Melancólica, F-Truck abre temporada com oito pilotos no grid e vitória de Salustiano no Velopark

Na primeira corrida após a crise na F-Truck resultar na debandada de nove equipes do grid para 2017, apenas oito pilotos correram nesta tarde no Velopark, nem sombra de tempos outrora gloriosos da categoria. As Mercedes de Wellington Cirino e Paulo Salustiano fizeram uma prova à parte. No fim das contas, Salustiano ficou com a vitória

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois de meses marcados por um cenário de crise de gestão que culminou com a debandada de nove equipes do grid, a F-Truck conviveu com a incerteza sobre a realização da primeira corrida da temporada 2017. Mas a disputa aconteceu na tarde deste domingo (19) no circuito gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita. Foi uma prova melancólica, sem o mesmo brilho dos tempos gloriosos da categoria dos caminhões que se tornou uma das mais populares do continente nos seus bons tempos, e teve apenas oito pilotos no grid. Como era esperado, o protagonismo ficou com os dois caminhões pratedos da Mercedes, guiados pelos experientes Wellington Cirino, que largou na pole, e Paulo Salustiano. Os dois pilotos se alternaram na ponta durante toda a prova, com Salustiano segurando a pressão e faturando a vitória.

Estreante na F-Truck, Alan Chanoski terminou a disputa em terceiro lugar, terminando à frente da experiente Cristina Rosito, que voltou à categoria neste fim de semana, e pelo também novato Witold Ramasauskas. Rodrigo Gomes terminou em sexto, enquanto a uruguaia Carolina Canepa ficou a duas voltas do vencedor, sendo a última a completar a corrida. Joel Mendes Jr., terceiro no primeiro estágio da prova, abandonou com problemas no seu caminhão Mercedes.

A próxima prova da F-Truck na temporada 2017 está marcada para o dia 9 de abril com a disputa da etapa de Rivera, cidade uruguaia localizada na fronteira com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Paulo Salustiano venceu a primeira corrida da temporada 2017 da F-Truck (Foto: Rodrigo Ruiz)
Saiba como foi a etapa da F-Truck no Velopark
 
Antes mesmo da largada, a etapa que abriu a F-Truck em 2017 teve um desfalque: Ricardo Gargiulo, que enfrentou problemas no seu caminhão Ford pela manhã. A prova começou com Cirino mantendo a primeira posição e Salustiano pulando de oitavo no grid logo para terceiro. A diferença de desempenho era nítida com os pilotos mais experientes do grid nas primeiras posições. Não demorou muito para Salustiano superar Ramasauskas para subir para segundo.
 
Logo nas primeiras voltas, Cirino e Salustiano já protagonizavam uma corrida à parte e abriam enorme vantagem para os adversários, reflexo da falta de experiência e quilometragem dos outros pilotos. Ramasauskas, em sua primeira corrida na categoria, figurava em terceiro, enquanto Joel Mendes Jr. superava a veterana Cristian Rosito.
 
Na sétima volta, Salustiano fez a ultrapassagem sobre Cirino e assumiu a liderança da prova. Mas o tetracampeão recuperou a posição na volta seguinte ao superar o companheiro de Mercedes na reta oposta do Velopark. 14s atrás, Ramasauskas tentava segurar Mendes Jr., enquanto a uruguaia Carolina Canepa já levava uma volta dos líderes da prova.
Witold Ramasauskas disputou posição com Joel Mendes Jr. ao longo da prova (Foto: Rodrigo Ruiz)
Salustiano não estava satisfeito em ficar atrás de Cirino e, na abertura da 13ª volta, fez a ultrapassagem e retomou a ponta. Porém, uma vez mais, o tetracampeão deu o troco e assumiu novamente a liderança da corrida. Pouco depois, era a vez de Mendes Jr. aproveitar o melhor ritmo do seu Mercedes para ultrapassar Ramasauskas e subir para terceiro. Os quatro primeiros colocados eram da marca alemã.

Com os dois Mercedes prateados praticamente no mesmo ritmo, Salustiano e Cirino duelaram praticamente até o fim do primeiro ciclo da prova, quando a bandeira quadriculada verde e amarela foi acenada para decretar a vitória do tetracampeão. Mendes Jr. cruzou a linha de chegada em terceiro, à frete de Ramasauskas, enquanto Cristina Rosito terminou em quinto.

Após a relargada, feita em fila indiana, novamente os dois Mercedes prateados abriram vantagem, seguidos por Mendes Jr., Ramasauskas e Cristina Rosito em quinto. Alan Chanoski aparecia na sequência, à frente de Rodrigo Gomes e Carolina Canepa.

Carolina Canepa fez sua estreia na F-Truck neste fim de semana (Foto: Rodrigo Ruiz)

Cirino e Salustiano logo abriram boa vantagem em relação aos demais. Mendes Jr. fazia sua corrida à parte, sem pressionar ninguém, mas também sem ser incomoado. Pouco mais atrás, Cristina Rosito conseguia ultrapassar Ramasauskas. O descendente de lituanos também acabou sendo superado por Chanoski. Em seguida, na volta 5 do segundo ciclo, Salustiano voltava a ultrapassar Cirino na prova, mas o tetracampeão retomou novamente a liderança.

Salustiano voltou a assumir a liderança na nona volta, sempre com Cirino perto. Mas ambos estavam com um ritmo bem mais brando, permitindo ao terceiro lugar, Chanoski, andar mais perto da dupla da Mercedes. Ainda assim, os dois trucks prateados protagonizavam a prova e se alternavam na ponta. Chanoski vinha em terceiro, à frente de Cristina Rosito e Ramasauskas em quinto.

Na reta final da corrida, Cirino e Salustiano apertaram o ritmo e abriram vantagem em relação ao segundo pelotão. Mas a disputa entre eles estava completamente aberta. Na última volta do segundo e derradeiro estágio, Salustiano era o líder, com seu companheiro de equipe muito perto. Cirino bem que tentou, mas 'Salu' conseguiu cruzar a linha de chegada na frente e venceu a primeira corrida da F-Truck na temporada 2017. Chanoski completou a disputa em terceiro, à frente de Cristina Rosito e o novato Ramasauskas.

PADDOCK GP #69 DEBATE ABERTURA DA INDY, TESTES DA F1 E MOTOGP E LEMBRA JOHN SURTEES

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.