Vergne vence batalha contra Lotterer e puxa dobradinha da Techeetah no eP de Santiago. Piquet é 6º

Com direito a um final caótico e uma briga acirrada com o companheiro de Techeetah André Lotterer, Jean-Éric Vergne venceu o primeiro eP de Santiago e se tornou líder da temporada da Fórmula E. Nelsinho Piquet foi sexto e Lucas Di Grassi voltou a ter problemas de confiabilidade

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O eP de Santiago pode muito bem ser dividido em alguns atos. Neste sábado (3), a corrida na capital chilena saiu de uma largada complicada, passou por uma primeira metade modorrenta e terminou em um final simplesmente caótico. Com cinco pilotos brigando pela vitória e companheiros de equipe se batendo, a Techeetah fez a primeira dobradinha da história da categoria elétrica com Jean-Éric Vergne na frente.

A vitória, aliás, fez com que Vergne assumisse a dianteira na classificação do campeonato, mas a briga pelo título promete ser muito acirrada. Felix Rosenqvist, até então líder, foi o quarto, enquanto Sam Bird, também bem nos pontos, chegou em quinto.

Entre eles e Vergne, fecharam a corrida Lotterer, que o tempo todo brigou com o companheiro e quase acabou com a prova de ambos e, em terceiro, Sébastien Buemi, que claramente não tem mais o melhor carro do grid, mas teve sua melhor performance em muito tempo.

A sexta colocação ficou com Nelsinho Piquet, dono de uma grande largada, mas que perdeu posições na briga pelo pódio com Buemi. Logo atrás veio seu companheiro. Saindo de último, Mitch Evans escalou o pelotão para ser o sétimo.

Jérôme D'Ambrosio fez boa prova com a lenta Dragon e chegou em oitavo, com António Félix da Costa e Nico Prost completando o top-10. Lucas Di Grassi, que fazia ótima prova de recuperação e brigava por pódio, voltou a ter problemas de confiabilidade em seu carro e segue zerado na temporada.

Vergne venceu em Santiago (Foto: Reprodução/Twitter)

Confira como foi o eP de Santiago

A largada para o eP de Santiago aconteceu às 17h05 (em Brasília). Jean-Éric Vergne segurou bem a primeira posição, enquanto Sébastien Buemi saiu mal e ficou para trás de André Lotterer e de um empolgado Nelsinho Piquet, que logo virava segundo colocado.

 
Mas a laragada foi bem conturbada atrás dos líderes. Nick Heidfeld foi o primeiro a ser acertado e ficou com a suspensão quebrada, logo tendo de ir aos boxes se arrastando. Além dele, José María López e Maro Engel também foram parar no muro e, consequentemente, deixaram a disputa.
 
Antes mesmo do fim da primeira volta, tinha safety-car na pista e apenas 18 carros restando, sendo que Heidfeld dificilmente faria alguma coisa na corrida com a bateria correndo riscos.

Com a confusão toda, assim ficou a classificação da corrida: Vergne, Piquet, Lotterer, Buemi, Sam Bird, Alex Lynn, Nico Prost, Oliver Turvey, Lucas Di Grassi e Daniel Abt.

O estrago causado pelo trio de carros fez o safety-car ficar bons minutos na pista, com a relargada ficando apenas para 17h21. Quando ela veio, as posições se mantiveram, com os três primeiros rapidamente escapando na frente.

As disputas seguiam na corrida, mas ninguém passava ninguém. Aí, então, Abt teve um problema em seu carro e foi mais um a ficar pelo caminho, indo para os boxes. O líder do campeonato Felix Rosenqvist finalmente entrava no top-10. Saindo de último, Mitch Evans já era 11º.
 
Seguindo na corrida de recuperação, Di Grassi partiu para cima de Turvey e, com uma bela manobra, se tornou oitavo colocado. Lá atrás, Heidfeld aproveitava um erro de Edoardo Mortara e virava 16º.
 

Di Grassi seguia como protagonista da primeira metade da corrida chilena e, sem perder muito tempo, já arrancava Prost de sua frente para virar o sétimo colocado.

Lucas também conseguia superar Lynn, que imediatamente ia para os boxes junto com metade do pelotão. Lá na frente, os líderes seguiam na pista, mas Lotterer superava Piquet para virar segundo colocado.

Na volta dos boxes, Vergne, Lotterer, Piquet e Buemi seguiam nos quatro primeiros lugares, mas Lucas já aparecia em quinto. No entanto, durou pouco a presença do brasileiro da Audi no top-5, já que seu carro, mais uma vez, apagou na pista. Acabavam ali as chances de pontos para Di Grassi.

Os pilotos chegavam nas últimas dez voltas com a Techeetah mantendo o 1-2. Buemi já pressionava Piquet pelo terceiro posto, com Rosenqvist, impressionantemente, em quinto. Bird, Lynn, Jérôme D'Ambrosio, Prost e Evans fechavam o top-10.

Enquanto Lynn aparecia encostado ao lado do muro e virava mais um a abandonar, Buemi atacava de vez Nelsinho. Depois de usar o Fan Boost, o suíço colou e, na sequência, superou o brasileiro da Jaguar.

De repente, não mais que de repente, Lotterer colou em Vergne e deixou o pessoal da Techeetah desesperado. O alemão mergulhou e o francês quase deixou tocar. André pulava para a dianteira.

Tentando recuperar a posição no pódio, Nelsinho partiu para cima de Buemi e até chegou a passar, mas não conseguiu fazer a curva e o suíço, na experiência, retomou a posição.

Mas a corrida vivia um momento de completo caos. Quando tudo parecia resolvido entre os dois, Vergne e Lotterer surgiram engatados se arrastando pela pista e, assim, montaram um pelotão com Buemi, Rosenqvist e Bird, todos andando separados por menos de 3s e em diversas linhas no traçado.

Os dois companheiros de equipe seguiram se enroscando, mas Vergne conseguiu segurar os ataques de Lotterer que, por sua vez, teve um respiro em relação a Buemi pela forte pressão de Rosenqvist e Bird em cima do suíço. O top-5 ficou inalterado e a Techeetah buscou a dobradinha da forma mais inesperada.

Fórmula E, eP de Santiago, Classificação Final:

1 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 37 voltas  
2 ANDRÉ LOTTERER ALE TECHEETAH +1.154  
3 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT +1.959  
4 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +2.793  
5 SAM BIRD ING VIRGIN DS +4.490  
6 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR +6.364  
7 MITCH EVANS NZL JAGUAR +7.099  
8 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +13.308  
9 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI +14.811  
10 NICOLAS PROST FRA RENAULT +21.092  
11 TOM BLOMQVIST ING ANDRETTI +32.924  
12 LUCA FILIPPI ITA NIO +44.127  
13 EDOARDO MORTARA SUI VENTURI +49.398  
14 OLIVER TURVEY ING NIO +1:12.282  
15 ALEX LYNN ING VIRGIN DS +11 voltas NC
16 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +14 voltas NC
17 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +16 voltas NC
18 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +26 voltas NC
19 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON +37 voltas NC
20 MARO ENGEL ALE VENTURI +37 voltas NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.