Alonso acerta na estratégia, brilha em casa e vence GP da Espanha. Massa vai ao pódio

Brilhou a estrela de Fernando Alonso no GP da Espanha. Diante dos enlouquecidos fãs nas arquibancadas do circuito de Barcelona, o bicampeão do mundo foi o dono da corrida e virou o quarto maior vencedor da história da F1. Felipe Massa subiu ao pódio pela primeira vez em 2013

O azar ficou para trás. Correndo em casa, Fernando Alonso brilhou do início ao fim do GP da Espanha e comemorou, diante dos seus fãs em Barcelona, a segunda vitória na temporada e a 32ª da carreira, virando o quarto maior vencedor da história da F1. Neste domingo (12), o bicampeão do mundo acertou na estratégia de quatro paradas e comprovou que a Ferrari tem um grande ritmo de corrida. Felipe Massa também aproveitou o ótimo rendimento da F138 e conseguiu fazer sua melhor corrida no ano. Consistente durante toda a prova, o brasileiro subiu ao pódio pela primeira vez nesta temporada.


Kimi Räikkönen aproveitou que seu Lotus E21 trata melhor os pneus e adotou uma estratégia de três paradas. Quase deu certo, não fosse a eficiência de Alonso em Barcelona. Ainda assim, o finlandês somou 18 pontos importantíssimos no Mundial de Pilotos e diminuiu a diferença para o ainda líder da temporada, Sebastian Vettel, que não brilhou em momento algum no fim de semana e fechou a corrida num opaco quarto lugar. Mark Webber fez uma péssima largada e precisou fazer uma prova de recuperação, sendo até bem-sucedido, terminando em quinto.
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icon_foto As imagens da F1 neste domingo no circuito de Barcelona
Alonso se brilhou desde o início da corrida em Montmeló (Foto: Getty Images)

Pole-position do GP da Espanha, Nico Rosberg mostrou mais uma vez que a Mercedes é uma leoa de treino, mas só um gatinho em ritmo de corrida. O alemão terminou a prova deste domingo apenas em sexto, mas seu resultado pode até ser considerado bom, visto que Lewis Hamilton, que largou ao seu lado na primeira fila, foi um fiasco e não passou do 12º lugar. Paul di Resta andou bem mais uma vez com a Force India. No fim da prova, o escocês pressionou Rosberg, mas acabou terminando em sétimo lugar.


A McLaren, ainda bastante apagada no Mundial, conseguiu salvar alguns pontos em Barcelona. Jenson Button, depois de um começo de corrida bastante difícil, foi o oitavo, seguido pelo seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. Daniel Ricciardo superou a pressão de Esteban Gutiérrez — que fez sua melhor corrida na temporada — e fechou na décima posição.

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A corrida iniciou com apenas uma certeza: os pneus seriam, assim como nas outras quatro etapas, o fator decisivo em Barcelona. Os 19 primeiros colocados largaram com os médios. A expectativa da Pirelli era que cada piloto fizesse três paradas, mas algumas equipes estimavam até quatro.

Pilotos alinhados, luzes vermelhas apagadas, largada em Barcelona. Rosberg conseguiu manter a liderança, mas Hamilton não conseguiu sustentar a segunda colocação e foi ultrapassado na primeira curva por Vettel e, pouco depois, por Alonso — que realizou uma manobra incrível na curva 3 e passou Lewis por fora. O espanhol não queria perder terreno em relação ao seu grande adversário na corrida e no campeonato. Massa fez uma bela largada, saindo de nono para sétimo. Melhor ainda fez Sutil, que saiu de 13º para oitavo.

De sétimo, Massa passou para sexto ao conquistar a posição de Sergio Pérez. O companheiro de equipe do mexicano, Jenson Button, é que não teve um grande começo de corrida, pelo contrário: figurava em 17º na segunda volta, atrás até mesmo de Pastor Maldonado, vencedor no ano passado, e de Esteban Gutiérrez, da Sauber.

A partir da terceira volta, a direção de prova autorizou o uso do DRS. Assim, Vettel, que estava cada vez mais próximo de Rosberg, tinha todas as chances de ultrapassar o alemão e assumir a liderança. Entretanto, o tricampeão do mundo era igualmente pressionado por Alonso. Mais atrás, Hamilton comprovava que a Mercedes, leoa de treino, não tinha a melhor performance em corrida e era seguido de perto por Räikkönen e Massa, quinto e sexto, respectivamente.
Mercedes na frente? Só no começo da corrida (Foto: Getty Images)

Na volta 7, Hamilton sucumbiu à pressão de Kimi e foi ultrapassado, ficando na alça de mira de Massa. Sem pneus, o brasileiro ultrapassou Lewis antes de ir para os boxes e colocar os pneus duros, antecipando sua parada. Enquanto isso, Mark Webber, depois de uma largada muito ruim, estava em 11º quando a Red Bull o chamou para trocar pneus. Assim como Massa, o australiano também voltou à pista com pneus duros. Era o início da primeira janela de pit-stops.

Pouco depois, na nona volta, Romain Grosjean foi o primeiro piloto a abandonar a corrida. Tudo por conta de um problema na suspensão traseira direita do seu Lotus E21, que quebrou do nada. Sutil, que vinha num ritmo muito promissor, teve novamente um problema nos pit-stops e perdeu muito tempo, voltando em 21º e último.

Gutiérrez decidiu retardar sua parada para troca de pneus e figurava em primeiro na volta 11. Em segundo, Rosberg conseguia se sustentar na liderança dentre os pilotos que já haviam feito o pit-stop. Alonso se deu bem demais e conseguiu voltar dos boxes à frente de Vettel, ganhando uma importante colocação. Outro que foi muito bem-sucedido foi Massa, que tomou a posição de Räikkönen e ficou logo atrás do tricampeão.

Esteban seguia na ponta, mas as atenções eram todas voltadas para Alonso. No começo da volta 12, antes da primeira curva, Fernando ultrapassou Rosberg e levou o público espanhol ao delírio. Nico não conseguiu manter o bom desempenho do primeiro stint e foi superado também por Vettel e Massa, que assumiu o terceiro lugar depois que Gutiérrez finalmente fez seu pit-stop em Montmeló.

Kimi Räikkönen brilhou neste domingo e faturou mais um pódio em 2013 (Foto: Getty Images) 


Kimi vinha em quinto, logo atrás de Rosberg, mas era o piloto a ser observado porque a Lotus consumia menos pneu em relação aos adversários. Tanto que foi o único dentre os ponteiros que iniciou seu segundo stint com pneus médios. Não demorou muito para Räikkönen ultrapassar Nico e assumir a quarta colocação. Hamilton também vinha muito mal em ritmo de corrida e caiu para décimo, sendo superado até mesmo por Daniel Ricciardo, que tinha ótima performance.

Alonso conseguia abrir uma confortável vantagem de 3s para Vettel, que, por sua vez, estava 1s8 à frente de Massa após 17 voltas. Webber conseguiu fazer funcionar a estratégia ao parar mais cedo e já era o sexto colocado, logo atrás de Pérez. Button continuava se arrastando e continuava no pelotão intermediário, em 14º.

Sofrendo demais com os pneus, sobretudo os traseiros, Massa foi chamado pela Ferrari para trocar pneus. A escuderia italiana colocou novamente um jogo de pneus duros para o brasileiro seguir na prova. Felipe abriu a segunda janela de pit-stops na volta 20 e logo foi seguido pelos seus oponentes. Vettel, Räikkönen e Rosberg, no entanto, continuaram na pista por mais algum tempo.

Com um terço de corrida, a corrida tinha dois destaques no pelotão intermediário. Gutiérrez fazia sua melhor corrida desde que estreou na F1 e estava dando trabalho para Nico Hülkenberg. Ricciardo também estava em ótima forma e mostrava grande performance em Barcelona, inclusive sendo elogiado pela Red Bull por meio de sua conta no Twitter. Será ele o substituto do compatriota Webber em 2014?
Ricciardo teve mais um bom desempenho e somou um ponto neste domingo (Foto: Getty Images)

No retorno dos boxes, Alonso chegou a anotar a volta mais rápida da corrida, 1min27s731, aproximando-se de Vettel. O alemão não conseguiu seguir por muito mais tempo na pista e fez sua parada no giro 24. Assim, Räikkönen assumia a liderança, com apenas 4s de vantagem para Alonso, segundo. Massa era o terceiro colocado. Mas na volta 26, finalmente Kimi fez seu pit-stop, mas de maneira surpreendente, abriu seu terceiro stint usando os pneus médios. A tática do finlandês chamava demais a atenção.

Após o pit-stop de Kimi, a Ferrari tinha uma momentânea dobradinha, com Alonso 7s à frente de Massa e Vettel na terceira colocação. Naquele momento, pouco antes da metade da corrida, Felipe dava toda pinta de que finalmente conseguiria subir ao pódio pela primeira vez em 2013. Hamilton, ao contrário, estava cada vez mais distante das primeiras posições. Em 14º, o britânico tinha de se contentar em duelar com Maldonado no pelotão intermediário da corrida.

Räikkönen voltou da sua parada na quarta colocação e logo passou a apertar Vettel. Estava claro que, com pneus médios, o finlandês tinha rendimento muito melhor em relação ao alemão. Kimi acabou perdendo tempo, mas conseguiu fazer a ultrapassagem na abertura da volta 33, exatamente na metade da corrida. A diferença de Räikkönen para Massa era de 6s7 e, para Alonso, 19s4.

A Ferrari e a Red Bull vinham com tática de quatro paradas. Desta forma, na mesma volta 36, chamou Alonso e, pouco depois, Massa, para os respectivos pit-stops. Ambos trocaram os pneus duros pelos médios. Räikkönen continuava na pista e ocupava a liderança da prova, enquanto Vettel, ainda sem o terceiro pit-stop, era o terceiro colocado, logo à frente de Massa.

Entre a estratégia de Alonso e a de Räikkönen, a do espanhol acabou sendo melhor sucedida. Isso porque antes mesmo do pit-stop do finlandês da Lotus, Fernando conseguiu fazer a ultrapassagem e retomou a liderança da corrida. Mesmo com ainda uma parada por fazer, o piloto da casa estava cada vez mais perto de sua 32ª vitória na carreira. Massa também tinha uma grande perspectiva para o fim da prova porque andava no mesmo ritmo de Alonso e se aproximava de Kimi para brigar de novo pela segunda colocação.

Räikkönen só fez sua terceira parada na volta 45, colocando pneus duros. Em teoria, o campeão do mundo em 2007 não precisaria mais fazer nenhum pit-stop, mas o desgaste dos compostos era tamanho que era impossível fazer qualquer previsão. Massa assumiu a segunda colocação, enquanto Kimi retornou à pista à frente de Vettel, que não brilhou em momento algum no fim de semana na Catalunha.
Alonso virou o quarto maior vencedor da história da F1 (Foto: Shell GP/Getty Images)

‘Rei’ na Espanha, Alonso fez seu quarto e derradeiro pit-stop na 50ª volta. Com pneus duros, o bicampeão do mundo teve 16 giros pela frente para se sustentar na frente e conquistar mais uma vitória em seu país. O próximo a realizar sua parada era Massa, que vinha pelejando com os pneus macios e perdia cada vez mais terreno para Räikkönen, cerca de 2s por volta. Assim como Alonso, o brasileiro deixou os pits com pneus duros para ir até o fim da corrida.

Alonso tinha a liderança sob controle e, com os pneus rendendo melhor, só mesmo um grande azar ou um problema mecânico tiraria sua vitória em Barcelona. Massa estava cerca de 1s mais rápido que Räikkönen, mas tinha 13s8 de desvantagem, o que impossibilitava uma briga mais feroz pelo segundo lugar. Em quarto, Vettel também não ameaçava o pódio do brasileiro e não tinha sua posição ameaçada por Webber, que estava numa muito boa quinta posição.

Depois de 66 voltas, finalmente Alonso pôde soltar o grito da garganta e comemorar mais uma vitória em casa. Mais do que isso, o asturiano deixou o azar que acabou prejudicando sua corrida no Bahrein e se colocou definitivamente como postulante ao título, para a alegria do enorme público espanhol, que vibrou com o triunfo do piloto da Ferrari. Festa em dobro da Ferrari, com Fernando no topo do pódio e Massa ao seu lado, fechando a corrida em terceiro.
 

              P
1 Fernando ALONSO ESP Ferrari 1:39:16.596 66 voltas 4
2 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault +9.338   3
3 Felipe MASSA BRA Ferrari +26.049   4
4 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault +38.273   4
5 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault +47.963   4
6 Nico ROSBERG ALE Mercedes +1:08.020   3
7 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes +1:08.988   4
8 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes +1:19.506   3
9 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes +1.21.738   4
10 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari +1 volta   4
11 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari +1 volta   4
12 Lewis HAMILTON ING Mercedes +1 volta   4
13 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes +1 volta   4
14 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault +1 volta   5
15 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari +1 volta   6
16 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault +1 volta   3
17 Charles PIC FRA Caterham Renault +1 volta   3
18 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth +2 voltas   4
19 Max CHILTON ING Marussia Cosworth +2 voltas   3
  Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari +14 voltas NC 5
  Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault +45 voltas NC 3
  Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault +58 voltas NC 1
               
  Melhor volta            
  Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari   1:26.217 volta 56  
               
REC Rubens BARRICHELLO BRA Brawn BGP 001   1:19.954 09/05/2009  
MV Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari F2008   1:21.670 27/04/2008  
               
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