergne ganhou 13 posições, chegou em quinto e viu Sam Bird ser o décimo colocado. Vergne, assim, corre no domingo já campeão. Lucas Di Grassi venceu a corrida com Daniel Abt completando uma dobradinha da Audi

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Foi no tempo. Perto do final, Alex Lynn encheu a traseira do carro na barreira de proteção e, com a entrada do safety-car, impediu que a corrida alcançasse 45 voltas. Foi um fim de luta em estilo da DS Virgin, que tentava trabalhar para Sam Bird seguir com chances. E bem que o inglês tentou, mas não tinha forma de acontecer em tempo hábil e Jean-Éric Vergne tinha o controle total do que se passava na pista. A disputa acabou na primeira corrida da Fórmula E em Nova York, neste sábado (14): Vergne é campeão.

 
Na relargada pós-batida do companheiro, Bird se arriscou, tentou de todas as formas ganhar duas posições para chegar ao menos ao oitavo lugar, mas não conseguiu. Jean-Éric Vergne precisou apenas segurar a quinta colocação, algo que ficou mais difícil por Nick Heidfeld estar logo atrás e não André Lotterer, companheiro e escudeiro. Mas o fim estava desenhado por um carro muito melhor que o outro. Bird não fez o necessário, Vergne fez e agora comemora.
 
Na frente, Lucas Di Grassi foi tomando as posições uma a uma após largar em 11º. Uma dobradinha com Daniel Abt na frente parecia mais próxima para a Audi, mas Di Grassi atacou logo após a parada nos boxes, passou o companheiro e se segurou. É a segunda vitória seguida na temporada, o sexto pódio em sequência. 

Depois da dobradinha da Audi – que segue vivíssima na briga pelo campeonato de Equipes -, Buemi fechou o pódio. Tom Dillmann, Vergne, Heidfeld, Lotterer, Maro Engel, Bird e Nicolas Prost fecharam a zona de pontos. Abt ficou com a volta mais rápida no top-10.

AInda há mais uma corrida, no domingo, para fechar a temporada. 

Lucas Di Grassi (Foto: Audi)

Confira como foi a corrida:

Sem o machucado Oliver Turvey, os 19 carros alinharam para a largada pontual às 16h33. Sébastien Buemi manteve a ponta, mas Nicolas Prost mergulhou paa o segundo posto. Nelsinho Piquet também ganhou duas posições. 
 
Jérôme D'Ambrosio se deu mal, não conseguiu sair de trás de um Mitch Evans que não largou e caiu para trás do companheiro José María López. Ainda com o carro sem muito equilíbrio, abalroou Pechito e ficou sem asa dianteira, enquanto o argentino perdeu a asa traseira e precisou ir aos boxes. 
Prost não aguentou por muito tempo e perdeu a posição para Daniel Abt e, logo na sequência, para Piquet e Tom Dillmann. Mais atrás, Lucas Di Grassi escalava o pelotão e subia do 11º para o sexto posto em seis voltas. Sam Bird, que largou em 14º, chegou em nono, mas Jean-Éric Vergne seguia longe da zona de pontos.
 
Abt cresceu para cima de Buemi e passou na sexta volta, assumindo a liderança. Piquet caiu um pouco de produção enquanto Dillmann subiu e a ultrapassagem do francês pelo terceiro posto foi inevitável. 
 
O FanBoost foi dado a Vergne, Buemi e Abt.
 
Após dez voltas, Vergne ganhara três colocações: perdeu para André Lotterer na largada, mas passou para valer Luca Filippi e Stéphane Sarrazin, fora que herdou os postos das duas Dragon acidentadas. Foi exatamente na décima volta que passou Felix Rosenqvist – e reclamando da defesa do sueco. Lotterer, diferente, se arriscava e era o décimo.
Jean-Éric Vergne (Foto: FE)
Di Grassi encostou e ultrapassou Piquet, algo que era inevitável. Lá atrás, Rosenqvist se defendeu com vigor da tentativa de António Félix da Costa e os dois chegaram a se tocar para o piloto da Mahindra levar a melhor.
 
No que dizia respeito à briga pelo título, Lotterer passou Bird e Vergne levou a melhor sobre Lynn. Deste feita, Bird ficava com o décimo posto e Vergne logo atrás, colado. Conseguiu ultrapassar, enfim, na 16ª volta, num momento de definição para a temporada. Também foi aí que Di Grassi tirou Dillmann da frente.

Uma travada de pneus de Buemi permitiu que Di Grassi se aproximasse. Com o ritmo da Audi, não teria como Buemi segurar. E não segurou mesmo: na 20º, Lucas passou. Duas voltas depois, abriu a janela de parada nos boxes.
 
Antes da parada, Vergne limpara primeiro Prost e depois Nick Heidfeld. Rosenqvist parou no meio do pit-lane quando tentava voltar para a pista. Na volta dos boxes, Piquet parou na pista, bandeira amarela e fim de corrida para a Jaguar. 
 
De volta na pista, Di Grassi fez a manobra para cima de Abt na reta. Colocou o carro do lado direito ainda que a curva fosse no canto oposto, passou e se posicionou para ficar à frente e assumiu a ponta – mas Abt não abria mão e começou imediatamente a atacar de volta.  
 
Com Vergne em sexto e Bird em nono, as contas começavam a ser feitas para a questão do título. A diferença passava a ser, como estava na 28ª volta, de 29 pontos e ainda com o campeonato aberto. Mas, na 30ª volta, a Techeetah fez uma mágica e inverteu Vergne e Lotterer, colocando o líder do campeonato em quinto e definindo o título.

O fim se aproximou um pouco mais quando Bird não conseguiu resistir a Engel e perdeu o nono lugar. Heidfeld ganhou ritmo e partiu para tomar o sexto posto de Lotterer, no que parecia uma corrida com números que se aproximavam dos finais. Mas entrou em jogo Lynn. O piloto da DS Virgin rodou sozinho e deu uma pancada com a traseira do carro na barreira de proteção. Safety-car em ação. A situação cravou: a corrida terminaria no tempo.

A partir do momento que a bandeira verde foi lançada, Abt tentou encostar em Di Grassi, mas não obteve grande sucesso. Vergne segurou bem o quinto lugar, ainda que Heidfeld não fosse muito incisivo. E Bird, que precisava de duas ultrapassagens, só fez uma, em Prost. Fim de campeonato: Vergne era campeão da temporada 2017/18. Di Grassi, com duas vitórias seguidas e seis pódios, o grande nome do momento. 

FE, eP de Nova York, Corrida 1, Resultado Final:

1 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 43 voltas  
2 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +0.965  
3 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT +2.583  
4 TOM DILLMANN FRA VENTURI +4.090  
5 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH +4.679  
6 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +5.142  
7 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH +5.810  
8 MARO ENGEL ALE VENTURI +6.312  
9 SAM BIRD ING VIRGIN DS +6.833  
10 NICOLAS PROST FRA RENAULT +8.389  
11 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI +9.114  
12 STÉPHANE SARRAZIN FRA ANDRETTI +13.242  
13 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +13.805  
14 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +35.452  
15 LUCA FILIPPI ITA NIO +1 volta  
16 ALEX LYNN ING VIRGIN DS +10 voltas NC
17 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR +13 voltas NC
18 JOSÉ MARÍA LOPEZ SUI DRAGON +13 voltas NC
19 MITCH EVANS NZL JAGUAR +43 voltas NC
20 OLIVER TURVEY ING NIO    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.