Em domingo de homenagem a Pedro Muffato e capotagem de Débora, Marques domina e vence em Cascavel na F-Truck

Com o caminhão da Volkswagen, André Marques largou da pole-position pela primeira vez e, da mesma forma, debutou no rol de vencedores da F-Truck no último domingo. Marques, que completou 35 anos na última sexta-feira, ganhou um belo presente de aniversário em um fim de semana complicado para Djalma Fogaça e Débora Rodrigues e de muitas homenagens ao lendário Pedro Muffato

A oitava e antepenúltima etapa da temporada 2016 da F-Truck foi disputada num dos autódromos mais tradicionais e emblemáticos da categoria. Cascavel recebeu a disputa neste fim de semana marcado por inúmeras homenagens ao lendário Pedro Muffato, um dos fundadores do Autódromo Zilmar Beux e que vai encerrar uma carreira de 50 anos no automobilismo ao fim do campeonato. Na pista, quem brilhou e levou a melhor foi André Marques, que triunfou nas duas fases da corrida no último domingo (9) e levou a Volkswagen ao topo do pódio.
 
Foi a primeira vitória de Marques da F-Truck. O piloto, que na última sexta-feira completou 35 anos, ganhou um belo presente de aniversário e comemorou muito. A trajetória do piloto em Cascavel foi coroada de êxito depois de ter largado, também pela primeira vez, na pole-position. Ao longo da prova, Marques não ofereceu chances aos adversários, mesmo sendo seguido de perto por Diogo Pachenki, que correu em casa, e também por Felipe Giaffone, que abriu vantagem no campeonato.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Marques comandou desde o início a corrida em Cascavel e partiu rumo à vitória (Foto: Luciana Flores)
A jornada foi dura, contudo, para o ‘Monstro’ Djalma Fogaça. O veterano piloto do #72 sequer conseguiu correr, uma vez que seu caminhão Ford apresentou um problema na volta de apresentação, deixando o sorocabano a pé. Mas Fogaça ao menos teve um alento ao ver na pista a estreia do seu filho, Fábio Fogaça, que substituiu Ronaldo Castropil excepcionalmente nesta etapa. Ao fim da segunda fase da prova, o jovem piloto terminou em 13º.
 
Cascavel também foi palco de um grande susto. Durante uma disputa de pista entre Raijan Mascarello e Débora Rodrigues, a pilota da Man levou a pior, perdeu o controle do seu caminhão e acabou se chocando contra o guard-rail, capotando em seguida. Por sorte, Débora logo saiu do veículo e, sem ferimentos, acenou para o público, mostrando que estava tudo bem.
 
Nas duas fases da etapa de Cascavel, o rol dos três primeiros foi o mesmo: André Marques, seguido por Pachenki e Giaffone. Adalberto Jardim foi o quarto nas duas fases da disputa, enquanto Roberval Andrade foi o quinto na primeira corrida, enquanto o vice-líder do campeonato, Paulo Salustiano, fechou o top-5 no desfecho da etapa.
André Marques vibra com a vitória, a sua primeira na F-Truck, em Cascavel (Foto: Luciana Flores)
Com os resultados do último domingo, Giaffone agora soma 322 pontos, contra 280 de Salustiano e 275 de Pachenki. Nas duas etapas restantes até o final da temporada, nada menos que 106 pontos estarão em disputa, e todos os pilotos são obrigados a fazer o descarte de uma etapa. Considerando a pontuação atua, Giaffone descartaria 23 pontos, Salustiano já tem um abandono e nada a descartar, enquanto Pachenki teria de jogar fora 18.
 
A penúltima etapa da temporada 2016 da F-Truck será disputada em pouco menos de um mês, em outro circuito bastante tradicional à categoria: Guaporé, na região serrana do Rio Grande do Sul.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.