Na Garagem: Villeneuve, Schumacher e Frentzen empatam em tempo de pole do decisivo GP da Europa

O GP da Europa de 1997 ficou marcado por ter sido uma das decisões de título mais polemicas da história da F1. Há 20 anos, Michael Schumacher, tentando sua primeira taça com a Ferrari, chegou a Jerez de la Frontera com apenas 1 ponto de diferença para Jacques Villeneuve, que vivia apenas sua segunda temporada. No embate entre a dupla, o canadense saiu com a pole, mas o tempo foi o mesmo feito por Schumacher e Heinz-Harald Frentzen, o notório 1min21s072

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Há exatos 20 anos, a F1 vivia uma das sessões classificatórias mais inusitadas de sua história e que ganhou ainda mais notoriedade por sido em meio a uma tensa decisão de título na última etapa da temporada. O GP da Europa de 1997, disputado no clássico circuito de Jerez de la Frontera, foi palco do embate final entre Michael Schumacher, de Ferrari, e Jacques Villeneuve, de Williams. Ambos protagonizaram uma intensa disputa ao longo daquele campeonato e desembarcaram na Espanha separados por apenas 1 ponto – a favor do alemão.

 
A verdade é que os dois pilotos viveram uma temporada de altos e baixos, abandonos e polêmicas por uso de ordens de equipe, desclassificação e apelos em tribunais desportivos. Schumacher até teve um campeonato mais regular no geral do que o de Villeneuve, mas o canadense acabou tendo mais vitórias naquele ano – no fim, foram sete triunfos contra cinco do alemão. 
 
O revés de Jacques aconteceu mesmo no Japão, quando acabou desclassificado da prova, enquanto Michael venceu sem dramas em uma corrida marcada pela cirúrgica estratégia ferrarista. Os resultados, então, tornaram a decisão do título ainda mais dramática, porque a conta era simples e clara: que chegasse na frente, levaria a taça.
Jacques Villeneuve e Michael Schumacher em Jerez  (Foto: Michael Cooper/Getty Images)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Nos treinos livres, nem Schumacher e nem Villeneuve apareceram entre os primeiros. Ambos optaram por priorizar a corrida. Mas, naquele 25 de outubro de 1997, a classificação ganharia um capítulo à parte na história que revelou Jacques campeão no dia seguinte.

 
Naquela temporada, o treino decisivo das posições de largada era ainda bastante convencional e mais livre: cada piloto tinha direito a 12 voltas para encontrar o grid mais rápido em uma hora de sessão.
 
Como se não bastasse toda a tensão daquele fim de semana, a classificação ainda serviu para apimentar mais o enredo. Isso porque Villeneuve, com 14 minutos de treino, conseguiu uma volta limpa em 1min21s072, o que o colocou na ponta da tabela de tempos. Aí, 14 minutos mais tarde, foi a fez de Schumacher deixar os boxes da Ferrari. E o alemão veio babando e cravou 1min21s072, para o espanto de todos em Jerez. Mas ainda não era suficiente. Perto do fim da sessão, a Williams mandou Frentzen de volta à pista e o alemão, que não viveu um grande ano com os ingleses, foi lá e completou em 1min21s072! Assombroso. 
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }


Mas a pole acabou nas mãos do então jovem Jacques, que registrara a épica marca muito antes. Assim, começou aquele que seria um dos GPs decisivos mais polêmicos da F1.
 
Villeneuve falou ao GRANDE PRÊMIO sobre a decisão do título e os 20 anos daquela conquista, que ele considera o “momento mais importante” da carreira. Sobre a situação inédita da classificação, Jacques afirmou que a batalha em meio à tensão e à pressão daquele fim de semana é o que tornou aquele GP tão especial, não só para ele quanto para todos os fãs do esporte a motor.
 
A entrevista completa vai ar amanhã, quinta-feira (26), quando o primeiro campeonato do canadense completa duas décadas.
 
VIGIAR E PUNIR

COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.