Ainda com fome de título, Mercedes lança W09 com meta de dominar F1 pelo quinto ano consecutivo
O W09 foi revelado com um visual semelhante ao dos antecessores. Semelhante também é a expectativa de sucesso: a nova máquina da Mercedes nasce com a missão de comandar a F1 pelo quinto ano seguido
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Ainda antes do lançamento, mas já na manhã desta quinta-feira, Toto Wolff, o grande líder da vitoriosa Mercedes, avisou que as novidades do W09 estão nas entrelinhas, nos detalhes. “O conceito é muito diferente. Tentamos manter nossa filosofia dos últimos anos e desenvolvê-lo. O regulamento permanece estável, de modo que não há muitas mudanças. As mudanças estão nos detalhes. O mais visível é a estreiteza do conjunto. Esperamos manter o caráter de ‘diva’ do carro. Mas aquele era um carro difícil de entender às vezes. Esse ano queremos entende-lo melhor e melhorar sua pilotagem”, explicou.
Wolff, aliás, falou sobre a série vencedora da Mercedes, de quatro anos dominando a F1, e deixou claro que há fome para muito mais. “Não acho que há falta de motivação na equipe. De fora, a série vencedora da Mercedes é ruim para o espetáculo. Já vimos isso com a Ferrari, a Red Bull e agora a Mercedes. O melhor para a F1 é uma atmosfera muito competitiva, onde o Mundial seja decidido na última corrida. Isso é o que a F1 precisa, mas não é o objetivo de estarmos aqui hoje”, comentou Wolff, que preferiu não apontar qual será o grande rival da equipe prateada.
“No ano passado disseram que seria a Red Bull, mas foi a Ferrari. É muito perigoso falar antes que se comece a temporada, isso de se reduzir a um ou dois rivais. Tenho curiosidade para ver o que vai fazer a McLaren. A Williams também tem feito um trabalho bem radical. É preciso levar todo mundo a sério”, salientou.
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Por fim, o dirigente deixou claro que o Halo não o agrada, mas em termos de segurança é importante para a F1. “Temos de cuidar da segurança dos pilotos. O que introduzimos não é atraente esteticamente e também é um peso extra que compromete o centro de gravidade. Ainda que soe muito bom isso de que ele pode suportar um ônibus. Isso é um carro de F1. A FIA fez testes exaustivos e, no geral, eles acreditam que vai ser mais seguro para o piloto, ainda que tenha sido testado em cenários em que o piloto ficaria preso dentro. Mas, no geral, é mais seguro para o piloto”.