18º, Alonso diz que grid em Xangai faz jus a atual momento da McLaren: “Estamos na posição que merecemos”

O bicampeão do mundo foi modesto e, ao mesmo tempo, realista ao estabelecer metas para o GP da China: “Terminar a corrida seria uma boa recompensa para amanhã”

Na última sexta-feira, Fernando Alonso declarou, logo após a realização dos primeiros treinos livres do GP da China, que um possível avanço da McLaren à segunda fase da classificação era um objetivo real. Mas o asturiano foi da expectativa positiva para a dura realidade neste sábado (11). Durante a definição do grid em Xangai, tanto Alonso quanto Jenson Button bem que tentaram, mas ambos amargaram uma eliminação precoce ainda no Q1. Resignado, o bicampeão mundial entende que o 18º lugar no alinhamento inicial na China faz jus ao momento atual da McLaren.

Sem ter condições de brigar por boas posições, Alonso tem como meta apenas terminar o GP da China (Foto: AP)

“Estamos na posição que temos de estar, e na posição que nós merecemos por agora”, declarou Alonso, que anotou 1min39s280 como melhor volta, 0s004 mais lento em relação ao tempo de Button. O espanhol ficou à frente apenas dos carros da Manor Marussia de Will Stevens e Roberto Merhi. Tentando ver o lado positivo da coisa, Fernando observou uma melhora no desempenho do MP4-30.

“Precisamos melhorar, mas o caso é que eu acho que o progresso tem sido muito grande nesta corrida. Ficamos a quase 3s dos líderes na Malásia, e agora estamos a 2s atrás, então ganhamos cerca de 0s5, 0s6 nesta corrida, então é reconfortante ver que estamos caminhando no rumo certo”, afirmou.

Ciente que a realidade da McLaren não lhe permite sonhar com resultados aos quais está acostumado a lograr em sua carreira, Alonso acredita que completar o GP da China seria um alento depois de uma jornada frustrante há duas semanas em Sepang. “Terminar a corrida seria uma boa recompensa para amanhã. Abandonamos com os dois carros na Malásia, então vamos tentar solucionar muitas dúvidas e aprender muitas coisas, de forma que terminar com os dois carros amanhã seria algo muito bom para nós”, concluiu o bicampeão.

A largada do GP da China, terceira etapa da temporada 2015 do Mundial de F1, está marcada para 3h (horário de Brasília).

O HOMEM DA CHINA

Lewis Hamilton continua inexpugnável em sua jornada neste fim de semana em Xangai. Dono do retrospecto mais positivo da história do GP da China, com três vitórias, o bicampeão mundial de F1 deu mais uma amostra de sua superioridade e cravou, neste sábado (11) a pole-position para a terceira etapa da temporada 2015. De forma absolutamente dominante, o britânico não teve a menor dificuldade para registrar a volta mais rápida do treino classificatório e colocar a Mercedes novamente na posição de honra do grid. Muito acima do nível de performance do companheiro de equipe, Nico Rosberg, Lewis anotou 1min35s782, apenas 0s042 de frente para o alemão, e cravou a 41ª pole da sua carreira, a quinta apenas em Xangai

FIM DA SEQUÊNCIA 

A presença do estreante Felipe Nasr na F1 levou Brasil a quebrar uma sequência que durava quase três anos. Na temporada de 2012, os representantes do país na categoria eram Felipe Massa, então na Ferrari, e Bruno Senna, na Williams. No GP da Hungria, 11ª etapa do campeonato daquele ano, a dupla tupiniquim conseguiu avançar à fase final do treino classificatório, o chamado Q3, que definiu o grid em Hungaroring: em 28 de julho, Massa garantiu o sétimo lugar, duas posições à frente de Senna, que deixou a categoria no fim da temporada. Neste sábado (11), na sessão classificatória do GP da China, Massa faturou um bom quarto lugar, enquanto o novato Nasr conquistou a nona posição do grid em Xangai

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.